Actualidade, livros, árvores, amores, ficções, memórias, maluquices, provocações, desatinos, brinca

Actualidade, livros, árvores, amores, ficções, memórias, maluquices, provocações, desatinos, brinca

domingo, março 11, 2018

Que nuvens eram aquelas que neste domingo fugiam do mar?





De manhã fomos andar perto do mar. Perto é como quem diz. Fomos andar cá em cima na estrada. Mesmo assim, apenas pudémos andar ali porque estava a maré vazia. Se estivesse maré cheia não ousaríamos. Está cheia de areia. Deve ser a força do mar que a traz da praia até cá acima. 

Praticamente ninguém. Um carro dos bombeiros e outro da polícia marítima asseguravam que ninguém se aventurava para o areal ou para os pontões.

Estava uma ventania quase insuportável e fazer fotografias assim é muito complicado. Algumas fotografias foram feitas sem perceber se estavam bem, focadas ou bem enquadradadas.

Poucas gaivotas se afoitavam a andar no meio daquele vendaval e eu queria apanhá-las voando contra a inclemência dos ares e dos mares. Mas apenas em duas o consegui. Disparava quase sem ver.


O mar grande, as ondas nascendo lá bem longe, enormes, fortíssimas. E rugia avassaladoramente, o mar. Um rugido feroz e permanente.


E assistimos ao fenómeno que se pode observar na fotografia acima. Tal a força do mar, quando as ondas batiam no areal formavam uma espuma densa, quase sólida. E esses flocos brancos vinham rebentar na areia, voando de seguida, areal afora e pelos ares, chegando até cá acima.

Mas foi uma caminhada muito curta, a nossa. De repente o céu escureceu, um azul profundo e quase assustador. O vento cresceu. E, então, a chuva veio forte e nós acolhemo-nos.

A seguir fomos à procura de um bom peixinho. Não sei onde o pescaram que, com o mar assim, os pescadores não podem sair. Talvez tenha vindo de outras paragens. Mas era bom, sabia a mar. Quando o vimos pareceu-nos grande demais. Afinal, o ar bravo do mar e a intensidade indomável da ventania tinha-nos aberto o apetite e, no fim, concluímos: 'Olha... comeu-se'


.......................................