sexta-feira, setembro 08, 2017

Yupido rima com Estupido
-- e é só o que eu sei dizer sobre a empresa dos novos caga-milhões -- [Isso e o que me enviaram por mail e que não sei se é verdade]



Podia dizer que, mal comecei a ler a notícia, esta misteriosa empresa me cheirou a tanga. Tanga mas uma tanga meio chunga. Uma coisa na base dos chunga-tugas. Daquelas que se apanham à mão. Do seu objecto consta tudo e mais um par de botas. É daquelas empresas que mais parece dedicar-se à promoção e venda de banha da cobra. Até o nome.
What's in a name...? Muita coisa. Eu, por exemplo, estou toda dentro do meu nome. Agora imagine-se dentro da Yupido. Yuppy? No, stupid, Yupido.

Mas como, de facto, nada sei desta tão transcendente empresa -- que vale uma loucura sem nunca ter vendido um tusto, sem pessoal que trabalhe, sem coisa alguma -- limito-me a transcrever do Jornal Económico:

Empresa portuguesa causa espanto nas redes sociais por ter capital social nove vezes superior ao da EDP


Passou despercebida até hoje. Esta empresa tem capital social no valor de 28 mil milhões de euros, o que corresponde a 15% do PIB português.
A Yupido SA é uma empresa portuguesa que se diz “não tradicional” e que tem como característica ter um capital social que é nove vezes superior ao da maior empresa portuguesa, ultrapassando 28 mil milhões de euros, facto que, depois de conhecido, tornou a empresa um dos tópicos quentes do dia nas redes sociais.

Esta empresa foi constituída em julho de 2015, já com um capital social superior a 243 milhões de euros. O conselho de administração era – e é – constituído por duas pessoas: Torcato Caridade da Silva, presidente, e Cláudia Alves, vice-presidente.


O objeto social da empresa, amplo, indica, em primeiro lugar, que a sociedade se dedica à “prestação de serviços de consultoria para os negócios e gestão”, mas também tecnológica, de design ou de marketing.

Mas não só: inclui atividades como “desenvolvimento de serviços de informação, bem como gestão e tratamento de informação”, “processamento de dados”, ”domiciliação de páginas” ou “domiciliação de aplicações”, “computação em nuvem”, “programação informática”, “venda de software”, “serviços de contabilidade e auditoria”, “consultoria fiscal”, “design”, “relações públicas e comunicação, publicidade”, “serviços administrativos”, “recrutamento e seleção de pessoal, formação profissional”, etc.

A Yupido era, mesmo assim, desconhecida, até hoje, quando se percebeu que tinha um site de apresentação, onde se anuncia que a empresa tem um 28.768.199.972 euros em capital social, subscrito e realizado.

Como termo de comparação, diga-se que a o capital social da EDP é de 3,66 mil milhões de euros; que o capital social da Yupido é 62 vezes maior do que a capitalização bolsista do Banco Comercial Português (BCP) e equivale a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal; (...)

Uma coisa fantástica!
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Entretanto, por mail, chegou-me informação complementar. Não sei se o que aqui se diz é ou não verdade, mas não deve ser dificil comprovar.


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Entretanto fixemos os nomes dos novos caga-milhões: Cláudia Alves, Torcato Jorge e Filipe Besugo



E, já agora, os nomes dos jovens turcos que gerem tamanha carga de dinheiro e que constituem o Executive Committee da Yupido


Hugo Martins (CEO), Cláudia Alves (COO), Torcato Jorge (CMO), Filipe Besugo (CCO), Pedro Malafaia (CTO), Pedro Antunes (CSO), João Silva (CFO), Manuel Andrade (CLO), Constança Garcia (CHRO), João Vaz (CRO). 

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Não sei se por aqui há lavagem de alguma coisa, se apenas um infantil chico-espertismo ou se, na realidade, uma capacidade para inventar plataformas que valem por muitas das que descobrem petróleo, isto é, uma invulgar capacidade de fazer dinheiro que transcende a dos vulgares mortais. 

Seja como for, o que me permito sugerir é que, para uma lavagem a sério, ou melhor, para uma desinfecção parasitária (just in case),  desçam até ao post seguinte onde me dedico a ser clair de lune.

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