sexta-feira, setembro 11, 2015

Cientistas dizem ter redescoberto um novo parente dos humanos: o 'Homo Passeli'
[E um conselhozito de pé de orelha a António Costa na sequência da entrevista a Vítor Gonçalves na RTP1]

Cientistas dizem ter redescoberto um novo parente dos humanos: o 'Homo Passeli'



Os investigadores responsáveis pela redescoberta acreditam que esta espécie pelos vistos ainda por cá anda, quando, por mero acaso, viram ontem o debate entre Passos Coelho e António Costa. 

Com recurso a modernas técnicas científicas, utilizando computadores avançados, puderam ver que, de cada vez que Pedro Passos Coelho se abespinhava com Costa, evidenciava este aspecto, embora não fosse perceptível aos olhos dos telespectadores. 


Esta espécie, que se julgava extinta há uns milhões de anos, tem cerca de metro e oitenta, pernas e pés parecidos com os nossos, ombros mais preparados para subir às árvores e cabeças com cérebros pequenos. Este é o retrato de uma espécie de hominídeos que cientistas dizem ter redescoberto agora em Portugal, para sua grande perplexidade! 

A espécie foi batizada de Homo Passeli, em homenagem a Pedro Passos Coelho, ou seja, do género Homo ao qual pertencem também os humanos modernos.


"Apresento-vos uma espécie do género humano, que se julgava extinta", declarou, animadíssimo, Lee Berger, o investigador norte-americano, numa conferência na Gulbenkian, logo a seguir ao debate, a que assistiu juntamente com os seus colegas, como convidados do CM. 

Berger explicou que foi através de umas lentes especiais, aplicadas a um computador XPTO (ainda não estão à venda em Portugal, ou mesmo no resto do Mundo, pois NASA não autoriza), que puderam constatar esta sensacional descoberta.

Segundo Berger, a anatomia interior de Pedro Passos Coelho mostra uma mistura estranha de características primitivas e dos humanos modernos. Por exemplo, as mãos e os pés são parecidos com os dos humanos, mas os ombros e o pequeno cérebro (do tamanho de uma laranja) remetem para os antepassados da espécie Homo. E a voz de barítono de PPC deverá ser semelhante ao dos sons guturais emitidos por aqueles seus antepassados directos, segundo os entusiasmadíssimos antropólogos norte-americanos.

O PM, que se encontrava acompanhado pelo José Gomes Ferreira e Miguel Relvas, ao que o CM apurou, terá ficado muito honrado com esta distinção, o de ser um hominídeo com cérebro do tamanho de uma laranja, pois imaginava que possuía um do tamanho de uma castanha.



Texto da autoria do leitor P. Rufino, a quem agradeço, inspirado no texto publicado no DN com o título:

Cientistas dizem ter descoberto um novo parente dos humanos: o 'homo naledi'  da autoria de P.J.

..

PS: A propósito da entrevista de António Costa na RTP1, com Vítor Gonçalves.


Alô, alô, António Costa! Está tudo a correr bem, sim senhor, está a mostrar que está a anos luz do láparo, que trará de novo a competência e a decência à governação, que sabe o que quer para o País, que tem estratégias, que as tem fundamentadas, que quer o bem para Portugal e para os Portugueses, que é honesto na forma como foge a promessas fátuas, e que é assertivo, combativo, que tem sangue na guelra, tudo isso. Mas, ó senhor, modere lá essa genica. 
Na entrevista na RTP1, tinha mesmo que ser tão mauzinho com aquele pobre coitado do sonso do Vítor Gonçalves?
Isto, na campanha, ainda a procissão vai no adro pelo que vai muito a tempo de encontrar o tom e o modo certo para nos aparecer. Acutilância, sim senhor, mas, ó faz favor, escusa de dar tareia nos que lhe aparecerem pela frente com perguntas disparatadas. Porque, sim, as perguntas eram disparatadas, e, sim, pareciam encomendadas, e, sim, ou o Vítor Gonçalves é um pobre papagaio ou parecia ser um ponta de lança pafiento. Mas, em televisão, as coisas ganham uma repercussão que pode ser chata e qualquer coisinha pode ser aproveitada para outros fins. Por isso, numa próxima, respire fundo, sorria, tenha paciência e responda como se estivesse a responder à pessoa mais inteligente do mundo (não deixando de dizer tudo o que tem a dizer, claro!) - é que, do outro lado, não é só uma barata assarapantada que o está  a ver, é o país inteiro.

Contra os PàFs e a bem do PS, o eleitor agradece.

...