quarta-feira, novembro 27, 2013

Calendário Pirelli 2014 com fotografias inéditas de Helmut Newton e, para o baú das memórias, o vídeo com a evolução de 1964 até 2013. Fotografia, sedução, feminilidade: arte. (E, no fim, caso haja por aí alguns cavalheiros on fire, tenho também uma fotografia de bombeiras, cada uma mais sexy que a outra)


Depois de abaixo vos ter mostrado o calendário com os bombeiros do aeroporto de Madrid - Barajas que certamente deixará muita girl in fire (girl seja de que sexo for), é chegada a vez do reverso mas em ponto fino. 

Falo do Calendário Pirelli, esse verdadeiro objecto de culto.






A sensualidade das garotas do Calendário Pirelli atravessa os tempos na sua edição 2014. Para comemorar os 50 anos da publicação, a folhinha terá fotos retiradas do trabalho de Helmut Newton feito em 1986 mas até então guardadas no arquivo histórico da empresa, nunca reveladas. O trabalho foi apresentado nesta quinta-feira (21) em Milão.


Newton abandonou o projeto por problemas familiares, e o calendário lançado em 1986 foi o realizado pelo americano Bert Stern, que havia clicado celebridades como Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor e Audrey Hepburn.

No entanto, o trabalho de Newton foi preservado, e agora a Fundação Pirelli resolveu restaurá-lo, aproveitando o aniversário da publicação e a coincidência de os dias da semana coincidirem nos dois anos, em 1986 e em 2014.


O Calendário 2014 respeita o projeto original também do ponto de vista do layout, e é composto de 12 fotos autorais em branco e preto, acompanhadas de 29 imagens de backstage.

A edição comemorativa traz ainda uma sessão especial de fotos com Alessandra Ambrosio e Isabeli Fontana, que foram clicadas em Nova York no último mês de junho. O ensaio, assinado pelos fotógrafos Peter Lindbergh e Patrick Demarchelier, conta também com Helena Christensen, Miranda Kerr, Karolina Kurkova e Alek Wek.


*


*

Bom, está na hora de chamar as bombeiras. Que toquem as sirenes.




Sorry, gentlemen, queriam o quê?

1 comentário:

Anónimo disse...

Por estranho que possa parecer, os calendários mais “sexy” que tenho visto é – imagine-se! – nas oficinas de reparação de automóveis (aqui excluo os representes oficiais de marcas). Logo seguido pelos barbeiros de bairro, de um bairro qualquer, de qualquer cidade ou vila. Ás vezes, quando, para azar meu, tenho de ir arranjar qualquer coisa aquela ou esta garagem, lá vejo um calendário, com a “pequena do mês”, mais ou menos ao léu, sem, todavia, jamais se despir por completo, pois isso retiraria aquela sensualidade, desvendava o segredo, matava-nos a imaginação maliciosa. E quando vou a um desses barbeiros – ao contrário de mim, há tipos que ou cortam o pêlo em casa, normalmente pelas mulheres deles, ou vão sempre ao mesmo barbeiro, que já os conhece há anos (a ele, ao cabelo, à caspa do cabelo, ao risco no cabelo, sei lá que mais) – entro num qualquer, se estiver a fim de cortar logo ali o cabelo, desde que seja de bairro, pois acho uma laracha conversar com eles (ou opininam sobre tudo, do futebol, às mulheres, religião, política, etc, ou são mudos) – lá está igualmente um calendário “sexy”, mesmo se o barbeiro tenha idade para ser bisavô da garota do mês.
Os da Pirelli são famosos. Um dia, numa capital de um país do Leste europeu, onde a profissão “barbeiro” era desempenhada por mulheres, bonitas, ou feias, magras ou gordas, vi um desses calendários...só que do ano anterior. A barbeira que me calhou em sorte, para meu azar, pesava mais umas largas arrobas do que a do calendário e era vesga (já o meu vizinho teve muito, mas muito, mais sorte). Só dei conta disso já no fim. Mas vá lá, cortou-me o cabelo sem deixar “escadas”.
P.Rufino