sexta-feira, novembro 01, 2013

Álvaro Santos Pereira (o ex-Álvaro, o vira-casacas, o tira pastéis-da-cartola, o faz o que eu digo, não faças o que eu faço), agora defende que a dívida deve ser reescalonada para 40 ou 50 anos, que a prioridade deve ser baixar a carga fiscal, que a austeridade cega, ano após ano, pode levar a ditaduras na Europa e sei lá que mais. Ou seja, passou-se outra vez para a oposição. [E eu, para que a vossa visita valha a pena, tenho aqui para vos oferecer a Kate Winslet pela Bettina Rheims, o 'depois da música' pelo Luís Quintais e o 'Hey Laura' do Gregory Porter. E pudesse eu oferecer-vos um bocadinho da marmelada que a minha mãe fez, acompanhada por um bocadinho do queijo que o meu filho me trouxe de Milão, fá-lo-ia de bom gosto. A sério.]


Que nem de propósito. Se descerem um pouco mais, a seguir às palavras de António Lobo Antunes e André Macedo, palavras imperdíveis, tenho um post com dois filmes muito esclarecedores sobre as razões da dívida pública: como lá se chegou, os mitos e os truques. Aconselho-os. São claros e sugestivos. 

Mas isso é mais lá para baixo.

Pois bem, a propósito da dívida, o nosso pequeno Álvaro por aí anda, franga à solta, a causar baderna e a pregar contra a dívida: que a dívida asfixia a economia e que é preciso baixar impostos às empresas e às famílias e etc e tal, e tal e coisa - e que agora é que bom, que agora pode dizer o que pensa. Na conferência 'Portugal em Exame' foi o que se quis. Nem o Louçã nos seus belos tempos na Assembleia da República, nem a Heloísa Apolónia, essa intrépida subversiva, foram alguma vez tão longe no ataque cerrado à governação do Coelho Passado. Pelos vistos, enquanto esteve no Governo, o ex-nosso Alvarito andou a ser mentiroso todos os dias, sempre a dizer o contrário do que pensava. 


Ai estes pequenos patetas que nos andam a governar, medrosos, cobardolas, pequenos mentirosos...

E eu, que se apanho destes pela frente, lhes perco o respeito, pergunto-me se é agora que está a ser sincero ou se já lhe cheira a fim de ciclo e quer já perfilar-se para o day after.

É como o Pires de Lima, esse outro artista. Enquanto estava cá fora, que o que era preciso era fazer isto, aquilo e o outro e pintava a manta por tudo o que era televisão. Pois bem, agora que já está em posição de fazer alguma coisa, eis que não faz coisa alguma e, em contrapartida, inventa que vê milagres, macaquinhos no sótão, passarinhos na outra banda, etc - só coisas bizarras; coisas concretas e úteis: zero. Em suma, aproximou-se do Coelho e desvirtuou-se instantaneamente. Uma coisa estranha, isto. Se calhar também foi isso que aconteceu ao Alvarito. Tudo culpa das más influências do Coelho.


Ou será que é o Coelho ou o Poiares Maduro ou o Colares Rosé que se enfrascam e enfrascam os outros todos, tudo o que é ministro, como António Lobo Antunes antecipa? Andarão todos sempre com os copos? Bolas, isso também não acredito, isso já seria demais. Mas parece. Lá isso parece. Mas acho que devem padecer de alguma enfermidade cujos sintomas são os mesmos que na embriaguez. Cá para mim é capaz de ser isso. Não sei.

= = = = = =

O que sei é que tudo isto me dá uma fadiga que não vos digo nada.  Por isso, fico-me por aqui e vou-me deitar. Mas, antes, um momento fotográfico, poético e musical que eu, bem vistas as coisas, não quero que vos falte nada. 



Os poetas vão ficar no desemprego, em breve, muito em breve.

Os algoritmos sem erro, perfeitos de pesadelo, escreverão melhor. 

*



*

  • A Kate Winslet, completamente fadigada como eu estou agora,  foi fotografada por Bettina Rheims
  • O pequeno poema é de Luís Quintais e pertence a 'depois da música', o novo livro da bela colecção da Tinta da China coordenada por Pedro Mexia.
  • O 'Hey Laura' é interpretado por Gregory Porter.


*

E eu fico-me por aqui não sem antes vos recordar que há mais posts por aí abaixo, material de qualidade (e estou à vontade para o dizer porque não é meu).

Com tanto assunto que este malfadado desgoverno suscita, nem tenho tido disponibilidade mental para vos mostrar mais o Porto e Guimarães. Parecia eu que estava a adivinhar. Mas guardado está o bocado para quem o há-de comer. Por isso, um dia destes será.

*

Desejo-vos, meus Caros Leitores, uma bela sexta feira!

1 comentário:

Anónimo disse...

O Alvaro não é para levar a sério. Mostre-nos Guimarães, depois do que nos mostrou do Porto. Guimarães está uma cidade encantadora!
Boa noite!
P.Rufino