domingo, outubro 20, 2013

As minhas feridas, as minhas dores e as traições que sofri são maiores que as tuas - e há quem, assim, se blinde, num escanzelado pódio de desgraças íntimas. A palavra a José Tolentino Mendonça que hoje volta a lembrar que, em vez de aproveitarmos a dor para nos instalarmos nela, deveríamos antes ter sede de beleza, desejo de outra coisa. Amada Vida. Que coisa são as nuvens, diz ele


Pode parecer estranho, mas a dada altura agarramo-nos à dor como se ela fosse um heroísmo e pomo-nos a expor feridas como quem exibe condecorações.


O nosso desígnio, inconfessado, mas claríssimo, passa a ser atravessar a vida (e o que resta dela) com o estatuto de vítima.

A nossa cabeça de pessoas crescidas é complicada. Descobrimos que há um prazer em listar achaques e traições, e se a minha chaga puder ser maior que a tua tanto melhor, isso reforça o meu estatuto. A verdade é que, se não tomarmos atenção, a desgraça íntima torna-se um escanzelado pódio onde nos blindamos.


(...)

Tão facilmente ficamos atolados em becos cegos, em círculos sem saída, reféns de uma amargura que cada vez vai sendo mais pesada e contamina inexoravelmente a vida.

Muitas vezes aproveitamos a dor para nos instalarmos nela. (...). Parece que aquilo que aconteceu (e de mal, ainda por cima) nos saciou completamente.

+++++

Não posso estar mais de acordo. A vida pode pregar-nos mil ratoeiras, aqueles que amamos podem trair-nos e desiludir-nos mil vezes, aqueles que deveriam velar por nós podem erguer à nossa frente mil obstáculos - mas nós temos que perdoar, ser corajosos, levantar-nos, levantar-nos de cada vez que caiamos, por mil vezes que isso aconteça, encontrar outros caminhos e seguir em frente.

E, no meio de tudo o que nos aconteça, temos que continuar a ficar deslumbrados com a vida, temos que viver, felizes por estarmos vivos - até ao último instante. 

+++++

O texto em itálico é retirado da crónica semanal de José Tolentino Mendonça, 'que coisa são as nuvens' (na Revista do Expresso), a que deu o título 'Amada Vida'. Uma crónica que nos deixa a pensar e, como sempre, muito bem escrita.


1 comentário:

Anónimo disse...

kkkkkkkkk. que dahora.