quinta-feira, fevereiro 21, 2013

E, ao fim de um mês e meio, o Governo de Passos Coelho, nomeadamente o incompetente Gaspar-não-acerta-uma, reconhece que o Orçamento de 2013 está todo engatado e a primeira correcção há-de estar já a caminho. Tamanha incompetência nunca se viu! No objectivo relativo ao PIB, que condiciona tudo o resto, o erro é do simples para o dobro. O que significa que tudo o resto não tem ponta por onde se pegue. E o que fazem estes incompetentes? Corrigem a política? Ainda não vi nada disso. Para já só os ouço falar em corrigir as previsões, correcções essas que também já estarão mal. Cantar-lhes o Grândola, Vila Morena de cada vez que abrissem a boca para dizer uma asneira ainda era pouco. Irra! E Cavaco Silva? Onde anda o homem, senhores? Alguém me explica isto?!?!


Numa empresa qualquer, um incompetente que, mês após mês, não acertasse uma, já tinha levado um par de patins há muito tempo. Aqui a coisa ainda é pior do que se estivesse numa empresa porque, de cada vez que este incompetente se engana, atira para o desemprego com mais milhares de pessoas e rouba os nossos rendimentos até ao nível do absurdo, do confisco. E fá-lo sem vergonha nem receio das consequências - porque, de facto, nada lhe acontece! Por aí anda como se fosse normal um ministro que, sinistramente, parece obcecado em destruir o País, não conseguindo acertar num único objectivo, num único, continuar ainda em funções.



'Gasparzinho, o incompetente', ou seja, o Gaspar-não-acerta-uma
(imagem obtida na internet, do blog 'we have kaos in the garden')


Já aqui eu o tinha dito: o problema maior deste orçamento nem é ser inconstitucional (que isso, não sendo eu constitucionalista nem pouco mais ou menos, não sei dizer se é inconstitucional ou apenas desavergonhado). Agora o que podia e posso dizer de certeza absoluta é que é um aborto. Inexequível! Um OE inexequível desde o primeiro minuto!

E, na altura, pasmei como é que a bela adormecida que vive em Belém, que é economista, não punha o incompetente do Passos Coelho na ordem, mandando-o ir enganar a D. Laura em vez de andar a enganar os portugueses.

Pois não foi preciso esperar muito para a imitação pífia do Manel Marques aparecer no Parlamento, com voz de quem não sabe o que anda a fazer mas acha que pode enganar meio mundo, dizer que neste momento acha que as melhores conjecturas já não são as que serviram de base ao Orçamento mas uma coisa completamente diferente. Mas os números que ouvi continuam a ser ficção. Ficção. O sujeito não percebe nada do que se está a passar, não percebe nada disto! O sujeito é um nabo encartado! Num país a sério um sujeito destes era demitido acto contínuo. Aqui ainda sai a rir, contente pela esperteza saloia de fazer porcaria em série e sair impune.



Passos Coelho e Vítor Gaspar
(do mesmo blogue acima referido)


Agora já o ouço também falar em relançar o investimento, em dilatar o pagamento da dívida e mais não sei o quê. Mas é tudo tão avulso, tão descontextualizado, tão a reboque da constatação da porcaria que fazem, que nada do que dizem é credível. Há uma semana atrás a conversa era o oposto. Nada disto faz sentido porque uma política nacional a nível económico, financeiro e social é um exercício que leva tempo, que, para fazer sentido e 'bater certo', tem que ser feito de forma articulada, planeada, estudada, ponderada. É impossível, impossível, fazer remendos a trouxe-mouxe, em cima do joelho. Impossível. Não sabem do que estão a falar. Ignorantemente, julgam que tudo se resume a dar uns toques numa folha de cálculo. Não têm literacia económica nem experiência de vida para conseguirem perceber que não é nada do que andam a fazer, nada, nada, nada.

Até quando vai Cavaco Silva permanecer em silêncio no remanso do seu pacato lar em vez de actuar de acordo com as responsabilidades que tem?

Quantas mais pessoas terão que ir para o desemprego?

Quantas mais famílias terão que perder a casa?

Quantos mais jovens terão que emigrar?

Quantas mais pessoas terão que se suicidar?

Quantas, senhores?!


Cavaco Silva, a bela adormecida de Belém

(aqui na versão rainha de Inglaterra, segundo o blog We have kaos in the garden)

«»

Bom. Já desabafei um pouco (porque muito mais teria... que estes sujeitos dão cabo da minha compostura de tão incompetentes que são, senhores!). Fico-me por aqui para não vos maçar mais com o meu mau humor.

E, caso queiram saber o que acho de se protestar a cantar e para ouvirem o Grândola em finlandês (em finalandês!!!!), convido-vos a descerem um pouco mais pois é já a seguir.

«»

Convido-vos ainda a virem comigo até ali ao lado, ao meu Ginjal e Lisboa. Hoje as minhas palavras esperam o vento mas não esperam sozinhas, esperam ao lado de Nuno Júdice. A música continua a cargo do grande intérprete Yo-Yo Ma e desta vez a música é de Bach. A não perder, é o que vos digo.

«»

Desejo-vos, meus Queridos Leitores, uma bela quinta feira, um dia muito feliz!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá jeitinho,
Não vou falar desses incompetentes que nos desgovernam e ainda se ofendem com as pessoas por elas serem de carne e osso e se sentirem mal com o que lhe fazem.
Adorei a menina mazona e enigmática.
Beijinho Ana

Um Jeito Manso disse...

Olá Ana,

É isso mesmo. Querem que vejamos os jovens a sair do país, sem futuro, que vejamos os idosos aflitos, as pensões cortadas, com medo de não terem como se manter independentes depois de uma vida de trabalho, que vejamos as lojas e as empresas a fecharem e que amochemos sem um pio. Escandalizam-se porque as pessoas protestam quando, ainda por cima, protestam a cantar. Haja paciência.

Gostou da menina? Apeteceu-me mudar a imagem, deixar entrar uma revoada de mudança e isto consome imenso tempo, tive que fazer a mudança muito à pressa mas, claro, penso logo na sua reacção: 'será que a Ana vai achar que esta está com mau feitio...?' Mas eu estava mesmo fula com esta tropa, quis mesmo uma menina com um olhar assim...

Obrigada, Ana, e um beijinho!