Já vos contei que sou fã, mas mesmo muito fã, de comida japonesa? Pois, se não vos contei antes, conto agora. Sou fã, fã, fã. Quando penso em comida japonesa até salivo.
Eu, que gosto tanto de cozinhar comida bem portuguesa, bem mediterrânica... e agora comida japonesa? Pois. Sou cheia de contradições, o que querem?
Mas é tão bom, tão bom, tão bom. Ora vejam lá e imaginem a macieza do peixe fresco, saboroso, misturada com tudo o resto (e, mais abaixo, a gulodice das sobremesas).
Conheço muita gente que nunca provou - peixe cru?!, que horror! nem pensar!, dizem - e nem tenciona provar. Ainda hoje um espanhol se dirigiu a nós dizendo que estava à procura de um restaurante específico e que, afinal, estava fechado e que, portanto, queria saber, por ali, onde havia de ir. Falámos no japonês e ele fez um trejeito de repulsa, que japonês, não!!!
A esses que não sabem o que perdem, estou aqui para dizer que devem vencer essa resistência e avançar: é do melhor que há. Óptimo, óptimo.
Rolo de sushi com salmão, manga e maçã coberto com fatias de peixe variado (atum bluefin, salmão e peixe branco) |
Sushi to Sashimi |
頑固で:日本の食べ物はyum、yumを、ので、良いので、良い味を忘れないでください...
(Confirmei se o que escrevi acima, em japonês, faz sentido, traduzi e deu-me isto:
Teimoso: yum alimentos, de modo japonês, o yum, tão bom, por favor, não esqueça de bom gosto ...
Bolas... Não era nada disto que eu queria dizer... O que eu queria dizer era:
Aos renitentes: não deixem de provar comida japonesa, é tão boa, tão boa, nham, nham...)
Bom apetite!
6 comentários:
Posto isto, só falta dizer qual o seu restaurante de comida japonesa preferido.
Bons filmes!
Gosto muito de Sushi e como não sou fundamentalista e nada tenho de nipónico, para mim é bom com camarão, salmão fumado, anchovas e atum. Dispenso o peixe cru.
Gostos!
:)
Estimada UJM,
Confesso-me, aqui, ser de outro lado, ou seja, daqueles que não são apreciadores de comida japonesa. Mas vejamos, se for, apenas, á base de grelhados, então sim, como. Em tempos, quando andámos “pelas ásias”, recordo-me de ter experimentado, já lá vão alguns anos, em Hong-Kong e Macau, pela primeira vez, comida japonesa. Quanto aos suchis, tempuras e “sortidos” crus, nempensar, não aderi. Já, quando nos serviram alimentos grelhados, adorei. Num caso, recordo-me de estarmos, com uns amigos, sentados a um longo balcão e á nossa frente os cozinheiros confeccionavam a nossa comida e tinham umas chapa metálicas onde grelhavam camarões, carne e creio que peixe também. Os temperos tinham pouco sal, se bem me lembro, mas algumas ervas e, assim, comida somente grelhada, gostei. Aqui há uns tempos, um japonês que conheci e que vim a reencontrar aqui, convidou-me para um restaurante japonês em Lisboa, muito agradável, cheio de gente onde se comia bem, ao que constava. Lá fiz um esforço, por uma questão de educação para conseguir comer determindados pratos, mas animei-me com a vinda dos grelhados.
P.Rufino
Olá Rosita,
Em Lisboa durante muito tempo ia à Bica do sapato ao pé de Sta Apolónia. Óptimo. Depois passei a ir ao Estado Líquido, em Santos, muito bom. Agora vou também ao Sushi Café Avenida na Barata Salgueiro. Desta cadeia também há no Colombo o Sushi Corner com opções mais em conta.
Todos garantidamente bons, artísticos, frescos, deliciosos. Mas caros...
Um abraço, Rosita.
Olá jrd,
Eu acho que eles devem dar um banho ao peixe cru pois não sabe a peixe cru tal como o imaginamos antes de o provar. Aqui é macio, fresco, suculento. E pode ser salmão, atum, carapau, etc, mas tudo em fresco. E gosto com bocadinhos de manga ou morango, alga, sementes de sésamo, etc. Camarão também deve ser bom mas eu sou alérgica a marisco de casca vermelha (imagine o disparate e o desperdício... e logo eu que tanto gostava disso).
Mas, enfim, como muito bem diz, gostos...!
Olá P. rufino,
dantes, há muitos anos, havia ali para os lados talvez do Imaviz, ali para trás, ou não sei bem onde, um japonês onde nós íamos comer comida grelhada ali na mesa, tudo ao de leve, vegetais, tudo muito agradável. Mas, se lá havia sushi ou sashimi, a gente não dava por isso.
Depois foram os meus filhos que começaram a falar dos sushis e, uma vez, há já uns 10 anos ou mais, num aniversário, fomos todos para o piso de cima da Bica do Sapato. E que revelação... que coisas tão boas...!
A partir daí nunca mais escolhemos grelhados ou coisas que me aprecem mais banais, agora é só daquelas coisas maravilhosas feitas à base de ingredientes crus ou caramelizados, ou ovas, ou coisas assim. São coisas de um sabor ao mesmo tempo requintado e muito puro.
Também gosto dos Dim Sum de alguns bons chineses (como o Mandarim do Estoril, por exemplo). Já não consigo ir aos chineses normais mas aos bons, gosto de ir aos Dim Sum.
(Gosto de boa comida, é o que é... e, como se vê, também gosto de falar de comida).
Enviar um comentário