sábado, julho 07, 2012

Vocês que estão aí e as nuvens que passam


Depois de uma nova experiência, não extraordinariamente agradável, que me levou a uma estadia de um pouco mais de 24 horas num sítio cujo nome começa por h mas não é um hotel, eis que estou de novo em casa. 

E quero dizer-vos que fico contente por vos saber aí, presenças silenciosas, pontos de luz nesta noite imensa. 




Quase como Diana Vishneva, mas, claro, muito mais condicionada que ela, ainda não posso voar e sair dançando por aí, mas um dia destes já farei inveja às gaivotas, sei que sim, já irei de novo respirar a maresia, ver os veleiros de asas brancas, mergulhar o olhar no rio azul..




Por enquanto, aqui no alto da minha torre, pertinho do céu, vou limitar-me a ver as nuvens que passam, e, se não houver nuvens, olharei os pássaros ou os barcos ou o rio ou o céu.



*

Tenham, meus Caros Leitores, um belo domingo. 
E não se esqueçam: a vida é um dom, é efémera, é frágil. 
Que cada minuto seja vivido com agradecimento, com graça, com alegria.

21 comentários:

Olinda Melo disse...

Querida UJM

As suas palavras atraíram-me como um íman.

Pensei até que estava a ler as ricas prosas poéticas da autora do Ginjal...

pois, sair desgarrada pela noite fora competindo com as gaivotas em largos voos, contemplar veleiros que levam marinheiros e guerreiros pelo rio acima e rio abaixo, falar de perto com as nuvens, é só mesmo apanágio de tal Senhora.:)

E porque a noite já vai alta, altíssima,e,também, já não digo coisa com coisa, deixo os videos para amanhã, aliás para mais logo...

Obrigada pela linda mensagem.

Bj

Olinda

margarida disse...

:) as melhoras!
Eu sabia que a técnica do alien (private joke) não seria desdenhada!
;)
Bom domingo!

José Rodrigues Dias disse...

Cara UJM:

"... pontos de luz nesta noite imensa.".

Na capa do meu segundo livro "Traçados Sobre Nós", logo a seguir ao título, escrevi:
"Olha, a Luz existe, mais forte que a escuridão...". Foi retirado de um dos poemas.

Arriba!

Saudações cordiais,

J. Rodrigues Dias

A Matéria dos Livros disse...

As melhoras!

E tenha um bom Domingo.

Um beijinho

Um Jeito Manso disse...

Olá Olinda,

Ontem a autora do Ginjal e a de Um Jeito Manso juntaram-se numa única e saíu assim: poemas lidos, dança e as minhas palavras agradecidas.

E depois há sempre aquela minha vontade de sair, passear, voar.

Muito lhe agradeço as suas palavras, Olinda.

Um beijinho e um bom domingo.

Isabel disse...

Um post cheio de coisas lindas.
O bailado de Diana Vishneva é uma maravilha.

Pensava que já estava totalmente recuperada. Desejo-lhe a continuação das melhoras e um bom domingo com nuvens leves e largos voos, mesmo que só na imaginação.
Um beijinho

Um Jeito Manso disse...

Olá Margarida,

Já me fartei de rir consigo. Pois foi, tem razão, foi mesmo naquela base só que a dobrar porque foi bilateral!

Ainda ontem, antes de sair, quando me fizeram mais uma manobra daquelas dignas de filme de ficção, apesar do desconforto que aquilo foi, me lembrei daquela sua do Schwarzenegger e, enquanto me diziam para respirar fundo, eu pensava 'O que é que a Margarida também diria duma cena destas...?'.

Mas pronto, já está. E não foi tão mau como eu temia e já estou em casa.

Obrigada e um beijinho.

Bom domingo Margarida!

Um Jeito Manso disse...

Caro Poeta José Rodrigues Dias,

Fico muito sensibilizada quando a sua voz, nestas alturas, chega, luminosa, até mim. Muito obrigada.

E quanto ao arriba, já estou mesmo arribando em sentido literal, dando uns passitos. Por isso, estou confiante que vou ficar como nova...:)!

Já li o seu belo poema, sobre a luz que brilha na escuridão, isto é sobre a Amizade.

Muito obrigada e um bom domingo!

Um Jeito Manso disse...

Olá Leitora de A Matéria dos Livros,

Muito obrigada. Medrosa que sou, andava a adiar uma coisa que já devia ter feito há algum tempo. Acho que agora já estou mesmo a melhorar.

Um beijinho e um bom domingo para si, também!

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

Punha-me melhor e recaía até que há cerca de uma semana percebi mesmo que não tinha como escapar a uma 'terapia invasiva' e que tinha que ser rapidamente e então lá fui. Mas já cá estou (não exactamente pronta para outra... mas...) no processo de recuperação.

Obrigada pelas suas palavras tão bonitas e tão simpáticas.

Um beijinho e um bom domingo, Isabel.

Anónimo disse...

Olá jeitinho, nessa sua estadia já resolveu o "qui pró quo"? Espero que sim e que se recupere rapidamente.
1 Beijo muito grande e rápidas melhoras.
Ana

Anónimo disse...

Boa recuperação e bom regresso a esta sua actividade, que seguimos sempre com grande interesse e gosto, como diz, como presenças, amigas, silênciosas!
Tenho estado em descanso – umas fériazitas. Na Beira-Alta. Sem Net. Agora por cá, mas para outro destino algures, brevemente, ainda neste encantador país (mas tão maltratado por esta rapaziada que nos desgoverna). Gostei bastante dos seus anteriores Post - que li, ao actualizar-me depois desta ausência - sobre a matéria (Passos, Álvaro, Gaspar, etc) e revejo-me nas observações críticas que ali fez.
Lá por cima, respirei outros ares, os do campo, não vi veleiros, mas montanhas e prados com belas tonalidades (a Estrela é serra com uma beleza própria em cada época do ano), não vi gaivotas, mas outro tipo de aves (muita andorinha) que nos anunciavam o fim da tarde, pois chegavam invariavelmente à mesma hora todos os dias, de regresso aos ninhos e copa das árvores, para repousarem de um dia fatigante.
Descanse, recomponha-se e muita saúde!
Cordialidade,
P.Rufino

Um Jeito Manso disse...

Olá Ana,

Espero que sim, que tenha ficado resolvido. Removeram zonas danificadas, limparam e perceberam o que se passava e aparentemente em boa hora isso aconteceu pois aparentemente padeço de uma maleita não detectada em nenhuma análise que provoca isto. O médico suspeitava que alguma coisa havia para ter recaídas sucessivas e essa era uma das razões para querer ver por dentro. Agora que se detectou a origem do problema, vou tratar-me para isso. Não é nada de excepcional, penso seu, mas tem consequências incapacitantes. Por isso, acho que agora vou melhorar visivelmente.

Muito obrigada.

Um beijinho, Ana.

Um Jeito Manso disse...

Caro P. Rufino,

Que bonito deve ser o sítio onde esteve, descreve de uma forma que parece que estamos consigo no campo, com os passarinhos por perto. O nosso país é muito bonito e tem sítios que proporcionam férias maravilhosas.

Agradeço-lhe muito as suas palavras e a sua presença sempre tão cordial.

Desejo-lhe uns belos dias de verão!

Olinda Melo disse...

Minha querida

Vim ouvir os videos, e vejo pelos comentários que está doente, que foi sujeita a uma intervenção.

Desculpe não me ter apercebido, embora tivesse ficado a pensar no tal lugar começado por h.
Ainda bem que tem esse ânimo, esse espírito alto. Desejo-lhe que recupere depressa.

Não sei se sabe, faz-nos muita falta porque consegue marcar a diferença em tudo o que escreve bem como nas suas belíssimas escolhas musicais, poéticas, dança...enfim tudo.

Beijinhos

Olinda

Olinda Melo disse...

Ah! Adorei os poemas de Ruy Belo e Eugénio de Andrade.
Na dança, Diana Vishneva, que eu não conhecia, surpreendente...

Bj

Olinda

Um Jeito Manso disse...

Olá Olinda,

Obrigada pelas suas palavras. Ainda hoje escrevi num mail que o nosso corpo parece ter vontade própria e agir por sua conta e risco. Por vezes prega-nos partidas e surpreende-nos (e ainda se fossem boas surpresas...).

Mas acontece-me parecer que, nisto, uma coisa é o meu corpo e outra sou eu. Talvez por isso não me deixe afectar muito. Antes estava receosa de ir ser operada, de levar anestesia, de ir para o hospital, mas quando percebi que não havia volta a dar, parece que me despreocupei. Só quando a minha mãe e o meu filho me ligaram uns minutos antes a desejar boa sorte e quando lá me levaram na cama, corredor fora, e o meu marido e a minha filha se despediram é que me deu um bocado para o sentimento, parece que naquela altura voltaram os medos da anestesia. Mas foi sol de pouca dura porque logo a seguir caí redonda a dormir e só acordei já no recobro (e estava viva...!!!!).

E agora, como acho que vou melhorar, também estou animada.

E muito obrigada, uma vez mais, pela sua presença e pelo seu carinho.

Um beijinho, Olinda e uma boa segunda feira.

Pôr do Sol disse...

Jeitinho,
Que bom é acordarmos vivos daquele sono imposto!
Cá fora a vida espera-nos e diz-nos que lhe fizemos falta.
Felizmente correu tudo bem e verá que agora vai recuperar e ficar melhor que nunca.
Vai voltar a brincar com os gatos, que não a puderam seguir mas sentiram muito a sua falta, vai voar com as gaivotas vigilantes do Tejo que tanto ama, mas só num futuro breve, agora recupera devagar, porque de vagar se vai ao longe.
Boa recuperação, um beijinho cheio de Sol.

Um Jeito Manso disse...

Querida Pôr do Sol,

Que palavras tão bonitas e tão reconfortantes as suas.

Muito lhas agradeço. É isso mesmo que diz e passando esta fase mais chata da recuperação, que é naturalmente lenta, acho que vai tudo ficar bom e tenho esperança que dentro em pouco vou voltar a passear e a tirar fotografias e a jardinar por aí, à solta, como eu tanto gosto.

Agora aqui, em casa, pouco posso fazer e o tempo passa lentamente mas, enfim, é um descanso forçado mas se calhar é um descanso de que eu também estava a precisar.

Muito obrigada e muito obrigada pelos raios de sol que agora já estão a brilhar aqui ao pé de mim.

Um beijinho, Sol Nascente!

Isabel disse...

Estou a ver que foi operada. Não sabia. Ainda agora lhe deixei uma pergunta "bisbilhoteira" no seu outro blogue.
Desejo-lhe uma rápida recuperação.
Beijinhos

Um Jeito Manso disse...

É verdade, Isabel, fui, na 6ª feira. Fui internada de manhãzinha (depois de uma noitada aqui a zurzir na rapaziada do governo... eu que nessa noite vinha com a ideia de escrever uma coisa toda calminha...) mas no sábado de tarde tive alta. Isto agora é atar e pôr ao fumeiro.

A recuperação está a andar bem, acho eu.

Muito obrigada.

Um beijinho, Isabel.