segunda-feira, junho 27, 2011

O estranho caso de Rui Tavares: inocente ou vilão no romance do Bloco de Esquerda? - a opinião de um leitor de Um Jeito Manso

De novo, depois de obter a devida autorização, coloco aqui um texto que um leitor me enviou. Embora seja um tema falado e refalado na comunicação social, é um assunto a que, numa escala de interesse de 1 a 5, atribuo o valor de 1, ou seja, nenhum. E, não atribuindo valor, não me apetece falar nele. Contudo, concordo genericamente com o que o meu leitor escreveu e, assim sendo, aqui está:

"Confesso o meu indesculpável fraco conhecimento do mundo dos blogs, que me levou a não saber quem era o Rui Tavares. Só a semana passada comecei a ouvir falar desta personagem.

Rui Tavares, o homem de quem se fala

Nos jornais, na televisão, nos blogs escrevia-se e falava-se da extraordinária questão relacionada com a zanga entre o Rui Tavares e o Francisco Louçã. O Rui terá ficado ofendidíssimo com o Francisco porque este o terá corrigido e, por isso, aproveitou a oportunidade para sair do Bloco, embora digam que já estava a preparar a saída, que já tinha iniciado negociações com os Verdes no Parlamento Europeu.

Não achei que valesse a pena preocupar-me com o assunto. No entanto, no fim de semana lá “apanhei” outra vez com o Rui Tavares: foi o Pedro Mexia no “Governo Sombra”, foi o Miguel Sousa Tavares no Expresso (e concordo com o que escreveu) e até o Professor Marcelo ontem aflorou o assunto.

Foi demais. “Googlei” e lá vi cara do Rui Tavares. De facto, já tinha visto o sujeito mas, talvez porque não sou blogodependente, não me recordo de nada que este Senhor tenha dito e muito menos que tenha feito.

Aprofundando um pouco mais, verifiquei que a rapaziada dos blogs anda assanhada. Para alguns o Rui Tavares é de grande importância e a sua saída do BE põe em causa a razão que eles, bloguers, tinham para estarem ligados ao Bloco; para outros, o tipo não tem cumprido os mínimos e ainda bem que vai sair.

A minha opinião é diferente. A questão Rui Tavares só existe porque uma parte substancial da comunicação está nas mãos da rapaziada do Bloco e afins.

Esta rapaziada agora está sem rumo: levaram uma tareia nas eleições e, como se isso não fosse suficiente, como o Governo mudou, já não têm em quem bater. Uma chatice! Uma rapaziada tão ajuizada, que se tem comportado com tanta sapiência, que nunca se pretendeu afirmar pela negativa, que nunca olhou para o umbigo, está agora à deriva.

Se tiverem sorte, conseguirão encontrar no Governo, no PSD, no CDS ou no PS alguém em que zurzir, sempre com muita elevação, muitos sound bites, muita criatividade caviar-gauche.

Caso contrário, ainda correm o risco de só terem como tema para blogar as razões que deram origem à pulverização do BE. "


Pois é, que chatice para eles....

Sem comentários: