quinta-feira, janeiro 20, 2011

Ai, dona fea, fostes-vos queixar...

Tomo a liberdade de puxar para este post um poema que a Magnólia, a quem muito agradeço, teve a gentileza de deixar ali mais abaixo, acerca da Receita de Mulher, Ai, Dona Fea, da autoria do trovador português do século XIII, Johan Garcia de Guilhade.


Fotografia de Annie Leibovitz, uma mulher fotógrafa de quem muito gosto

Ai, dona feia

Ai, dona fea, fostes-vos queixar,
que vos nunca louv’ en meu trobar;
mais ora quero fazer un cantar,
en que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!

Ai, dona fea, se Deus mi perdon,
e pois avedes tan gran coraçón
que vos eu lôe en esta razon,
vos quero já loar toda via;
e vedes qual será a loaçon:
dona fea, velha e sandia!

Dona fea, nunca vos eu loei
en meu trobar, pero muito trobei;
mais ora já un bon cantar farei,
en que vos loarei toda via;
e direi-vos como vos loarei:
dona fea, velha e sandia!


(Johan Garcia de Guilhade - séc. 13)


O meu cheiroso e lindo eucalipto de peles caídas: as árvores fazem-me sempre lembrar as mulheres


Sem comentários: