segunda-feira, agosto 16, 2010

Lisboa vista do Ginjal





Duas fotos de Lisboa reclinada à beira do Tejo, ao cair da tarde de hoje, vista do seu melhor ângulo.

A todos os que a queiram ver assim, tranquila, de uma beleza sem par, tendo como passe-partout o rio e o céu, com o fio de brilhantes que parece ser a ponte, aconselho o passeio ribeirinho do Ginjal.

De Cacilhas até ao Olho de Boi, com passagem pelo lindíssimo jardim do elevador, um relvado romântico a cair sobre o Tejo, o cheiro do mar, os pescadores, a vista que nos enche o coração, tudo vale a pena.

Vale a pena mas tem coisas que fazem pena e não posso aqui deixar de as referir. A decadência (ultra-fotogénica, contudo) das fachadas à beira da ruína, alguma falta de asseio que estes lugares abandonados sempre propiciam, faz muita pena.



Em tempos escrevi uma carta à Presidente da Câmara a sugerir que transformasse aquele local num espaço polivalente de artes, com ateliers alugados a artistas plásticos, com galerias de arte, etc. Acho que seria uma mais-valia em termos de revitalização da zona e um atractivo turístico.

Mas, provavelmente, a resolução dos problemas inerentes não é fácil e parece que genericamente deixamos por resolver as questões mais difíceis. Li há tempos que parece haver planos para o local. Não os conheço mas esperemos que venham rapidamente e que tenham a qualidade que o local merece.

Penso que em qualquer parte do mundo, um local privilegiado como é o Ginjal, seria um dos grandes pontos de atracção. Por cá, é um local pouco conhecido, maioritariamente frequentado por jovens de aspecto mais ou menos alternativo, dois ou três casais de turistas, uns quantos pescadores, um ou dois solitários.

De qualquer forma, apesar das circunstâncias, no verão ou em qualquer outra estação, ao cair do dia, de manhã ou de noite, recomendo vivamente o passeio a pé neste local único: ou vindo de barco até Cacilhas, ou deixando o carro no parque de Cacilhas ou, para os afoitos, que se aventurem pela Almada velha, da Capitão Leitão, descendo a estrada íngreme até ao Olho de Boi ou, então, fazendo o percurso no Elevador Panorâmico.

Lembro-me de há uns anos ler um artigo do Romeu Correia dizendo que a melhor vista de Lisboa era esta, a do Ginjal.

Mas não é apenas a fantástica vista de Lisboa: é o próprio local que tem, de facto, uma magia inigualável.

2 comentários:

joao disse...

my dear

bom post! o ginjal realmente guarda a melhor vista que lisboa tem para oferecer! só faltava acrescentar que no fim da caminhada nos aguardam dois restaurantes debruçados sobre o rio e uma garrafa de vinho verde!

Quanto ao projecto da cma para esta zona ainda está insipiente, mas podes ter informação em:

http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=genericPage&genericContentPage_qry=BOUI=14092082&actualmenu=6529861

E que sabe a tia mimi até tenha lido a tua sugestão:

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=6999

cpts do feudo da sofia

j disse...

my dear
bom post! o ginjal realmente guarda a melhor vista que lisboa tem para oferecer! só faltava acrescentar que no fim da caminhada nos aguardam dois restaurantes debruçados sobre o rio e uma garrafa de vinho verde! Quanto ao projecto da cma para esta zona ainda está insipiente, mas podes ter informação em:

http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=genericPage&genericContentPage_qry=BOUI=14092082&actualmenu=6529861

E quem sabe a tia mimi até tenha lido a tua sugestão: http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=6999

cpts do feudo da s