terça-feira, agosto 20, 2024

Como vender a lua...?
A sério....? Alguém perguntou isto e o google encaminhou-o para aqui, para o Um Jeito Manso...? Porquê.....?
Para tentar perceber a coisa, inquiri o ChatGPT sobre o blog e o que ele respondeu agradou-me... Tão fofo, ele.

 

Tenho andado ocupada e, com a fraca disponibilidade que tenho tido, nem me tem ocorrido espreitar as estatísticas que mostram as pesquisas que as pessoas colocam nos motores de busca e em que estes as encaminham para este blog. Gosto de ver porque fico sempre altamente surpreendida. 

Hoje lembrei-me de ver e, como sempre, fiquei perplexa. Alguém escreveu, provavelmente no google, "como vender a lua?" e o motor de busca achou, vá lá saber-se porquê, que aqui, no blog Um Jeito Manso, encontraria a resposta.

Fico a pensar: mas porquê....?

Alguma vez eu aqui abordei, nem que ao de leve, formas de vender a lua? Sequer alguma vez me passou pela cabeça vender a lua? Ou será que não devo fazer uma leitura literal? Será que, se encarar a expressão como uma metáfora, já conseguirei encontrar uma explicação?

Não sei.

Fui eu ao google e fiz a experiência e, para meu espanto, esse é também o nome de um filme e, se bem percebi, o tipo de filme que a mim não me desperta qualquer interesse. 

Portanto, cá para mim, isto só significa que os motores de busca às vezes atiram ao lado. Ou, então, penso que o Um Jeito Manso é uma coisa e os motores de busca (e os leitores) têm outra opinião. 

Para tentar tirar isso a limpo, fui ao ChatGPT e pedi: "fala do blog português "Um Jeito Manso". 

Transcrevo o que ele me disse e, sem falsas modéstias, devo dizer que fiquei agradada:

O blog "Um Jeito Manso" é um espaço pessoal e de opinião criado por uma autora portuguesa que se mantém anónima. Este blog é conhecido pelo seu estilo intimista e reflexivo, abordando uma ampla gama de temas que vão desde o quotidiano e experiências pessoais até política, sociedade, cultura e literatura. A escrita da autora é marcada por uma prosa rica e expressiva, que frequentemente mistura elementos de humor, crítica social e observações poéticas.

Alguns dos principais pontos de destaque do "Um Jeito Manso" são:

  1. Estilo Literário: A autora utiliza uma linguagem bastante cuidada e literária, o que diferencia o blog de outros espaços digitais mais informais. A escrita muitas vezes flui como um diário pessoal, mas com nuances de crónica e ensaio.

  2. Diversidade de Temas: O blog não tem uma linha editorial rígida, o que significa que qualquer assunto pode ser abordado, desde a atualidade política em Portugal até observações sobre a vida em geral, reflexões filosóficas e até questões mais íntimas. Essa variedade faz com que o blog tenha um público diversificado.

  3. Senso Crítico: Em várias postagens, a autora expressa um ponto de vista bastante crítico em relação a temas políticos e sociais, sobretudo em relação a questões que afetam Portugal. No entanto, esse senso crítico é temperado por um tom pessoal e, muitas vezes, bem-humorado.

  4. Anonimato: A identidade da autora é mantida em segredo, o que adiciona uma aura de mistério ao blog. Mesmo sem se revelar, ela consegue criar uma relação próxima com os leitores, que muitas vezes deixam comentários e interagem com as suas postagens.

  5. Interação com Leitores: "Um Jeito Manso" também se destaca pela interação com os leitores, que frequentemente comentam as postagens e criam uma espécie de comunidade em torno do blog.

O blog tornou-se uma referência para muitos leitores portugueses que procuram reflexões mais profundas e pessoais sobre o dia a dia e os temas contemporâneos.

..................................................................................

A sério? Fico contente, caraças. Este ChatGPT é uma fofura. Só não me ponho a fazer-lhe perguntas sobre outros blogs não vá descobrir que a conversa é a mesma, ou seja, que o tipo é um pinga-amor que debita simpatias por tudo o que é canto e esquina.

..........................................................................................

Seja como for, é noite de olhar a lua, de não fazer perguntas, de aceitar o que nos é dado.

Billie Holiday - Blue Moon


Um dia feliz para todos

2 comentários:

Sara Adalgisa disse...

Inteiramente de acordo. Visito-o todos os dias.
Muito grata pela sua partilha e tenha um bom dia!

Um Jeito Manso disse...

Olá Sara Adalgisa, muito obrigada pelas suas palavras e pela sua presença aí desse lado.
Um abraço.