sábado, dezembro 10, 2022

Perguntas indiscretas
(com autorretrato dentro)

 

Primeira lembrança?

Não creio que possa ser verídico mas, quando penso na primeira lembrança, é sempre o que me ocorre. Estava ao colo e tínhamos ido visitar uma casa. Quando disseram que eu já falava, quiseram testar. Acenderam a luz e eu disse: luz
Quando descrevi a casa à minha mãe ela soube qual era, era de uns conhecidos, a casa ao lado da dos padrinhos do meu pai. A minha mãe diz que, de facto, iam por vezes visitá-los e diz também que ninguém acreditava que eu falasse (aos seis meses tinha dito cão ao ouvir ladrar, dizia Lel quando via o meu tio, irmão mais novo do meu pai, a quem chamavam justamente assim) e que teria sido normal que isto tivesse acontecido.

Tenho uma outra lembrança de que também duvido pois diz-se que só se guardam lembranças a partir dos três ou quatro anos. Tinha feito um ano, tinha um vestido branco com bordadinhos e umas cuecas com rendinhas a condizer. Já não usava fralda. Já andava bem. Os meus pais tinham ido visitar uma das minhas avós e eu fiquei cá fora, ao pé de um menino um ano e tal mais velho que eu, filho de uns vizinhos da minha avó. E aí eu fiz chichi pelas pernas abaixo e ele foi, comigo pela mão, levar-me aos meus pais. Guardo a memória que ele, com a sua voz de criança, se limitou a dizer com voz neutra: 'ela fez chichi'. Mas lembro-me de me sentir muito envergonhada. A minha mãe não se lembra, diz que pode ter acontecido mas não era coisa que para ela tivesse tido importância, não reteve.

Maior loucura na adolescência?

Foram algumas mas, lamento, não posso contar. Um dia que conte as minhas memórias impróprias talvez inclua essas peripécias. Só de me lembrar de algumas já estou a rir. Aqui não pode ser, os meus filhos leem o blog, os meus netos por vezes também. Há que manter a imagem da pessoa respeitável, certo?

Na tenra idade qual o primeiro crush famoso?

Nunca fui muito de crushes, de amores platónicos. Tenho ideia de, na altura, ter achado interessante o Duarte Mendes que ganhou o festival da canção. Agora, ao revê-lo, deu-me vontade de rir. Como as pessoas se vestiam e penteavam, credo... 

 

Também achava piada ao Alain Delon mas nunca fui de perder tempo com o que não é para o meu bico.  

Se pudesse ter presenciado um evento histórico, qual seria?
Qualquer um em que as mulheres tenham tido papel preponderante na luta a favor da independência do meu País. Por exemplo, gostaria de ter assistido de perto à intervenção de Luísa de Gusmão que não se deixou ir em conversas e que terá dito que "mais acertado de morrer reinando do que acabar servindo". Penso nisso quando se ouvem os ucranianos que dão a vida pela independência do seu país pois preferem a morte a viver sob o jugo de um ditador tirano, psicopata, assassino. 
Quando em fúria defendem as suas convicções, a força das mulheres é imparável, desconhecem a cobardia. 
Em que profissão não levaria jeito?
Tantas. E nada contra, algumas até tenho o máximo de admiração, eu é que não consigo ver-me lá. Por exemplo. Investigadora de História. Freira. Apresentadora de telejornais. Deputada. Secretária. Ginecologista. Enfermeira. Dentista. Electricista. Árbitra. Etc.
Se pudesse ser uma pessoa por um dia, hoje, o que escolheria ser?
Agente secreta, na Rússia. 
O mundo vai acabar. Como deve ser?
Ou sem aviso prévio, sem ninguém se dar conta, ou, pelo contrário, com aviso no próprio dia, a tempo de a gente se juntar com os nossos, e havendo distribuição de ansiolíticos, erva, you name it, a malta toda numa boa, peace and love, música nas ruas, dança, petiscos, amor e alegria. Uma despedida em festa, na maior descontração, tudo a dar graças pelo afecto, pelo riso, pela música, pela partilha de sentimentos, pela bondade de todos.
O que quer escrito na lápide?
Foi um ar que lhe deu mas aproveitou o que pôde😜  (com o smile a piscar o olho e de língua de fora e tudo)

_______________________________________________________________________ 

 Adnet, Falabella e Catarina Abdalla contam seus crushes da infância
| Que História É Essa, Porchat?


____________________________

Um bom sábado
Saúde. Boa sorte. Paz.

2 comentários:

João Lisboa disse...

"O que quer escrito na lápide?"

A minha preferida é do Tom Waits: "Bem vos disse que estava doente..."

Um Jeito Manso disse...

Olá João,

Essa é das boas.

Ontem hesitei pois também me ocorreu: 'Já cá não está quem falou'

Um bom domingo, João.