terça-feira, novembro 23, 2021

Pinto da Costa -- Jorge Nuno e Alexandre Jorge -- , FCP, SAD, Pedro Pinho, Bruno Macedo - o que os une?
Será que declamam poesia tão bem como o Papa?

 

Devo dizer que de futebol percebo zero. Das SAD menos ainda e, aí, está bom de ver, já estou no negativo. Conselheiros, ajudantes, assessores e etc ainda menos. Vê se pode. Negativíssimo, portanto. 

Isso não quer dizer que não me faça um bocadinho de impressão a movimentação de milhões de que sempre se fala quando se fala de comprar e vender jogadores, direitos disto e daquilo. Mas faz-me impressão se calhar por, nestas coisas, ser muito labrega. Assumo. Sempre me mantive à margem. Não conheço nem de factos nem de leituras. Zero. Bola. Não me assiste.

De um lado da balança está a imensa mole humana que vive do salário mínimo e, portanto, não paga impostos e, no extremo oposto, estão os que ganham mais por dia do que os outros em vários meses. Se calhar estes pagam impostos que compensam o que os outros não pagam. Mas não sei pois também se ouve falar em offshores ou jogadas de branqueamento ou lavagem. Por isso não sei se pagam o que devem, se declaram o que recebem, se recebem às claras ou por baixo da mesa. Não sei. E, como não sei, não opino. 

Imagino que por trás de cada milhão que se movimente neste ofuscante mundo do futebol estejam advogados que zelam para que a coisa seja bem feita. Optimização fiscal, chamam-lhe. Fiscalistas. Gosto de falar com fiscalistas. Sabem tudo. Conhecem cada buraquinho na redação das leis, sabem como ir atrás da aberta que aqui e ali foi deixada. São prudentes, não gostam de pontas soltas.

Mas, ao que se diz -- mas lá está, isto é a gíria, vox populi, o diz-que-diz-que -- a coisa não se fica pelas transferências. Estender-se-á a favorecimentos, a arbitragens, a comissões, à raia miúda. Falava-se em fruta mas fruta era apenas metáfora pouco erudita, em esquemas que metiam frequentadores de bares de alterne, coisa já ao nível do bas fond. 

Se era só fumo ou se havia fogo isso não sei, nunca acompanhei. O mundo real às vezes é destituído de embalo poético. A sua rudeza cansa-me. Desligo-me e não quero saber se as notícias são fake ou apenas bem temperadas de imaginação.

E agora é o grande Jorge Nuno, o Papa da coisa, mas ainda está fresco o cheirinho a barracada da grossa com o Vieira do Benfica. Cara e coroa da mesma moeda, dizem. Só que enquanto o Vieira é pouco escolado e de origens plebeias e, sentimentalmente, homem de uma só mulher, o grande Jorge Nuno, berço bem enxovaladado, de estudos e, para coroar, é de amores flutuantes. Já teve várias mulheres, algumas das quais por duas vezes intercaladas. E há aquilo de saber poemas de cor e de gostar de declamá-los. Consta que, no intervalo das Manuelas, Fernandas, Filomenas ou Carolinas, há as Elisas e outras que tendo ouvido o desfiar de poemas sobre jantares bem regados, se renderam, coração amolecido, corpo indefeso.

Claro que isso não virá ao caso pois consta que o Rosarinho Teixeira é mais dado a um thriller bem empecilhado do que a uma bem dita tirada poética. 

Ou seja, vou ficar-me por aqui pois não sei o que se pode dizer sobre este caso. 

Só espero é que, se houver coisa, o dito Rosarinho, abençoado pelo Super-Judge Alex, não embrulhem o Vieira no Pinto da Costa, Apito Dourado, Caso Marquês, Miríade, e-Toupeira e Face Oculta tudo metido ao barulho, e os vouchers recebidos por um com os relógios de ouro do outro, as alternadeiras pagas por um com as meias cosidas pela mulher do outro, os copos pagos ao árbitro por um com os rolos postos na mise pela mulher de outro. Milhares de folhas de um enredo em que já ninguém percebe onde é que a coisa começa e onde é que acaba e em que pelo meio uns vão ficando doentes do corpo, outros dementes da alma, outros falecendo, outros deslavando-se em lágrimas. E os anos passando. Ámen.

___________________________________________________________________

Já agora, que nem de propósito, umas dicas para a malta da sacanagem do futebol

Comparando preço - Porta dos Fundos

NB: As criancinhas e os portadores de ouvidinhos sensíveis deverão mantê-los bem tapadinhos. Avisei.


--------------------------------------------

E que esta terça-feira seja um dia bom
Saúde. Ânimo. Alegria.

2 comentários:

Anónimo disse...

E agora é o grande Jorge Nuno, o Papa da coisa

Anda metido na moscambilha? Ná. Não pode ser!
Uma visita do Papa do Vaticano? ( O Bento )
Vai ver que nunca será preso!

Anónimo disse...

A minha mãe tem 95 anos e consome os noticiários televisivos e os respetivos comentariados. Um dia destes, perguntou-me "Quantos juízes há em Portugal? Parece que só há um tal Carlos Alexandre." É curioso que no caso FCPorto, não aparece o Carlos Alexandre, ainda que tivesse havido um juiz para determinar os mandados de busca. Há falta de um juiz heróico, os jornalistas chamaram à colação um heróico procurador, o tal Rosário.