segunda-feira, julho 06, 2020

Quando temos um martelo na mão, tudo nos parece um prego.
É isso e a Bíblia ser maioritariamente um desfiar de fake news.
E outras coisas que Harari dixit





A democracia baseia-se na ideia de que o eleitor é que sabe, o capitalismo de mercado livre acredita que o cliente tem sempre razão, e o sistema educativo liberal ensina os alunos a pensarem pela própria cabeça. No entanto é um erro depositar tanta confiança no indivíduo racional, 

Os economistas comportamentais e os psicólogos evolucionários têm provado que a maioria das decisões humanas se baseia em reacções emocionais e e atalhos heurísticos em vez de análises racionais, e que, embora as nossas emoções e heurísticas tenham sido adequadas à vida na idade da Pedra, infelizmente são desadequadas à Idade do Chip. 

Não só a racionalidade como a individualidade são um mito. Os seres humanos raramente pensam pela própria cabeça. Pensamos em grupo. 

------------------------------------------


O poder em grande quantidade distorce a verdade inevitavelmente, O poder prende-se com a mudança da realidade, não com vê-la como ela é. Quando temos um martelo na mão, tudo nos parece um prego; e quando temos uma grande quantidade de poder nas mãos, tudo parece um convite para nos imiscuirmos. Mesmo que consigamos conter este impulso, as pessoas à nossa volta nunca deixarão que nos esqueçamos do gigantesco martelo na nossa mão. Todas as pessoas que falarem connosco terão intenções conscientes ou inconscientes, pelo que nunca nos podemos fiar inteiramente no que dizem. Nenhum sultão pode confiar que a sua corte e os seus súbditos lhe dirão a verdade. 

Assim, o poder em grande quantidade funciona como um buraco negro que distorce todo o espaço à sua volta. Quanto mais próximos estamos dele, mais distorcido tudo se torna, todas as palavras ficam mais pesadas ao entrar na sua órbita. Se temos muito poder, todas as pessoas que vemos tentam lisonjear-nos, agradar-nos ou pedir-nos algo. Elas sabem que não podemos dispensar-lhes mais de um minuto ou dois, e têm receio de dizer algo de inadaptado ou confuso; acabam, portanto, por proferir frases vazias ou os maiores lugares-comuns.

-------------------------------------------


Assim, se o leitor culpa o Facebook, Trump ou Putin por terem aberto alas à nova e assustadora era do pós-verdade, recorde a si mesmo que há muitos séculos os cristãos fecharam-se a si próprios numa bolha mitológica de autofortalecimento, sem nunca se atreverem a questionar a veracidade factual da Bíblia, ao passo que milhões de muçulmanos depositaram a sua fé inquestionável no Alcorão. Durante milénios, muito do que era visto como 'notícia' ou 'facto' nas redes sociais humanas eram histórias sobre milagres, anjos, demónios e bruxas, com jornalistas destemidos a darem notícias directamente das profundezas mais recônditas do submundo. Não há quaisquer provas científicas de que Eva tenha sido tentada pela serpente, que as almas de todos os infiéis ardam no inferno após a morte, ou que o criador do universo não goste que um brahmin se case com uma intocável  -- no entanto, milhões de pessoas têm acreditado nestas histórias ao longo de milhares de anos. Certas fake news duram para sempre. 



-------------------------------------------

Obviamente as fotografias não têm -- nem tinham que ter -- nada a ver com o texto. São da autoria de Eylül Aslan e, se as suas fotografias não têm a ver com o texto, de uma coisa podem Vossas Senhorias estar certas: é de que elas têm muito a ver comigo.

James Blunt que aqui vem interpretar Halfway também não deveria ser para aqui tido nem achado. Veio porque quis e porque a dança daqueles ali me enternece; e tenho para mim que isso é razão mais do que suficiente para ele ser aqui bem recebido.

Os textos são excertos de '21 Lições para o Século XXI' de Yuval Noah Harari e escolhi estes como poderia ter escolhido muitos outros. Talvez ainda, um dia destes, venha a escolher. Vou intercalando isto com cenas do Livro do Desassossego, coisa que também não tem grande explicação. Só uma que não é para aqui chamada.

--------------------------------------------------

Votos de uma boa semana a começar já por esta segunda-feira. 
Saúde, energia, alegria e mais coisas boas.

Sem comentários: