terça-feira, março 19, 2019

E, quando menos se esperava, ele puxou a toalha...


Muito cá de casa, ou não fosse daqueles malucos de quem eu tanto gosto -- malucos com graça, que sabem manejar uma bela frase, que usam a palavra com elegância, provocação, sedução, que sabem que a palavra é arma e muito mais que arma --, John Bercow surpreendeu toda a gente com uma decisão. Disse com palavras completamente british aquilo que eu digo com palavras bem cá das minhas: se a patareca da Theresa May lhe aparecer pela terceira vez com mais do mesmo vai receber ordem de ir é dar banho ao cão. Que já chega. Nem precisa de ser a mesma coisa: basta que seja quase igual. Com ar amofinado, anunciou que já deu demais para esse peditório. Chega. Basta. Xô. Bem que a plateia se levantou em protesto que ele nem aí. Justificou, confirmou, reconfirmou. Se é para lhe aparecerem com mais qualquer coisa para votar pois que seja material fresco, peixe do dia, couve apanhada no dia. Senão, meia volta e andor.

Agora uma coisa é certa: este processo do Brexit vai dar muito filme, muita série. Tem tudo: comédia, drama, traição, suspense, lágrima, gargalhada, soluço, pateada. Ingrediente do melhor. Pitéu assegurado.


E, no centro do palco -- naquele parlamento onde a malta se acotovela, braço com braço, perna na perna, sem poderem estar a ver os posts do face ou a mandar mensagens de uns para outros -- estará Bercow, o despenteado, o das gravatas mais inesperadas, o que grita a plenos pulmões Order! Order!
In a surprise statement to MPs, John Bercow says government cannot bring meaningful vote back to parliament again unless substantial changes have been made to the prime minister's Brexit deal. The Speaker said there had been much speculation about another meaningful vote after MPs expressed concerns about being asked to vote on May's deal more than once

Speaker says May cannot have vote on same Brexit deal



-----------------------------

E queiram descer para ver uma menina saltitona a tirar mais um 10


3 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

A tia Teresinha bem queria ser uma reedição da bruxa-mór Thatcher, mas não dá, é muito fraquinha.
Já que o Brexit é uma barracada pegada que seja a sério, que haja muita toalha ao chão e muita mão na cintura.
Grande John Bercow.

Um rico dia.

Um Jeito Manso disse...

Olá Francisco,

E a Theresa May está a pisar areia movediça: aquilo do Brexit é um flop. Já ninguém defende muito aquilo nem os que meteram o Reino Unido nisto. Portanto, ela navega mares revoltos, no meio de névoa e quase sem tripulação. Juntando a isso a falta de jeito dela... e é o que se vê. Uma comédia.

Dias felizes, Francisco.

AV disse...

E agora D Tusk vem ajudar a festa e esticar a corda ao dizer que adiamento, só se o Parlamento aprovar o acordo. Talvez tenha ido longe demais. Às vezes, é difícil não ter pena de Theresa May ...