terça-feira, setembro 25, 2018

Uma fotografia que a modos que ilustra 'o meu assunto'*


Mal comparado, claro. Primeiro não é um, são uns quantos. E não há gordos nem carecas (e não que os gordos ou carecas tenham alguma coisa de mal, mas, de facto, os meus têm uma ar mais fashion, é tudo homem elegante, tudo orgulhosamente bem ginasticado, e, ainda por cima, com um certo toque de sofisticação). Contudo, embora sejam vários, é mais personalizado num mas, ainda assim, uma coisa colectiva. Dizem, para me convencer, que foi uma decisão tomada por uníssono. Quase acrescentam: por aclamação. E, como disse, estou a falar de um convite apresentado como a demonstração suprema da consideração superlativa que têm por mim. Já mil vezes tal me aconteceu e, mais ou menos entusiasmada, sempre aceitei dar o corpo ao manifesto, aceitando agarrar os desafios com que me têm contemplado (mesmo que sejam pepinos do caneco ou macaquinhos insurrectos que me atiram para o colo). Mas este é diferente. Não me agrada. E se me irrito com a insistência e mostro que não quero -- não, não e não -- noto neles o escândalo total, parece que estou a fazer uma ofensa.

Mas a verdade é que, perante tais situações, passo bem sem tamanhas demonstrações de apreço. Quase como este pobre coitado aqui abaixo que notoriamente não quer demonstrações de afecto por parte do chefe.


*

Refiro-me, no título, ao meu 'assunto' pois é assim que a coisa vem para cima da mesa: 'temos que falar sobre o nosso assunto'. 

A fotografia é de Arthur Mebius

4 comentários:

Maria Antonieta disse...

Sei o que isso é!! Ao recusar a dita 'benesse' parece-lhes que se está a recusar uma dádiva divina. O 'nosso assunto' é só para dar um tom reservado e intimista à coisa.
Insista no 'Não'... Se tiver de mudar que mude por si, não por coação. :)

(Agora sai a Maria Antonieta só para mostrar à boca foleira, que me anda a denegrir pelos blogues que visito há anos e anos, exceptuando o «Delito de Opinião», que visito há pouco tempo, que não me deixo amedrontar. Gente mesquinha que só gosta de derrubar os demais, usando golpes baixos.)

Obrigada, UJM.

Um Jeito Manso disse...

Janita ou Maria Antonieta, é isso que diz e a ver como me saio desta saia justa. Obrigada pelo apoio.

E sabe o que lhe digo? Fale à vontade, diga o que lhe apetece, não receie as reacções. Claro que quem é directa, se for a votos, não é eleito. Mas a gente anda nisto para receber votos...? Eu cá não ando.

E nada a agradecer, Janita/Antonieta. Be happy. E um abraço.

Maria Antonieta disse...

É com pessoas como a UJM, que eu encho o peito de ar, expiro devagarinho, e sinto que cresço e enriqueço. Obrigada, sim. Sempre!
Um abraço. :)

Um Jeito Manso disse...

Olá Maria Antonieta,

Um big smile para si.