domingo, abril 15, 2018

Domingo com cores e flores





Estava chuvoso pelo que, ao contrário do que é habitual, ficámos o tempo quase todo dentro de casa. Mas, num bocadinho, antes de nos virmos embora, fomos ao jardim para apanharmos alguns limões.

A minha mãe está toda orgulhosa com as suas flores. A sardinheira está com flores que quase parecem amores-perfeitos. Outro vasinho tem umas florzinhas que parece que têm uns chapelinhos. Estas nunca tinha visto. Diz que o vaso estava lá ao fundo num canto mais sombrio, nem se dava por ela, nem, à falta de sol, ela medrava.


As outras são mais normais mas está um canteiro todo preenchido e o tom alaranjado enche o jardim de alegria. Como a relva estava toda molhada não pusémos o bebé a andar lá pois, volta e meia, ainda cai e ficaria todo molhado. Ela andou a encavalitar-se e a pendurar-se de cabeça para aixo no limoeiro e o irmão chamou-lhe macaquinho de gibraltar. E ele fez das suas maluquices e a bisavó, depois de eles saírem, disse que o pai dele, com aquela idade, também era assim, irrequieto e destravado até dizer chega, que chegava a ter medo de ficar a tomar conta deles pelo que ele fazia. 

Depois, saíram à pressa para ir ver o jogo do Benfica, levaram o bolo de chocolate que a minha mãe fez e mais crepes e coisas assim. Eu também trouxe alguns crepes. E a minha mãe ficou com o que sobrou do pão de água, pão de alfarroba  e pão-de-deus que levei.

E também já fiz o IRS dos meus pais. Obrigações fiscais, as minhas e a dos meus pais, despachadas.


Agora, aqui em casa, já estive ao telefone com a minha filha, já pus a roupa a lavar e já fiz arrumações, já fiz sopa para estes dias e já fiz um assado no forno com abóbora e maçã, a contar que sobre para amanhã.

E já estive a ver as fotografias de hoje: o bebé a cirandar pela casa, a abrir gavetas e a rir para a bisa e para a senhora que ajuda a minha mãe com o meu pai, a mana a ler adivinhas para ver quem é que acertava e ela a fazer batota, indo ver as soluções, as fotografias feitas pelo mano incluindo uma selfie amalucada, todos à mesa, as flores do jardim, as cores da harmonia.



............

Angelina Jordan, que agora tem 12 anos, interpreta What a difference a day makes 

.......................................................