sábado, outubro 07, 2017

Viver o Verão no Outono à beira Tejo -- agora na Expo


Lisboa fervilha de gentes que falam todas as línguas e eu gosto disso. Gosto de andar por entre desconhecidos, por entre gente que traz novos hábitos e que anda, tal como eu, à descoberta.

Estávamos numa esplanada e em cada mesa comensais de diferentes nacionalidades. Os empregados também mal falam português mas estão sempre a sorrir e a sua amabilidade e esforço para bem comunicarem emprestam uma graça suplementar ao lugar. Em pé, junto ao passeio, dois homens de pé falavam animadamente uma língua que não conseguimos identificar ou, sequer, localizar. 

Se há lugar em que se podem observar todas as diferenças de idades, de raças, de nacionalidades e costumes é aqui, no Parque das Nações -- a que ainda chamo Expo --, em dia de descanso.

Apesar da muita gente, é um lugar muito tranquilo, como são sempre tranquilos os lugares à beira de água. E é um lugar muito belo. Sei que muitas pessoas não concordam comigo, acham que é um aglomerado urbano com concentração excessiva de edificado. Não tenho noção disso pois não costumo adentrar-me pela zona mais habitacional. Os lugares que frequento são os da beira de água e é daí que observo a arquitectura dos edifícios, as árvores, as esculturas, o rio, a ponte muito leve, as gaivotas.

Fotografo. É um desafio pois não quero ser intrusiva mas gosto que as fotografias guardem a proximidade. Por isso, é a atenção e o acto reflexo: e, num instante, captar o momento. Partilho convosco para que vejam o que os meus olhos vêem.

Debaixo da célebre pala do Siza, no magnífico Pavilhão de Portugal
que, como tantas vezes acontece neste país, (penso que) continua sem destino específico

Passear sobre o Tejo, num dos seus convidativos passadiços

Gaivotas a apanhar banhos de sol

Partilhar a bucha com as bichinhas

Passear, conversar, conviver -- o sol e a joie de vivre no outono

As cores estivais e a luz que vem do rio 
Brincar, viver a amizade e a juventude -- a alegria de ter o futuro inteiro pela frente

Conversar, rir, trocar experiências e anedotas -- a alegria feminina na idade feliz 

Escrever, estar à sombra, reflectir

Apanhar sol, trabalhar para o bronze, conversar à distância

Usar as cores de outono para melhor sentir o outono neste rubro outubro
__________

A Midsummer Night's Dream numa coreografia de Alexander Ekman 


The Royal Swedish Ballet 


Música de Mikael Karlsson



----------------