domingo, dezembro 01, 2013

'Aquilo que me perturba em Portugal é a mansidão' diz Rui Nunes, o filósofo. Não sei o que deu nos seniores, todos a apelarem à violência. É este, é o Mário Soares, é o Papa Francisco (o mais explícito, o mais radical de todos). Isto só visto!




A Europa, tal como está organizada, chefiada por burocratas cínicos, destituídos de cultura, no sentido mais profundo do termo, funciona como uma pátria concentracionária (...)

(...) Porque a Europa vai sentir um dia a ira daqueles que viram morrer os seus como lixo às portas dessa pátria mítica. A Europa vai pagar isto. 

- Quando regressa a Portugal também encontra essa ira dos excluídos?

Não. Aquilo que me perturba em Portugal é a mansidão. Isso é terrífico. Este povo foge, não enfrenta.


[Breve excerto da entrevista concedida por Rui Nunes a Alexandra Carita no Actual do Expresso.]


Rui Nunes tem 66 anos e se calhar também seria classificado como um velho do Restelo pelos ignorantes que assim têm designado Mário Soares e as pessoas que estiveram na Aula Magna (ignorantes esses que notoriamente nem sabem quem foram esses senis, apalermados do Restelo, na volta uns 'tios' já gagás). Digo ´seria classificado' porque sei que a esses ultra-montanos e a essas virgens ofendidas nunca lhes passaria pela cabeça ler esta entrevista de que aqui falo.

Adiante.

E já que parece que os anciãos estão todos a virar uns perigosos revolucionários, uns trauliteiros de primeira, venha daí mais um: Fausto.

O caso é que a minha amiga Leonor manda dizer que tem estado a ouvir as músicas recomendadas pelo seu amigo Dr. Lampião e que, para aqui hoje, vem a calhar o 'Eis aqui o agiota' do Fausto, rapaz com 65 anos acabados de fazer.



*

O autor da fantástica fotografia é Spencer Tunik,  fotógrafo muito conhecido por fotografar grandes grupos de pessoas nuas.

3 comentários:

jrd disse...

Isto de se ser sexagenário está perturbar a camarilha dos «quarentões/cinquentões"(?) que nos desgovernam.
É que ainda há alguns que, ao invés do livro de Elio Vittorini, não se consideram mortos nem morrem...

A foto é de Spencer Tunik.
O video de Fausto é uma prova de que temos várias sintonias.
Boa semana
Abraço

Um Jeito Manso disse...

jrd,

Refere-se aos quarentões/cinquentões que nos desgovernam mas isso já é generosidade da sua parte. Grande parte deles vieram dos estágios directamente para o governo e mesmo os que têm mais alguns anos de idade, dada a inexperiência profissional que têm e dada a incultura generalizada que demonstram, deveriam voltar para os bancos da escola (como o tal administrador recomendado por Passos Coelho que recebeu da Comissão de Avaliação o conselho de ir estudar).

Obrigada pela indicação do nome do fotógrafo. Vou lá escrevê-lo no texto.

Uma boa semana e que as afinidades electivas unam todas as pessoas de boa vontade!

Um abraço.

FIRME disse...

Este tema agrada-me,como todos !UNS+ OU MENOS,soltam-me,a língua(mesmo)...Eu já na fase crescente dos sexagenões,(com a sua adorável permissão),pergunto aos anafados,ilustres,de fraco geito,que botam ou fazem brotar leis avulsas ;QUE MAL VOS FIZERAM ,os vossos pais,avós e outros ascendentes (se é que os tendes? )...Pirem-se! A BEM OU ENTÃO ...será a mal!!! Nem os tachos dos vossos + próximos ,vos levará ao descanso final Com a condescendência dum ex. Dominicano,repito ...PIREM-SE,PARA UM OF SHORE QUALQUER!!! A tribo pobre que me procedeu,assim vos exige!!!