terça-feira, maio 14, 2013

Há lugar à chantagem na alta política? Pode uma alta figura de Estado ser chantageada e continuar em funções? Vem isto a propósito de Mário Soares ter dito que acha que Paulo Portas está a ser chantageado e sucessivamente humilhado. E não foi o único. Hoje, no meu círculo, ouvi isso a mais duas pessoas que não sabiam do que Mário Soares tinha dito (aliás eu também só o soube agora), uma das quais do CDS. Mas, se calhar, isto é apenas uma tentativa de encontrar explicações para o inexplicável....


Não sei responder às minhas próprias perguntas, não sei o que dizer sobre isto. O que sei é que, quem está num lugar de poder e/ou influência, não pode ter rabos de palha, pontas soltas. Ou, se os tem, deve assumi-los e partir para a luta de peito feito.



Paulo Portas: o grande malabarista ou a vítima útil neste desgraçado romance de cordel?


Não sei se Paulo Portas tem receio de alguma coisa do seu passado político ou ou pessoal. O que sei é que, se o tem, e se vive condicionado por isso, então não deve ser ministro pois, sendo-o, se não tem poder e está à mercê de quem o queira ter refém, isso é muito mau para o País. 

Se não tem medo, então não deve aceitar ser condicionado.

Claro que tudo isto pode, afinal, ser apenas uma mera suposição. 



Mário Soares,
a velha árvore, a velha raposa, um monstro de intuição, ou,
sobretudo, a grande referência da liberdade da sociedade portuguesa


Admito que Mário Soares, velha raposa, sempre bem informado e com uma intuição sem paralelo, não o teria dito se não tivesse algum indício nesse sentido mas, seja como for, basta que esta suposição paire no ar para que Paulo Portas, já tão enfraquecido, fique ainda mais fragilizado.

Talvez um dia ele escreva as suas memórias e saberemos, então, o que leva um homem assim, que toda a gente reconhece como inteligente, a sujeitar-se a tudo aquilo a que se está a sujeitar.

Claro que pode acontecer que todas estas especulações não passem de ficções. Pode ser que, afinal, não passe apenas mais um deslumbrado, daqueles que gosta de se achar ministro, importante, daqueles que ficcionou para si próprio um destino ungido, pode achar que nasceu estadista e que não pode fugir à sua missão na terra. Não sei.

Cada vez percebo menos o que se está a passar.

*****



Cavaco, o marido da D. Maria,
dois seres com pensamentos muito etéreos


PS: Se eu fosse feita da mesma massa que o nosso Presidente Cavaco, punha-me nas mãos de Nossa Senhora de Fátima e já que, segundo ele e segundo a sua Maria, foi Nossa Senhora que inspirou a troika para que eles despachassem a 7ª avaliação, podia ser que a mim me inspirasse e que eu ficasse a perceber este diabólico enredo que para aqui vai.

*****

Uma vez mais, recorro às imagens compostas pelo criativo autor do blogue We Have Kaos in The Garden


*****

A ver se ainda cá volto hoje.


3 comentários:

jrd disse...

Yo no creo en brujas pero que las hay las hay...

dbo disse...

Cara UJM ,
na realidade os factos sucedem-se vertiginosamente e numa autêntica cachoeira de asneiras, mentiras, disfarces e malabarismos. O poder já só ostenta o nome, mas não possui a força que julga. Acredito que andam mesmo desnorteados e a desconfiança inter-pares já não será tão encapotada nem camuflada quanto pretendem. Sente-se no dia a dia que o tal poder entrou em evidente diluição e dirupção. Pouco haverá a fazer, mas quem os substitui muito terá para fazer.
Saúde e muitas felicidades

Anónimo disse...

O País está cada vez mais a parecer-se com um filme trágico-cómico. É a avantesma em Belém que diz de Fátima o que não diriam os ditos Pastorinhos sobre Nossa Senhora da Troika, é Portas que de pirueta (política) em pirueta ainda fica marraco um dia destes, é o atrasado do Gaspar que na BBC fala rápido, mas aqui fala de-va-gar, é o Passos a tentar acalmar os reformados e pensionistas, funcionários públicos, etc dizendo-lhes que nem todos vão comer pela medida grande, só alguns, é o ministro da economia que anuncia coisas que não acontecem, nem vão acontecer, é o tolo do Amorim, concorrente à desfalcada Câmara de Gaia a dar-se ares de anti-Gaspar, depois de o ter defendido ao ponto de quase morder as canelas da Ana Gomes na TV, enfim é o que é e ao que parece estarmos destinados. Uma chatice! Este filme, que está a passar tipo série, ou novela sem fim, está já a meter-me algum enfado. Ou mudo de país e não quero, ou muda o filme, ou seja esta porcaria de gente que produz esta lamentável série. Até o La Féria faria melhor! O meu neto quando vê estes figurões aponta-lhes o dedo e diz, mas diz mesmo, com imensa graça: “ai, ai, ai!” Acho que me vou deitar, não sei antes ir dar uma volta com os cãezitos, para arejar a cabeça. O Marocas é que os topa. Isto não é gente de bem.
“Porrada neles”, diz-me um vizinho local, na sua brutal e tosca frontalidade! Ora nem mais!
Tenha uma boa noite, cara UJM! Eu também farei por isso.
Ainda vou ter um pesadelo e sonhar que estou em Fátima a rezar, junto com Cavaco e Paulo Portas (o tal da Democracia Cristã), a pedirmos que a Nossa Senhora da Troika, que apareceu outro dia, ao que consta, em Berlim, nos ajude a recuperar desta desgraça que se abateu sobre estes 10 milhões de pastorinhos...com juros a 40%!
P.Rufino