sexta-feira, maio 24, 2013

Annie Leibovitz, a Princesa da Fotografia nas Astúrias (...e muitos parabéns, porque ganhar o prémio Príncipe das Astúrias da Comunicação e Humanidades não é coisa pouca, não senhor...!!!)


Este é já o meu quarto post de hoje aqui no Um Jeito Manso. Dias férteis em assuntos. Por isso, se a seguir tiverem interesse em saber o que dois evadidos do Júlio vieram dizer sobre um IRC em rebajas é já a seguir. Depois temos os segredos da Casa e do Barracão do BB VIP e, finalmente, temos um adeus português a um amigo de Portugal.

*

Mas, aqui, agora, a conversa é outra: dou os parabéns a alguém cá muito da casa. Annie Leibovitz.



Meryl Streep, a versátil,  by Annie Leibovitz


Para quem aqui me costuma visitar, é sabida a minha paixão pela fotografia. Não apenas fotografo compulsivamente - são milhares, muitos milhares de fotografias - como devoro  livros e livros de fotografia, não livros técnicos mas livros de autor, livros de fotógrafos.

Desde há muito que Annie Leibovitz é cá das minhas. Acompanho o seu trabalho, tenho os seus livros. 



Annie, uma mulher informal


Se Gabriel Garcia Márquez vivia para a contar, Annie vive atrás da lente, ou seja, vê a vida através da lente da máquina fotográfica.

E as suas fotografias são sempre especiais: sejam glamourosas ou intimistas, há nelas sempre um touch of something, arte.



Kate Moss, a menina-mulher sedutora, por Annie leibovitz


Aliás, para quem não conheça a sua obra, esse livro, Life through a lens, é um bom princípio. E é um belíssimo livro (e não apenas pelo conteúdo - também pela cuidada e requintada edição).



Susan Sontag, companheira intelectual e amorosa de Annie
(Annie acompanhou e fotografou a caminhada de Susan até ao fim)
-
Quando perguntaram a Annie como haveriam de referir-se à relação entre ela e Susan,
respondeu 'Call us lovers'


Pelo adiantado da hora, já passa das duas da manhã, não vou agora falar do seu percurso biográfico mas deixo apontado para sítios onde, quem queira perceber de quem se trata, pode ficar com uma ideia: aqui ou aqui, já para não dizer aqui, por exemplo.

Deixo-vos também com um pequeno vídeo, naturalmente muito superficial, apenas para despertar a vossa curiosidade para o trabalho fantástico desta grande fotógrafa (caso o não conheçam).


Pois bem, foi com muita alegria que soube esta quinta feira que Annie Leibovitz ganhou o Prémio Príncipe das Astúrias da Comunicação e das Humanidades. Grande escolha! 





***

Bom. Já sabem: abaixo deste há mais 3 posts. Já estou como os dois malucos de ontem com o IRC: promoções. Vocês entram para ver um post e recebem de brinde mais 3!!! Se quiserem claro... que isto aqui não se obriga ninguém, ora essa.

E, como se não chegasse, gostaria ainda de vos convidar a virem comigo até ao meu outro blogue, o Ginjal e Lisboa, a love affair. Hoje a poesia de Ricardo Gil Soeiro e uma visão de pura beleza que tive ao fim do dia, levaram-me rio acima, atrás do rasto do sol. E a seguir, por lá, há ainda a fulgurante música do Mali. Apareçam, está...?


***

 E desta é que me vou. Tenham, meus Caros Leitores, uma bela sexta feira.

2 comentários:

jrd disse...

Frontal, à frente e atrás da câmara.

Maria Eduardo disse...

Olá UJM,
Hoje foram só quatro posts! Que energia, versatilidade, criatividade e etc.etc.!!!! Não sei como classificá-la, todos os adjetivos são poucos para definir como a admiro. É extraordinária!
Com este post fiquei a conhecer um pouco mais sobre Annie Leibovitz e dou-lhe aqui os meus parabéns por este prémio tão bem merecido.
A hiperligação "alguém muito cá de casa" não consegui abrir, mas abri todas as outras que destacou em "aqui".
Um obrigada, um beijinho e continuação das suas melhoras.