sábado, março 30, 2013

Maria Madalena




Maria Madalena é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. 

A Igreja romana, seguindo São Gregório Magno, além de a identificar com a "pecadora", também a confunde frequentemente com Maria de Betânia, irmã de Lázaro, e celebra as três Marias com uma única festa. 




Ela acreditava que Jesus Cristo realmente era o Messias. (Lucas 8:2; 11:26; Marcos 16:9). Madalena esteve presente na crucificação e no funeral de Cristo, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres. (Mateus 27:56; Marcos 15:40; Lucas 23:49; João 19.25) (Mateus 27:61; Marcos 15.47; Lucas 23:55). 




No sábado após a crucificação, saiu do Calvário rumo a Jerusalém com outros crentes para poder comprar certos perfumes, a fim de preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume funerário. 




Permaneceu na cidade durante todo o sábado, e no dia seguinte, de manhã muito cedo, "quando ainda estava escuro", foi ao sepulcro, achou-o vazio, e recebeu de um anjo a notícia de que Cristo havia ressuscitado e foi-lhe dito que devia informar tal fato aos apóstolos. (Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-5,10,11; Lucas 24:1-10; João 20:1,2; compare com João 20:11-18). Nada mais se sabe sobre ela a partir da leitura dos Evangelhos Canónicos.




Em Lucas 8:2, faz-se menção, pela primeira vez, de "Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demónios". Não há qualquer fundamento bíblico para considerá-la como a prostituta arrependida dos pecados que pediu perdão a Cristo; também não há nenhuma menção de que tenha sido prostituta.Este episódio é frequentemente identificado com o relato de Lucas 7:36-50, ainda que não seja referido o nome da mulher em causa.


(in Wikipedia)




Perante toda a gente, no salão
sob os pés de Jesus
os cabelos no chão serão tapete e toalha.
Do Gólgota no cúmulo,
os cabelos no chão, aos pés da Cruz,
sonharão ser mortalha.
Maria! - diz Jesus
levantado do túmulo.
(Maria, que te diz o coração?)
E os cabelos no chão
são oiro, mirra e incenso em poalha...


['O Pólo Sumo - Em louvor de Santa Maria Madalena' de José Régio in Filho do Homem]


^^^^


Antonio Vivaldi  - Stabat mater


1. Stabat Mater
2. Cuius animam
3. O quam tristis
4. Quis est homo
5. Quis non posset
6. Pro peccatis
7. Eja Mater
8. Fac ut ardeat
9. Amen

Sytse Buwalda, alto
Netherlands Bach Collegium
Pieter van Leusink, conductor

^^^^

As obras apresentadas representam Maria Madalena e os seus autores são, respectivamente, Gheorghe Tattarescu, Guido Reni, Giovanni Bellini, Pietro Perugino, Peter Paul Rubens, Gregor Erhart.


^^^^

Muito gostaria também de vos ver no meu Ginjal e Lisboa. Hoje, por lá, continuo com a poesia dita, textos ditos. Eunice Muñoz diz Guerra Junqueiro e Marco D'Almeida diz o Cântico Negro, também de José Régio. Depois Divino Sospiro interpreta Madalena aos pés de Cristo.


^^^^


E, por  hoje, apenas isto. Desejo-vos, meus Caros Leitores, um bom sábado.

(E espero bem que o que se está a passar entre as Coreias lhes passe e que não venha por aí mais fogo para incendiar este mundo já tão castigado. Tanto que precisamos de paz...!)


3 comentários:

Anónimo disse...

Segundo outras fontes, Madalena teria tido uma ligação ao judeu Yeshua, vulgo Jesus. Juntamente com ela estaria a velha mãe (Maria), ao que se crê, de cerca de cerca de 72 anos (apesar de nos “santinhos” da catequese e em várias outras reproduções, desde pintores famosos, aparecer com um ar ainda mais jovem do que o filho – ou O Filho – “Jesus”) e outros irmãos (seriam 6 , ou 7, três, ou quatro rapazes e 3 raparigas, sendo que nem todos da mesma união entre o velho carpinteiro e a tal Maria).
O dito Jesus foi mandado executar pela forma mais humilhante na lei penal Romana, a cruxificação. Para satisfação do “clero” judeu à época.
Enfim, muito mais se poderia dizer sobre isto, mas concentremo-nos no cabrito, ou borrego, que se nos deparará na nossa mesa Pascal, amanhã.
E com um hora a menos...de sono e chuva de permeio, uma maçada!
Ainda sobre Maria Madalena , que terá carpido muita lágrima perante o cruxificado, daí “o chorar que nem uma Madalena” – o que, historicamente, não é assim tão certo, gostei das escolhas dos artistas que a pintaram. Sobretudo da Madalena de Rubens, com o seio descoberto.
Boa Páscoa!
P.Rufino

Pôr do Sol disse...

Passei por aqui só para lhe desejar uma Santa Pascoa e que, com Jesus ressuscitado, sentado no reino dos Céus, nos proteja da peste, da fome e da guerra.

Um beijinho

Maria Eduardo disse...

Olá UJM,
Gostei muito das suas escolhas dos artistas que tão bem pintaram "Maria Madalena" e hoje venho só desejar-lhe uma Santa Páscoa, em família, com muita Paz e Amor, e que Jesus nos proteja de todos os males que pairam no ar.
Um beijinho grande,
maria eduardo