Desafio do Marshmallow: ou come logo e acaba ali o desafio; ou espera e, se aguentar sem comer, recebe mais um doce de prémio, ou seja fica com dois.
Lindo de ver. Uma ternura. Evidencia as diferentes atitudes perante a mesma situação e o que é o auto-controlo e a motivação - ou o oposto.
(Tentei encontrar vídeos em língua portuguesa mas não encontrei muita coisa a meu gosto. Mas, pelo menos para este primeiro, a fala até é quase supérflua. Este 'teste' existe com chocolates, telemóveis ou outras tentações para crianças mas foi deste que mais gostei)
*
Agora em brasileiro. É interessante mas o tom de voz deita um pouco a perder. No entanto, vencendo a reserva inicial, percebe-se que a mensagem está lá e que até está razoavelmente explicada.
*
Agora a voz ao Mestre. Daniel Goleman é o Senhor Inteligência Emocional. Psicólogo, divulgador, Goleman tem 66 anos e é um dos mais reputados especialistas neste assunto.
*
Finalmente António Damásio, o nosso António Damásio. Tenho pena de ser em inglês mas o que encontrei em português foi a entrevista que concedeu a Judite de Sousa. Só que está dividido em partes e cada uma, por si, perde muito. Além disso, o som é mau. Por isso, escolhi este pequeno filme.
*
Voltei a este assunto dado que vários leitores manifestaram o seu interesse nele. É um tema muito interessante e que tem muito a ver com o nosso comportamento. Estuda-se como tudo se estuda nesta vida. A mim é tema que me diz muito. como não é a minha área, limito-me a ler o que encontro, António Damásio, os vários livros, Daniel Goleman, Eduard Punset e o mais que encontrar. Da experiência de vida que tenho, posso dizer que, em minha opinião, é da inteligência emocional, mais do que da inteligência racional, que depende a vida de uma pessoa (quer a nível profissional, quer a nível geral).
*
E desculpem os meus leitores por hoje escrever tão pouco mas estou abalada e preocupada pois soube ao início da noite que uma ex-colega minha, colega e, em tempos, colaboradora, mais nova que eu, muito bem disposta, muito boa pessoa, muito saudável, está mal, uma coisa súbita, aconteceu hoje e acho que ninguém sabe bem o que foi, disseram-me há pouco que iam operar, provavelmente a esta hora está a ser operada. Só quero chegar à manhã para saber que a operação correu bem. A vida é mesmo uma coisa precária, frágil. E o nosso corpo é bicho traiçoeiro.
*
Talvez por isto (mas sei lá eu das minhas motivações quando escrevo) hoje deu-me para escrever uma coisa muito pessoal no Ginjal e Lisboa, uma coisa que me fez acabar de escrever a conter-me para que uma lágrima não viesse por aí abaixo. O poema que serviu de pretexto é do Al Berto. Como música tinha que escolher uma animada, e foi mais um momento feliz, Maria João e Mário Laginha.
*
Tenham, meus Caros, um belo dia. Por favor, aproveitem bem a vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário