quinta-feira, novembro 29, 2012

Sobre o novo artístico penteado de Judite de Sousa, ontem, na entrevista a Passos Coelho. E, de passagem, também sobre alguém que anda a ver se apanha choco à fisga. Relativamente a Nuno Crato que diz que Passos Coelho ontem devia estar a sonhar quando falou em passar-se a pagar o ensino público, não me pronuncio. É mais uma brincadeirinha dos gaiatos deste Governo. Hoje prefiro falar só de coisas sérias.


Às dez da noite, o Um Jeito Manso já vai hoje com oitocentas e tal visitas hoje, um número acima da média usual. A este ritmo, presumo que hoje ultrapasse as mil visitas.

Grande parte das visitas deve-se ao texto que escrevi ontem logo a seguir à entrevista do Primeiro Ministro à TVI. 

Fui ver como é que tantas pessoas vieram cá ter. Claro que a grande maioria escreveu directamente o nome do blogue, o que corresponde à prática habitual. Mas verifico que grande parte das visitas resulta também de entradas via google em que as pessoas escreveram 'entrevista tvi passos coelho', ou 'judite sousa e j.alberto carvalho e p.coelho' ou 'passos coelho aldrabão' ou, ainda, 'passos coelho vai à m...' (estou a falar a sério e aqui já fico admirada porque nunca escrevi estas duas últimas expressões em qualquer texto). Sei que a Google tem a trabalhar consigo centenas de cientistas que diariamente aperfeiçoam o algoritmo que conduz as pessoas que fazem pesquisas através de milhões de documentos, levando-os até a uma hierarquização de sites em que essas palavras figuram. Provavelmente, esse algoritmo já não se limita a ler palavras: às tantas já capta o estado de espírito de quem escreve. 

Mas, voltando às pesquisas no google que trouxeram hoje tanta gente até ao Um Jeito Manso: há muitas, perto de cem talvez, em que o que as pessoas procuram é 'penteado judite sousa' ou 'penteado especial judite e passos coelho'.

E, em relação a estas, penso que as pessoas ao terem ido parar ao meu texto se devem ter sentido  defraudadas, já que pouco falava desse assunto em concreto. Por isso, porque não gosto de decepcionar quem me visita, fui  à procura e encontrei uma fotografia que pertence à edição do DN. Tomo a liberdade de a colocar ali mais abaixo.

Para as pessoas que estão interessadas no estilo Judite de Sousa devo dizer que a acho, em regra, uma boa entrevistadora - excepto quando entrevista Medina Carreira em que coloca um tom de voz e umas expressões infantilizadas que soam disparatadas. Mas vai muito bem com Marcelo Rebelo de Sousa e, vai, em geral, bem. É uma boa profissional. Está atenta, interage polidamente, é rápida, documenta-se bem.

O pior são as toilettes e as maquilhagens e penteados com que às vezes se aperalta. Mini saia, bota alta, pintura carregada, bijuteria espalhafatosa, blusão justo, e outras paramentos que quase parecem disfarces é coisa que a desfavorece e que distrai os espectadores do seu trabalho. 

No entanto, tem outras vezes em que aparece moderada, discreta, muito bem.



Judite de Sousa (com o seu fantástico penteado) e José Alberto Carvalho, na TVI,
entrevistam o Primeiro  ex-Doce  Pedro Passos Coelho
(que passou o programa a ver se disfarçava o mau perder;
um dia o verniz vai saltar-lhe, ah vai, que já faltou mais)



Judite ontem estava surpreendente, um penteado artístico que não passava despercebido. Eu que, quando era pequena queria ser cabeleireira e que ainda não desisti, fico logo entusiasmada, tentando perceber as técnicas usadas, como fizeram os apanhados, se foi à força de laca ou à força de ganchos, e outras coisas assim.

Estava tão diferente que a minha primeira reacção foi ficar de boca aberta. Até gritei pelo meu marido, que viesse depressa (podia ela desaparecer, podia ser apenas uma aparição, uma alucinação minha, sei lá). Ele veio mas não deu muita importância. Apenas disse, referindo-se ao entrevistado: 'Não tenho paciência para ver este gajo'. Mas, afinal, acabámos por ver enquanto jantávamos.

Voltando à Judite: apesar de me parecer um pouco too much, não posso dizer que achasse mal. E estava em black and white, o que é um clássico - nada a dizer. E que uma mulher se reivente, que surpreenda, que procure o que mais a favorece, parece-me bem. E tanto ela experimenta que um dia há-de estabilizar e deixar de, de vez em quando, aparecer com um visual disparatado.

E, por disparatado, houve uma outra coisa que hoje alguém escreveu e que, escrevendo isso, veio cá parar.

Vejam bem - e até vou mudar de linha para que se veja bem (e, uma vez mais, garanto que não estou a brincar, isto é mesmo a sério):

'apanhar choco com fisga'

Isto mesmo. Alguém escreveu 'apanhar choco com fisga' e o google mandou-o para o Um Jeito Manso. 

Vocês percebem? Eu não. Nunca escrevi isto. Aqui não consigo perceber o algoritmo da google. Só se apanhar um choco à fisga é coisa tão maluca que acharam que o melhor era mandar as pessoas para aqui (ou seja, já deve ser internacionalmente sabido que não sou lá muito boa da cabeça).

Mas, uma vez mais, considerando que o cliente tem sempre razão, que não seja por isso. Uma vez mais tentando corresponder às expectativas, aqui vai, então, uma fotografia com alguém que anda a ver se apanha alguma coisa à fisga.



Cavaco Silva com uma fisga, provavelmente a ver se apanha  um choco


Espero que, agora sim, quem aqui venha parar já não se sinta enganado. E voltem sempre, meus Caros, tentarei ter sempre aquilo que procuram. 

Já agora: caso queiram ler qualquer coisa sobre o que acho dos raciocínios errados e erráticos de Passos Coelho explanados na dita entrevista, é um pouco mais abaixo. Não é o próximo texto, é o que está logo abaixo. Mas se não quiserem ficar indispostos, fiquem-se antes pelo calendário Pirelli, sempre é um valor seguro.

Agradecida.


12 comentários:

JOAQUIM CASTILHO disse...

Olá UJM!

Gosto muito da expressão que os brasileiros usam para designar uma mulher que anda muito “apapoilada” o particípio passado do verbo produzir , ou seja ”produzida”.

A Judite de Sousa aparece-nos quase sempre muito produzida o que nada acrescenta à sua valia como profissional e a coloca, por vezes, à beira do ridículo.
Claro que ela não tem a alegria e a espontaneidade de uma Tânia Ribas de Oliveira , que eu gostaria de ver noutro tipo de programas, nem a sobriedade radiofónica da Maria Flor Pedroso mas é uma boa profissional e a “produção” excessiva só a prejudica.
Vejam-se as prédicas dominicais do Prof. Marcelo onde a Judite faz em belo trabalho, mas para quê tanto artificialismo na produção, até nos sapatos que ficam debaixo da mesa.
Mas gostei do penteado com que se mostrou ao PPC!

Já no infantilismo com que trata o Medina Carreira é necessário ter em atenção que o Medina já está na segunda meninice e que a Carreira dele já terminou há muito tempo,
tendo mesmo, há muito,ultrapassado o seu prazo de validade. Só o Mário Crespo é que nunca deu por isso , o que é perfeitamente compreensível!

um abraço e parabéns pelo merecido sucesso do seu blog

Anónimo disse...

Excelente, como sempre. Mas não gostei do penteado, pelo menos na parte da frente, que não assentava no rosto da Judite. Nem a cor que deu ao cabelo. No entanto,o penteado, mostrou-lhe mais a cara, e foi impossível não reparar que ela esteve, por diversas vezes, a conter uma enorme vontade de rir. Quanto ao José Alberto de Carvalho, a expressão dele, olhando Passos a proferir obscenidades, já nem disfarçava o pateta que o sente. E enfim, Passos, esteve péssimo,como já nos habituou, e eu também não tenho o mínimo de pachorra para o ouvir, mas por vezes,interesso-me por ver a que ponto pode chegar a fanfarronada do incompetente, agora que perdeu a falinha mansa, para além do fraco léxico já demonstrado, não tarda, passa a outro mais vernáculo. Aliás, apetecia-me dizer a todos estes patriotas de pin na lapela, onde o deviam meter...
TBM

jrd disse...

Não me leve a mal, mas acho que o penteado da Judite, ficava melhor numa cabeça mais ampla e disponível como a do Seara.
(nada de más interpretações)

bfs

Abraço

Um Jeito Manso disse...

Olá Joaquim Castilho,

Que engraçado o que escreveu, li e sorri e fiquei a sorrir. Deliciosos trocadilhos.

Concordo com os exemplos que deu. Juntaria também a Ana Lourenço da Sic Notícias que é muito serena e muito bem preparada.

A Judite gosta de experimentar novos visuais e nem sempre acerta. Aliás, é frequente a gente olhar para ela e ficar a pensar 'Mas o que é que lhe deu hoje, para vir nestes preparos?'.

Quanto ao Medina Carreira, tem razão. Há um catastrofismo que já cansa. Que os números são uma desgraça, é verdade. Que a classe política é uma desgraça, é verdade. Tudo verdade. Mas tem que haver uma saída para isto.

Por isso, as análises que ele faz são destrutivas.

Quanto ao Mário Crespo: esse é outro. Já cansa.

Muito obrigada pelas suas palavras.

Ontem afinal não chegou às 1.000 visitas mas foi por pouco, por 12. Há bocado fui ver as estatísticas de hoje e já ia em mais de 900. Fico tão perplexa com isto... Se eu fosse alguém conhecido, jornalista, por exemplo, ou referida noutros blogues... agora assim, uma desconhecida aqui sossegada em casa a escrever o que vem à cabeça, não percebo.

Um abraço, Joaquim Castilho!

Um Jeito Manso disse...

Olá TBM,

Acabo de a ler sempre a sorrir e a dizer cá para mim: grande TBM! grande mulher!

Aquele pinzinho ali na lapela de fulanos que andam a passar o país a patacos só serve mesmo é para nos enervar!

Quanto à Judite de Sousa: ela é assimétrica, 'picassiana' disse um dia um leitor. E isso é problemático. Eu, se fosse ela, usaria o cabelo como ela o tinha hoje. Caído, risco ao lado, liso. E uma maquilhagem discreta, simples. Como ela tem uns olhos com uma cor bonita, valorizava os olhos e deixava os lábios num tom natural.

Quando descobre demais o rosto, e quanto pinta a cara de alto a baixo, claro que fica picassiana, assimétrica, excessiva.

Mas, enfim, a verdade é que, com aquele penteado artístico no dia da entrevista, chamou a atenção. Bastaria que, para suavizar, tivesse deixado algum cabelo mais descaído na testa e menos subido. Mas, paciência, saíu-lhe assim.

Mau, mau mesmo, foi o antipático do PPC, 'Ó minha senhora, já me perguntou isso quatro vezes!' e depois tentava disfarçar a irritação com um sorrisinho falso.

E, pelo caminho, foi dizendo que vai cortar ainda mais nas reformas, encarecer a saúde e a educação. Insensível e incompetente.

E, como se não bastassem os sapos que o Paulo Portas tem que engolir todos os dias, agora numa entrevista destas o PPC ainda deixou bem claro que, no governo, o PP é figura secundária.

Estou tão farta desta gente que está a destruir o país.

Mas, enfim: não deixe de ter essa fantástica verve. Gosto imenso de ler o que escreve.

Um abraço, TBM!





Um Jeito Manso disse...

Olá jrd,

Como é possível que, com meia dúzia de palavras, consiga arrancar-me sempre uma gargalhada?

Essa é boa.

Já o escrevi acima. A Judite, como um leitor um dia o escreveu, é 'picassiana', assimétrica, atípica. Mas, apesar disso, quando se arranja de forma discreta, fica bem. Tem uns olhos bonitos e um sorriso agradável.

O Seabra deve ficar um pouco abalado com a insistência com que ela pressionou o seu (dele) chefe.

Agora, quando o vir na televisão, vou-me fartar de rir a imaginá-lo com aquele penteado de tipo Marie Antoinette.

Um abraço, jrd!

Anónimo disse...

Já estou farta deles desde que fora, eleitos. Eles, têm um plano,uma agenda, que lhes está a sair muito bem na sede ao "pote". Seguro,outro parvalhão, mas mais educado que estes retornados, disse,"Não estamos interessados em chegar à captura do poder". Os outros,os quejá lá estão, chamaram-lhe "Pote". E, estão lá. Pote, Plano, Agenda. Esta gente, devia ser atirada, amanhã, 1º de Dezembro, por uma janela . Se não for, vão vender tudo, cumprem o plano, e vão viver, ricos, seja onde for, Angola ou Miami. Como o outro em Paris. Estou demasiado Até o oferecem à família Cavaco,pavilhões e demais e, não tarda, o Palácio de Belém. Atentem nisto. Não tarda. Que ainda vão ver...A Maria não tem lugar para os presépios que ficaram com bois e burros no desemprego, compra o palácio para o realojamento, o tio Salgado só tem de inventar um preço, a fingir, e o preço de ouro do silêncio, até se fará ouvir pela cara de porquinha, da Cristas, mais uma vez, e desde que não seja divulgado uma data de coisas, com que andam há anos, a fazer chantagem com Paulo Portas, e nada tem a ver com submarinos. Essa, história dos submarinos, se quiserem saber quem ficou com a massa, façam-na a Durão Barroso.
Paulo Portas, é , foi sempre, aceita ser,um pobre coitado, nomeio desta podridão, porque , afinal vai sempre, conseguindo ser qualquer coisa. Que, vai acabar nas próximas eleições e, para mal do PSD. partido de PULHAS.
Estou farta desta gente, que com jogos e falas política, nos rouba o futuro. Tenhos saudades de polícos como o meu pai e o meu tio. Fizeram obra, própria, criaram riqueza, para eles e para os seus trabalhadores, e que lhes foi roubada por Soares, Cavacos, e agora até pelo imbecil de Massamá, o homem das noites , escandalosa, das bebedeiras, e de outras coisas, nas noites das coisas- pretas.Não me levem a mal...Sou muito bem informada e por profissão.
TBM

Anónimo disse...

UJM, Minha Cara,
Devo ter um problema de juventude e ciumeira, com a minha mãe, que achava "linda" a Judite de Sousa. E ela tinha olhos de peixe saídos,cara de bimba vulgar, e só melhorou, com os anos, ano a ano, passados quase trinta anos, com alguma coisa que lhe operaram, com acrescentos capilares, com plásticas aos olhos, e muita produção. E ela, está de facto melhor e mais apresentável, que há 20 anos e na sua juventude, que não foi nada famosa em termos de beleza. Portanto, que lhe valha ao menos, a cirurgia plástica,se ela divulgasse tal coisa,os médicos, passariam a ser pagos e muito apreciados. A Judite de Sousa de há trinta anos- façam contas- é bem mais gira,HOJE. Está melhor à parte do tempo que passa. E, passa, eu, sou do tempo dela, e estou - velha. A minha mãe, que era uma gozona, que topava as quatro filhas muito bem, dizia-nos "jamais, seria vossa cabeleireira, ou costureira". Claro que nunca se lembrou, e não podia, ser nossa a nossa a nossa plástica. Se calhar,era a única que sabia da prole que deu ao mundo e que o tempo, não pode vencer as cars nem o tempo que passa...

TBM


Anónimo disse...

Bom dia!

Há largos meses que a "encontrei".Fiquei visita quase diária.A sua escrita,as suas fotos,a sua música...são cativantes.
Hoje deixo uma nota de reforço ao que foi dito acerca de JdeS.A senhora é tão excessiva que anula o lado positivo(ou não)do seu desempenho profissional.Nos idos da minha juventude diríamos que se atavia como quem vai para a ópera.A sobriedade e profissionalismo de MFlor Pedroso e de Ana Lourenço são um oásis na tv portuguesa.
Um doce e sereno Advento.

Um Jeito Manso disse...

Olá TBM, de novo,

Está revoltada e demonstra-o com o coração ao pé da boca e percebe-se. Por estes dias temos muitas razões para andarmos revoltados. De repente parece que o país se tornou inviável, que os direitos deixaram de valer, que o futuro é um tempo a que não interessa chegar porque estará vazio. Na mão de gente ignorante, incompetente, estúpida, todos os valores se esfumam, é assustador.

Por isso, ao vermos o descaminho que o nosso país está a levar ficamos muito revoltados.

Quanto à Judite de Sousa, hoje apresentou de novo o jornal das 8. Estava de cabelo liso, mais discreta. Mas o excesso de pintura acaba por estragar o conjunto. Não sei se ela fez plásticas. Será? Não sei se a grande diferença dela para quando começou é a maquilhagem e a cor de cabelo. Está melhor agora, lá isso é verdade. Mas, se foi alguma plástica, resultou bem. Pelo menos não ficou esticada e inexpressiva.

Mas, voltando ao princípio: espero que, apesar da revolta, consiga abstrair-se um pouco destas agruras e encontrar alegria para que a vida, apesar de tudo, valha a pena. E vamos mas é concentrar as nossas energias a ver como havemos de correr com estes incompetentes e a procurar com uma lanterna alguém que seja melhor...

(Com os habitantes do palácio de Belém já sabemos que não podemos contar para nada.)

Um abraço, TBM, e um belo domingo!

Um Jeito Manso disse...

Olá Caro Anónimo/a,

Sempre que 'conheço' algum(a) dos meus leitores fico sempre muito contente. Ainda bem que deu comigo e que aprecia a minha companhia. Espero nunca desiludir (ou, se isso acontecer alguma vez, que dê desconto).

Quanto à Judite de Sousa, penso que ela é boa profissional. Apresenta bem o telejornal e faz boas entrevistas (excepto ao Dr. Medina Carreira, em que aqueles '...mas ó sôtor, mas então isso quer dizer que vamos ficar sem nada...', num tom de voz infantil).

Não percebo se não há aconselhamento de imagem nas estações de televisão ou se é ela que se aperalta à sua vontade. Fica bem melhor quando se pinta pouco e se veste discretamente.

A Ana Lourenço e a Mª Flor Pedroso são de facto moderadas, bem preparadas, discretas. Tal como o Paulo Magalhães na TVI é um entrevistador muito bom, muito discreto, muito atento, simpático.

Muito obrigada pelas suas visitas e pelas suas palavras.

um belo domingo para si!

Um Jeito Manso disse...

Caro(a) Anónimo(a),

Volto aqui outra vez para lhe e desejar também um bom Advento.

Já estamos quase no Natal, parece-me quase impossível, ainda há pouco estávamos no verão.

(Mas isto, queixando-me do rápido passar do tempo, já parece conversa de velha, não é?)