sábado, agosto 11, 2012

Eu, aquela que vocês não conhecem - ou conhecem? (...e, de caminho, Kate Moss fotografada por Tim Walker)




Kate Moss para a revista Love, fotografada por Tim Walker


Que estranheza é esta no meu olhar? Quem é esta que olha o espelho julgando que é outra aquela que a olha?

Sou um corpo que transporta a minha alma? Um corpo que, embora agindo independentemente da minha vontade, me condiciona a mim que sou outra? Eu sou um corpo, um amontoado de células?

Ou sou uma alma envolta por um corpo acidental? Ou seja, sou intangivelmente, imaterialmente, nada mais que as minhas ideias, os meus sentimentos, a minha maneira de ser? 

Ou a minha alma é influenciada pelo meu corpo? E poderia eu continuar a ser eu se o corpo que me envolve fosse outro? 

E sou a que me vejo ou sou a que me vêem?

Sou a que tem cores, alegrias, luz, palavras e risos jorrando como de uma nascente, incertezas, medos, sou esta que aqui estou a escrevendo, ou sou apenas um nome que não se conhece e cujas palavras atravessam o espaço, alguém sem rosto, sem corpo, apenas um conjunto de palavras no vosso écran? 

Pergunto-vos porque não sei. 

Quando é que sou mais verdadeira? Quando vos falo de mim, dos meus amores, ou quando a minha imaginação me conduz até a bosques por onde andam faunos perdidos? Se todas as palavras saem de mim, da minha cabeça, como distinguir as que são verdadeiras das que o não são? E o que é a verdade? É o que aconteceu? Mas quem sabe toda a verdade sobre o que aconteceu? 

Nesta noite silenciosa em que lhe escrevo, estou longe ou estou estranhamente perto de si que me está agora a ler? Acabo de escrever estas palavras e já, você, querido Leitor, está agora com as minhas palavras junto a si, lendo-as, deixando que os seus olhos as levem para dentro de si. Então, estou longe, algures, isolada no meio de uma noite imensa ou estou junto a si, a minha respiração encostada à sua? E conheço-me eu melhor a mim própria ou conhece-me você, querido Leitor, que eu desconheço?

Vejo-me ao espelho e pergunto-me: quem sou eu? Mas não é a um espelho de verdade que me olho, é a si, querido leitor, é a si que eu pergunto: quem sou eu?


**

Bem, apetece-me desanuviar. Vou ver e convido-vos a verem comigo um conjunto de fotografias feitas muito recentemente pelo fotógrafo Tim Walker no Hotel Ritz de Paris, na suite Coco Chanel, antes do hotel fechar por um período de 2 anos para ser remodelado. A modelo é a musa inspiradora dos grandes fotógrafos da actualidade, a versátil Kate Moss, uma personagem que sabe exprimir muito bem a estranheza e a ambiguidade.



*

E tenham, meus Caros Leitores, um belo sábado. 

8 comentários:

Isabel disse...

Eu acho (agora a sério) que é uma pessoa simpática, cheia de energia e muito criativa!

jrd disse...

Independentemente do corpo ter ou não influência, não são muitas as almas capazes de escrever assim.
Bom resto de Sábado

jrd disse...

Hoje tem uma resposta ao seu comentário no bth.

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

Muita obrigada pela sua simpatia. Talvez geralmente seja assim, especialmente no que se refere à energia mas, como toda a gente, tenho dias.

Mas fico contente por passar uma imagem positiva pois talvez, assim, ao lerem-me, as pessoas, quando acabam, fiquem um pouco mais animadas pois já bastam as preocupações do dia a dia.

Um bom resto de fim de semana e um beijinho, Isabel!

Um Jeito Manso disse...

Olá jrd,

Fiquei sensibilizada com as suas palavras. Muito obrigada.

Um bom resto de fim de semana para si também, jrd!

Um Jeito Manso disse...

jrd, de novo,

Era para ter acrescentado na resposta anterior mas passou-me. Vai agora aqui: já li a sua resposta e já li os seus posts de hoje, deliciosos, oportunos, irónicos. A fotografia do cão asseado e cheio de civismo também um piadão. Agrada-me imneso o seu sentido de humor. Agradam-me também muito as músicas que escolhe

Quanto aos alemães, já uma vez escrevi aqui que tendo eu tido oportunidade de trabalhar com pessoas de várias nacionalidades, aquelas com quem eu mais gostei de trabalhar foi com alemães (quer com pessoas, quer com empresas - impecáveis, simples, pragmáticos, simpáticos, cumpridores. Se calhar tive sorte).

Contudo, e sem recuar na história, reconheço que a 'turminha' que agora governa a Alemanha está a destruir a Europa.

Anónimo disse...

Jeitinho, é com toda a certeza uma pessoa inteligente, criativa, moderna,culta, com uma alma muito bonita e um espírito super jovem e leve.
Beijinho
Ana

Um Jeito Manso disse...

Olá Ana,

Está de volta! As férias já acabaram, então? Espero que tenham sido muito boas, tão boas que já esteja com vontade de repetir a dose...

Ao ver as vossas respostas tão simpáticas fico um bocado sem jeito pois até pode parecer que eu, ao escrever o que escrevi ontem à noite, estava 'fishing for compliments', ou seja, a pedir elogios. Não estava, deu-me apenas para aquilo, para me questionar mesmo pois faz-me um pouco de impressão eu estar aqui a falar tanto de mim, a expor-me, a fantasiar, e expor (sem filtro) a minha imaginação. E questiono-me sobre o que pensarão vocês de mim já que eu própria, às tantas, também nem sei bem.

Ao lerem-me, sem que eu disfarce ou maquilhe as minhas ideias, ou sequer meça bem a interpretação que lhes podem dar, ficam talvez a conhecer tanto de mim como eu própria.

Mas, enfim, seja como for: gostei de saber que tem uma opinião tão positiva de mim. Mas olhe, embora eu goste de pensar que o que diz se me aplica, tenho que dizer que, na verdade, o que eu acho é que sou uma pessoa normalíssima (talvez apenas um pouco louca...).

No entanto, agradeço muito as suas palavras. É sempre bom ouvir palavras agradáveis a nosso respeito, não é?

Um beijinho e dias felizes (de férias ou não)!