quinta-feira, fevereiro 23, 2012

A misteriosa advogada volta a dar notícias; o meu amigo está à beira de um ataque de nervos; a mulher dele tem um surpreendente amigo no facebook - e eu cada vez percebo menos disto...!


Música, por favor
Natalie Merchant - My Skin

[]

Hoje, logo de manhã, antes de sair de casa, numa corrida, não resisti a espreitar a inbox e, na mouche: novo mail, agora de um novo endereço que invoca o carnaval de Veneza (e até me apetecia aqui reproduzi-lo, pelo sentido de humor que demonstra – mas não o faço, claro). Contudo, transcrevo o mail.

Será a misteriosa advogada...?

Anda a brincar. Transcreveu o meu mail. Não percebo que brincadeira é esta mas já me tinham avisado que isto podia acontecer pelo que, quando fui ver o seu blogue, não fiquei surpreendida e até gostei da ideia das máscaras de veneza. Mas recomendo que mantenha a coisa no registo da brincadeira, não exagere. Provavelmente vai também transcrever este mail e aproveito para informá-la que eu também gosto de brincar.”

Quando vi o mail também não fiquei surpreendida e confesso que até apreciei o fair play. Não acrescenta nada tal como o mail de ontem mas sugere que pode ser uma coisa diferente do que parece. Isto começa a ter alguma graça.

[]


Entretanto, a meio da manhã, estava eu com pessoas no gabinete, quando recebo um telefonema do meu amigo, todo arreliado, ‘mas qual é a tua? Explica que eu sou capaz de fazer um esforço para perceber.’ Fiz-me desentendida, também não queria que as pessoas que estavam na mesa de reuniões percebessem a conversa, ‘estás a falar de quê? E, olha, fala mais devagarinho, pau-sa-da-men-te, como o ministro de que tanto gostas.’

Reagiu com maus modos, que não tinha tempo nem paciência para brincadeiras. Ri-me ‘Que mau feitio, credo. Jet leg, my friend? Conta lá, meu amigo, o que te aflige, conta lá que eu já vejo se te posso ajudar’. Ouvi-o suspirar alto do outro lado, furioso. ‘Pára com essa brincadeira ridícula, não estou para ter problemas com isto.’ Presumi que estivesse a referir-se ao facto de eu ter publicado ontem, aqui, o mail que, com esta fúria, concluo que é mesmo da amiga, da advogada.

Respondi-lhe, no gozo, ‘Está bem, fica descansado que vou ver como é que te posso ajudar nessa aflição.’ Depois, como ele se preparasse para desligar, chamei-o ‘Olha, espera, não desligues: à vinda da China, paraste em Veneza para tratar de negócios, não foi? Podias ter trazido uma máscara para ofereceres à tua mulher…ou à tua advogada….’. Respondeu, fulo: ‘vou desligar, tenho mais que fazer. E pára com a brincadeira!’.

[]


Entretanto, há pouco, depois de ter escrito o texto abaixo sobre a desgraça anunciada que era a política de transportes deste governo (a dos transportes e todas as outras, diga-se), lembrei-me de ir espreitar a página da minha amiga no facebook.

Lá vi já uma das fotografias que lhe tirei e, claro, vários dedos espetados, muitos elogios à a sua beleza, outros simpáticos a dizerem que quase parece a filha (de facto, a mais nova é a cara dela), outros a perguntarem quem foi o fotógrafo (vá lá...!), comentários engraçados, mas qualquer coisa me dizia que, entre os seus amigos de facebook, poderia estar alguma resposta à minha curiosidade. Claro que vários amigos dela são também meus conhecidos e outros são conhecidos de conhecidos, gente de quem se ouve falar, gente que aparece por aí. E os filhos e sobrinhos e mais alguma família e até a minha filha. No entanto, para minha surpresa, uma boa meia dúzia não apenas me é totalmente estranha como até tem um ar vagamente alternativo, ar talvez de designers, publicitários, investigadores de biotecnologia, não sei, por aí (para não me atrasar muito, senão isto ia dar para tarde demais, não quis perder tempo a espreitar a página deles para perceber de que se ocupam; amanhã pergunto à minha filha se sabe quem são).


E, para minha ainda maior surpresa, no meio de todo aquele grupo de jet set polvilhado com alternativos, não é que vejo uma pessoa muito conhecida, muito ligada a causas de esquerda etc e tal ....? (e mais não digo porque, como me avisou a advogada veneziana, não devo exagerar).

Dali saltei para a página dele, milhares de amigos, um séquito. O exército caviar gauche todo perfilado. E, ali no meio, destacada pela diferença, a minha bela amiga, a doce e conservadora mulher do CEO* mais elogiado da nossa praça. Ele há coisas…

E, aqui estou, pois, a escrever-vos isto e sem perceber qual a liaison entre aqueles dois. Qualquer coisa me diz que foi dali que partiu a recomendação do livro do Chomsky para o neo liberal marido.

Começo a estar deveras intrigada com os meus amigos que eu achava que conhecia tão bem.

[]


Não quererá você, misteriosa mulher da máscara veneziana, escrever-me mais um mail, desta vez com algumas pistas (pode ser até uma coisa do tipo caça ao tesouro, para deixar o seu amigo ainda mais nervoso…)?

|||||||||||||||||||||

Nota 1: Se estiver já perdido no meio do enredo, pode colocar os textos todos de carreirinha se for ali ao lado direito e, nas etiquetas, escolher a que diz 'folhetim'. Aparecer-lhe-ão apenas os posts que se referem a estas peripécias.


* CEO = Chief Executive Officer, isto é, Presidente da Comissão Executiva 


Nota 2: Mas se lhe apetecer antes saber o que penso da política de transportes de Passos Coelho, ou da minha experiência com os jogos de gestão e de como era útil que estes aprendizes de governação os praticassem ou, ainda, o que penso da carta dos 12 primeiros ministros (entre os quais não se encontra Passos Coelho!) relativamente ao relançamento económico da Europa, então siga, por favor, até ao post abaixo.


Nota 3: Escuso de dizer que, se lhe apetecer, antes, desafogar o espírito com uma coisa mais aluada, o convido a deslocar-se até ao Ginjal e Lisboa, hoje com Helga Moreira et al (... não atino com aquelas cores - escolho-as num computador e ficam todas bonitinhas, vejo noutro e estão uma coisa despropositada. Só tenho coisas que me ralem...)

||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

E, claro está, desejo-vos uma bela quinta-feira!
 ..................

2 comentários:

Maria disse...

Jeitinho amiga:
A história está cada vez mais interessante. O único incomodado, é o seu amigo. A advogada e a mulher, estão a gozar a história, tanto com nós.
Será que ainda há uma terceira?
Afinal havia outra?
Ai o que eu me tenho rido!
Beijinhos
Maria

Um Jeito Manso disse...

Olá Maria,

Ainda me admiro como é que alguém consegue colocar comentários. Eu, quando tento colocar num outro blogue qualquer, aparecem-me uns gatafunhos de tal ordem, que não consigo acertar de maneira nenhuma. Olho de lado, espreito por cima mas há sempre letras encavalitadas... e acabo por desistir.

Quanto à história nem sabe como eu me divirto a escrever (o problema é o sono...)

Beijinhos, Mary.