terça-feira, fevereiro 01, 2011

Não é a Revolução do Jasmim nem é na Tunísia nem no Egipto

Jasmim (?) e Artemísia

Por esta altura aparecem as primeiras flores in heaven. Não estou certa que esta flor tão bonita seja jasmim mas assim me aparece lindíssima, de uma pureza quase transcendente, junto a uma artemísia delicada, platinada, perfumada.

Este ano o seu surgimento coincidiu com a revolução dos jasmins que, na Tunísia, marca o imprevisto surgimento da revolta popular - que agora se alastrou ao egipto e veremos o que por aí vem. Por estas alturas, a diplomacia e a política de bastidores jogam forte, é um xadrez para profissionais.

Nas ruas o povo mostra como é sempre possível tornear as dificuldades, as barreiras, as grades. E eu mostro-vos o exemplo das minhas glicínias. Sob o aspecto de etéreas trepadeiras de gentis cachos floridos, há esta força, esta capacidade de resistir, de tornear obstáculos.

Tronco de glicínia enrolado ao gradeamento

A política é um exercício que tem altos e baixos e países que marcaram a história da humanidade, como o Egipto, mergulham depois em marasmos como aconteceu nestas últimas décadas, sob um jugo unipessoal.

A Natureza tem também raivas e desatinos (como as recentes cheias assassinas no Brasil ou Austrália) mas é sempre uma coisa fantástica e eu amo-a como se amam as coisas divinas. Une force majeure, an act of God.

Talvez também por isso, aqui, neste meu reino, sinto que estou in heaven.

Sem comentários: