sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Let egyptian people rule. Let them be happy in democracy. Let them feel free and happy.

Ultimamente os dias 11 não ficavam na história pelos melhores motivos mas o de hoje contraria a tendência. O povo do Egito saíu à rua e, determinadamente, exigiu o fim do regime. Sem violência e, aparentemente, sem organização, forçou a saída de Mubarak. A Europa assiste admirada ao que se passa no mundo árabe.


Claro que houve também a força enorme da internet que propaga como um rastilho opiniões e informações, claro que Barack Obama foi absolutamente determinante, claro que Sarkozy, Angela Merkel, David Cameron  e todos os outros, que, a uma só voz tiraram o tapete a Mubarak exigindo que fosse feita a vontade ao povo, criaram as condições para que o antigo aliado do Ocidente, o último faraó como lhe chamam, se visse forçado a sair pela porta pequena.


Obama hoje, em mais uma memorável comunicação (um modelo de comunicação eficaz), congratulou-se e traçou já a agenda para os próximos tempos: transição pacífica, fim do estado de emergência, preparação de eleições livres, etc.

Imagino que os bastidores fervilhem de acordos, compromissos, escolhas. Um país que viveu reprimido tem a classe política opositora ao antigo regime desorganizada ou inexistente, pelo que não é evidente que, do povo feliz das ruas, emane uma elite coesa que esteja apta, de súbito, a formar governo. Uma ajuda pode ser necessária.

Mas Obama merece confiança e tenho esperança que os conselhos e apoio que os EUA estarão agora a dar irão no bom sentido, permitindo que a solução a encontrar respeite a liberdade e a identidade do povo.


As fotografias mostram um povo vitorioso, todos riem, e tantas mulheres, tantos jovens. Desejo-lhes as maiores felicidades. Que o seu imenso desejo de liberdade seja cumprido, que a alegria e firmeza que têm mostrado seja o garante de que o futuro regime venha a ser democrata e traga prosperidade e liberdade.

A brecha histórica que se abriu com a revolução dos jasmins na Tunísia, acentuou-se hoje no Egipto e a história do mundo árabe está a fazer-se sob o nosso olhar.

Good luck to you egyptian men and women. For you, my spring flowers, white wild jasmine. Be happy, be free.

زهرة بيضاء سلام لك. هتاف.

حظا سعيدا ، والشعب المصري وتكون سعيدا

وآمل أن تمنياتي، وكتب في العربية، أي معنى

Sem comentários: