sexta-feira, janeiro 21, 2011

Cavaco Silva: "se não ganhar, os juros vão subir"? Então porque é que, até aqui, subiram tanto, consigo na Presidência da República? Que argumento tão disparatado. Shame on you, Mr. President.

Estou quase como o convalescente Alberto João, quando se referia a Cavaco Silva como o Sr. Silva. Mas este Senhor Silva anda a aborrecer-me. Arrasta multidões de pessoas da terceira idade que o aplaudem como se ele fosse o líder da oposição, o candidato que, ganhando estas eleições, lhes vai aumentar as pensões, lhes vai arranjar emprego, lhes vai repor as linhas de caminho de ferro. E ele alimenta esta ilusão e, entusiasmado com esta vaga de fundo, não apenas a cavalga como vai prometendo um reinado activo. Cavaco vai virar uma Rainha de Inglaterra com look de Sarkozy.

Não contente com isso, inchado de demagogia e populista como nem Portas, Louça e Jerónimo todos juntos conseguem ser, agora diz que, se não ganhar na 1ª volta, os juros vão subir, o dinheiro vai escassear, a vida das pessoas vai piorar. Claro que as pessoas, no meio desta crise, assustadas, e convencidas que ele e 'a sua senhora' são gente de bem, acreditam na ameaça.

E eu ouço esta argumentação e penso: isto não é intelectualmente honesto. Abusar da credulidade e da pouca informação do sector mais carenciado da população, não é coisa bonita de ser ver. E aborrece-me pensar que este homem, que é capaz de se pôr aos saltos no meio da rua, que diz incompreensíveis palermices, que andou contido e sonso durante o 1º mandato, se prepara para se ir instalar mais 5 anos em Belém a fazer sabe-se lá o quê - provavelmente a fazer a vida negra a Sócrates.

Mil defeitos pode ter José Sócrates mas trabalha, luta, prepara-se e não baixa os braços. Ele vai à Alemanha vender atoalhados, vai a Timor, ao Dubai, à China, ao Brasil, e leva empresários tentando que façam negócios, vende a dívida (*), luta, luta, luta, luta. Pode estender o optimismo até à fronteira do abismo, pode ocultar os problemas tentando que a economia não desanime, pode ter cedido face à contestação frentista (PCP+PSD+CD+BE) e não ter sido capaz de acabar com institutos, privilégios e encargos impossíveis de sustentar, mas luta, trabalha, não dorme, e estuda os números, argumenta, desdobra-se em entrevistas.

Algum dos senhores deputados que estão na Assembleia como vizinhas e comadres num pátio, à janela, na varanda, na cusquice, a discutirem as notícias dos media, sem fazerem leis, sem se importarem com os reais problemas do País, trabalha um décimo do que trabalha José Sócrates?

E anda agora Cavaco, deslealmente, a torpedear o esforço quase sobre-humano que Sócrates anda a fazer há anos...? Com argumentação básica, populista...? 

Mas sobretudo: armar-se em sindicalista radical e derrubar o governo para quê, Senhor Presidente? Para pôr lá quem? O imaterial Pedro Passos Coelho e mais a sua trupe? Os irmãos Miguel e Miguel, Frasquilho & Relvas? E mais quem Senhor Presidente?

Candidato Silva - muita demagogia, muito taticismo primário
(*) Arreliam-me também as virgens ofendidas (tontas, tontas como geralmente são as virgens retardadas) que para aí andam incomodadas com a compra de dívida por parte dos países ricos que não respeitam os direitos humanos. É chato. Concordo que é chato. Mas, quando há leilões, alguém sabe quem é que está a comprar a dívida? E, se forem fundos, sabe-se lá do quê, de que países: já ninguém se importa?

Chato é estarmos tão endividados que nos endividamos para pagar encargos, para pagar o que compramos, para pagar o que comemos. Chato é a situação de desequíbrio financeiro a que chegámos, chata é a situação de debilidade económica em que nos encontramos. Mas isso não é culpa deste governo: é fruto de décadas de laxismo, de novo-riquismo, de ignorância, de falta de exigência. E refiro-me, não os vários governos que temos tido, mas a nós todos que elegemos gente desqualificada para a exigência das funções que desempenha. Aqui não há que colocar a culpa 'neles' porque os culpados disto somos nós.


Nota: E agora, aqui neste cantinho, viro-me para o murinho e lamento-me: não quero o Cavaco... mas faço o quê? Nenhum outro dará um bom Presidente... Abstenho-me? Faço o quê?

Sem comentários: