sexta-feira, outubro 17, 2014

Bibliotecas - ou a elegância dos livros bem arrumados


Depois de nos dois posts abaixo ter descrito, em registo quase estenográfico, a opinião de Manuela Ferreira Leite na TVI e a de Pacheco Pereira, Lobo Xavier e António Costa na Quadratura do Círculo em que todos, de forma quase unânime, arrasaram o Orçamento para 2015 e a estultícia de quem os elaborou e apresentou - e que vos peço que não deixem de ver pois são vozes lúcidas que se afirmam em contra corrente - aqui, agora, parto para o mundo dos livros.


Como sabem os que aqui me costumam visitar, tenho um caso com a arrumação dos livros. Um caso complicado. Nunca os consigo ter arrumados nem consigo perceber qual a forma de os manter disciplinados sem que se percam de mim. Gosto de os ter ao monte a rodear-me. Os que se encontram bem comportados, arrumados por ordem alfabética em estantes temáticas, tornam-se-me estranhos, longínquos, esqueço-me deles.

Talvez por ser assim, tenho ao mesmo tempo uma paixão por estantes, bibliotecas. Gosto de as ver, invejo-as, tento perceber qual o mistério que leva umas pessoas a serem tão bem eficientemente arrumadinhas e eu esta bagunceira. 

Há bocado, antes dos programas de televisão que referi, estive a dar uma passeata pela net e descobri umas estantes que são uma belezura. Mostro-vos. Diferentes estilos, tudo à larguinha, fácil de aceder, nada dos apertos como aqueles em que os meus estão, nem em segunda fila, tudo com espaço para se juntarem novos livros: em suma, uma civilização.




















____


E, por falar em elegância:


Quixotic - Surface: Nelson - Aerial Swing





Performed on the Bloch Building at the Nelson Atkins Museum of Art in Kansas City. Part of a a Site Specific Performance and Collaboration between Quixotic & the Nelson.

  • Choreography and Performance by: Chelsea Teel Wilcox.
  • Technical Direction: Matt Bennet
  • Aerial Rigging Crew: Nate Rose, EJ Reinagel, Derek Kasper
  • Original music : Noel Selders, Anthony Magliano, Shane Borth


________


Relembro: não deixem, por favor, de descer até aos dois posts que se seguem pois é de opiniões lúcidas, objectivas e isentas que ali se fala.

(Isentas? Bem... eles não escondem o desprezo que sentem pela camarilha que nos desgoverna. Mas eu percebo-os e, de resto, isso em nada reduz o valor do que pensam e dizem.)


_

Sem comentários: