O Mentenegro vai conseguir concluir antes da data prevista o objetivo que tinha/tem de acabar com o SNS.
Nomear a Ana Paula Martins para ministra da Saúde -- a sua incompetência para o cargo é demonstrada dia sim, dia sim -- foi uma peça do puzzle. O objetivo é passar os processos lucrativos da Saúde para os privados e deixar ao cuidado dos serviços públicos os casos que os privados não querem. É esta a politica do Governo.
O caso Gandra d´Almeida é exemplar. Primeiro o Governo correu com o Fernando Araújo que manifestamente tinha a competência suficiente para o cargo de diretor executivo do SNS, e nomeou um incompetente.
E quando me refiro ao Governo é porque não acredito que o processo que conduziu à demissão de FA e à nomeação de GdA não tenham tido o beneplácito do PM.
"Acertaram" na escolha do novo diretor executivo do SNS porque a incompetência do d´Almeida conseguiu piorar a prestação dos serviços do SNS em todos os aspetos, e todas as medidas que tomou foram um desastre. Obviamente que a Ministra é corresponsável por este estado de coisas.
Mas tiveram azar: o d´Almeida não conseguiu levar o trabalho até ao fim. A comunicação social descobriu que o d`Almeida, para além de incompetente, é um tipo cheio de chico espertezas. Era diretor do INEM Norte e, embora seja proibido, prestava serviços remunerados como tarefeiro em Hospitais no Algarve.
Devia ser esclarecido como, sendo diretor a tempo inteiro, viajava 500 km e conseguia prestar serviços durante o número de horas suficientes para ganhar cerca de 200 mil Euros em pouco mais de dois anos.
Mas, aparentemente, a ser verdade a suspeição que veio a lume, a chico esperteza pode não se ter ficado por aqui. Segundo notícias e ainda em investigação, há desconfianças de que tenha ultrapassado filas de espera para uma cirurgia no SNS e, pasme-se, embora tivesse uma atividade profissional muito acima da media, parece que conseguiu que lhe fosse atribuído um grau de incapacidade de 60%.
Entretanto, criou uma empresa com a mulher para faturar os serviços que prestava, empresa essa onde provavelmente "meteria" todas as despesas que podia para não pagar IRC. E, simultaneamente, como tem uma incapacidade de 60%. tem desconto no IRS. O d`Almeida não brinca em serviço ou não fosse ele militar.
Realmente é preciso descaramento!
Mas também é preciso fazer algumas perguntas: o governo não sabia do "esquema" do d`Almeida? Ou a ministra saberia e "assobiou" para o lado?
Que tipo de escrutínio é feito quando são nomeados dirigentes?
O critério é apenas o cartão do PSD, não sendo relevante a competência?
Se as nomeações do Governo/Ministra para o SNS e para o INEM foram os dois incompetentes que conhecemos, provavelmente os novos administradores das ULS serão igualmente incompetentes nomeados por critérios apenas partidários, ou não? É o mais provável.
Será que as ressalvas da CRESAP na escolha dos futuros administradores e directores são tidas em conta ou basta apenas a assinatura do PM para eles serem nomeados, independentemente de não terem competência para a função?
Também seria interessante sabermos quantos médicos saíram do SNS para o privado mas, de facto, continuam a prestar serviços ao SNS como tarefeiros. O valor pago definido pela atual ministra potencia este estado de coisas.
Só mais uma coisinha: tem sentido os médicos formarem empresas para prestarem serviços como tarefeiros ao SNS unicamente porque, assim, conseguem pagar menos impostos? Eu diria que não!
O objetivo do Montenegro e da Ana Paula Martins parece ser darem cabo do SNS e, passo a passo, parece que estão a caminho de o conseguirem.
Contudo ainda tenho alguma esperança que não sejam bem sucedidos.
_________________________________
Já agora
4 comentários:
Medicamentos vitais já são distribuídos no HSM em carteirinhas de 10 unidades(correspondente a 10 dias de medicação). Temos um PM insano, uma MS incompetente e ainda acresce um MRS, sem vergonha? Atingirá esta gentinha o real significado das coisas?
Cara UJM
Posso responder às suas perguntas:
1. Sim, eram conhecidos do primeiro-ministro as chico-espertices do individuo. Pois o próprio também é useiro na utilização deles. A sua vida profisdional fala pir si. E se sabes os meus rabos de palha, também sei os teus.
2. Nenhum. Se é da pandilha e é amigo do amigo fo amigo do partido, ou andou a sujar o cu das calças nas madrassas das juventudes partidárias , serve.
3. Para além do cartão interessa tipos pouco instruídos, com iliteracia funcional enorme e com rabos de palha para não nos aborrecer.
4. É mesmo para acabar com o SNS. Nao vai chegar aos 50 anos.
Um grande. Abraço
Américo Costa
Médico do SNS.
Muito oportunas as questões levantadas no artigo, assim como as do Dr. Américo Costa.
É evidente que esta direita, é do mais paupérrimo de gente para governar e para além da incompetência querem a todo o custo cumprir uma agenda desmiolada de neoliberalismo selvagem ao jeito passista.
Mas quem verdadeiramente, deve ser responsabilizado, e levar com manifs a pedir a sua demissão, é o populista Marcelo, que passou por cima da vontade popular em dar uma maioria absoluta ao PS, mesmo assim, foi expulsa do parlamento para levar ao colo esta reacionária direita muito do agrado do PR. Este governo com este presidente é a vergonha nacional.
Mente/Montenegro no original deve ter sido Schwarzberg...
Enviar um comentário