segunda-feira, janeiro 02, 2023

Primeiro dia do ano

 

Quando tocou o despertador, dormia profundamente. O meu marido já devia estar levantado há séculos. Por um momento tentei situar-me. Pensei: 'Bolas, esqueci-me de desmarcar o despertador. É domingo, posso dormir à vontade'. Mas, de imediato, caí na real: 'Caraças. É dia de Ano Novo!'. Levantei-me de súbito e, de imediato, tive um problema para resolver.

Houve uma altura em que, antecipadamente, me lembrava daquele hábito de estrear uma peça de roupa, tenho ideia que azul. Onde isso já vai. Este ano nem de tal me lembrei. Puxei pela cabeça e a única coisa que me ocorreu foi um par de meias de lã ainda por estrear. Por sinal, muito pouco adequadas para a ocasião; mas o que não tem solução, solucionado está. São quentinhas, por sinal em cinzento mesclado com cós em branco. Para ter qualquer coisa azul repesquei uma blusa que não vestia há algum tempo. Foi o que se arranjou. 

Calças pretas, blusa de meia manga e decote em bico em azul navy e meias de lã cinzentas. Fashion. Para dar um toque, coloquei um colar comprido, com peças assimétricas, em turquesa. Nada a ver com nada. Nem no tom, com a blusa, nem no género com as meias. Mas, enfim, as coisas nem sempre têm que ser tom sobre tom nem os géneros têm que estar alinhados. Um certo toque de caos pode ser promissor. (Digo eu...)

O importante é que, passado pouco tempo de me ter levantado, estava em acção na cozinha. Claro que não estava com a toilette vestida senão, quando me sentasse à mesa, estaria a tresandar a cozinhados.

Entretanto, o meu marido estava a trazer a mesa de madeira que está no terraço para a colocar a seguir à da sala de jantar. E o cão estava a olhar para nós como sempre faz nestas alturas em que pressente que vai haver movimentação, intrigado, sem atingir,  priori, a dimensão da coisa.

O dia, apesar de chuvoso, foi muito bom. Como é nosso hábito, festejámos o início do ano novo com um almoço em família. Não há, para mim, maneira melhor de começar um ano. 

Vou só dizer a ementa. Não conto já como fiz porque estou a ver um filme divertidíssimo na 1, Last Vegas, Despedida de arromba. E, quando gosto de um filme como este, que me faz rir e, ao mesmo tempo, me enternece, tenho uma certa dificuldade em estar a ver e a escrever ao mesmo tempo. Sorry.

A ementa foi a seguinte:

Entradas

- Tostas com queijo fresco de ervas e salmão fumado

- Tostas de queijo mozzarela derretido com presunto

- Uma espécie de tiropitas

- Empadas de carnes

- Embrulhadinhos de alheira de caça e requeijão

- Salada de tomate cherry com mozzarela fresca às bolinhas

Prato principal

- Cachaço cortado à italiana cozinhado a baixa temperatura, com batatinhas

Acompanhamento secundário

- Massa com trufas

- Massa recheada com trufas e cogumelos

- Massa recheada com queijo de cabra e figos

Sobremesa

- Cheesecake simples (vindo de casa do meu filho)

- Tiramisu (idem)

- Cheesecake com frutos vermelhos

- Torta de laranja (vinda de casa da minha filha)

- Broas de doce de ovos

- Também vieram broas de mel de casa da minha mãe mas esquecemo-nos de pôr na mesa

- Bombons diversos

- Uvas pretas sem grainha (os miúdos adoram)

_______________________________________________

Um dia bom

Saúde. Alegria e bom apetite. Paz.

4 comentários:

APS disse...

E não beberam vinho?!...
Bom ano de 2023!

Um Jeito Manso disse...

Olá APS,

Claro que sim. Tem toda a razão em lembrar. Esqueço-me quase sempre desse pormaior.

Agora não fique chocado... Bem sei que deveria ter sido tinto. Mas, a pedido de várias famílias que preferiam bebida fresca e também por mim que gostaria de começar o ano com ele, foi Burmester branco (mais concretamente Lagar de Burmester, Reserva).

Um belo 2023 para si e para os seus, APS!

ccastanho disse...

UJM

Para primeiro dia do ano... O Pedro Barroso, dá a receita.

Um bom Ano Novo,

https://www.youtube.com/watch?v=oTipo7y-pC8

Um Jeito Manso disse...

Olá Ccastanho,

Não conhecia. Intenso. Gostei. Boa escolha. Muito obrigada.

Dias felizes. Agora nunca é tarde...