sexta-feira, julho 25, 2025

Cidadania
-- A palavra ao meu marido --

 

A educação vai mal. Mais de um milhão de alunos sem aulas, barracadas no exame do nono ano, médias muito más a disciplinas fundamentais, saídas de professores nos próximos anos em grande número, portais do ministério sem funcionarem. 

E o que faz o ministro? Faz o costume: atira para a discussão a reforma da disciplina de cidadania. Uma reforma claramente política para satisfazer a direita. 

Foi penoso ver a intervenção de ontem do ministro sobre o tema da disciplina de cidadania e a questão da educação sexual estar ou não incluída nas "dimensões" da disciplina e que a mesma podia ser "densificada" pelas escolas (as palavras que utilizou para baralhar e dar de novo são brutais). 

Fiquei a saber que o problema da educação sexual abordada até agora em cidadania era que não estava  "estruturada" e que cada professor falava do assunto como queria. Mas fiquei também a saber que agora cada escola poderia ou não "densificar" a educação sexual. Em resumo não estava estruturada, segundo o ministro, e agora também não está, cabendo a cada escola "densificar", quer dizer estruturar, a forma como a educação sexual será abordada. 

Mas mais curioso ainda é que o ministro referiu que já tinha alertado para o facto de não saber quais são os professores que vão dar a disciplina e que estes professores ainda têm que fazer formação. 

Curioso. Pensava que este tipo de coisas era da responsabilidade do ministério. Mas, afinal, deve ser um assunto virtual que se resolve por si, isto é "densifica-se" por vontade própria.  

Em resumo, tudo como dantes, quartel general em Abrantes. O ministro quis fazer um frete à direita bacoca e reacionária e "esqueceu-se" da "dimensão" da educação sexual quando apresentou os novos "eixos" da disciplina de cidadania. Tanto levou na cabeça que atabalhoadamente lá se tentou defender. Mas para quem estava atento não correu bem! 

O ministro também veio ontem lamentar-se sobre a saída dos professores nos próximos anos. Tenho que voltar a referir que o Montenegro antes de ir para o governo afirmou que os problemas na educação "eram apenas uma questão de gestão". 

Só existem duas hipóteses: ou o Montenegro mentiu ou o governo não sabe gerir o setor da educação. 

Pensando melhor acho que existe uma terceira hipótese, o Montenegro mentiu,  o governo não sabe gerir o setor da educação e não está nada preocupado com isso -- porque todos os argumentos são bons para haver mais alunos nas escolas privadas. Não é Sr. Ministro? 

2 comentários:

Anónimo disse...

A grande habilidade deste Governo está em mostrar que se esforça em resolver problemas que os portugueses nem sabiam que tinham esse problema. O caso da disciplina de Cidadania enquadra-se nessa estratégia comunicacional.
É óbvio que o Ministro, nesta matéria, não sabe o que fazer nem o que dizer. Portanto, a forma como resolve a questão passa por endossar o assunto para as escolas, que, no que toca a esta disciplina, passam ao regime de autogestão.
J. Carvalho

Um Jeito Manso disse...

Resposta do meu marido:
Totalmente de acordo consigo.