quinta-feira, abril 07, 2022

À atenção do PCP, à atenção de todos os que não conseguem condenar inequivocamente a invasão da Ucrânia pela Rússia, à atenção dos que não conseguem acusar Putin de uma chacina e de uma barbárie indesculpável, à atenção dos que conseguem achar que a culpa das atrocidades a que assistimos (a que o mundo inteiro assiste em directo) é da Ucrânia, da Nato ou dos Estados Unidos, à atenção dos que não ficam chocados perante a tortura, o massacre dos Ucranianos à mão dos russos

 

Não consigo perceber como é que ainda há gente que questione a veracidade do que toda a gente vê: todos os órgãos de comunicação social de todo o mundo testemunham em directo, filmam, entrevistam, validam. Já não vivemos no mundo em que era possível forjar narrativas, em que não havia comunicação ubíqua, em tempo real, transmitida do cenário de guerra para a opinião pública. Não, já não vivemos nesse mundo, o mundo de há uns anos. Agora há reportagens directas, online, imagens aéreas, sequenciais, há cruzamento de imagens de diferentes proveniências, geolocalizadas, datadas -- agora é impossível enganar toda a gente.

Contudo, perante todas as evidências a máquina putinista nega-as e constrói uma narrativa paralela, inverosímil e absurda. Mas, mesmo quando as mentiras difundidas pela hipócrita contra-informação de Putin são desmontadas, palavra por palavra, pixel por pixel, os mesmos putinistas, os mesmos comunistas, os mesmos negacionistas continuam colados à narrativa dos criminosos.

Porque é que os comunistas se colam a um regime corrupto, oligarca, imperialista e criminoso, isso eu não compreendo. E fico tão espantada, tão agoniada com a atitude do PCP que mal consigo falar nisto. Acho revoltante. Desonram o seu passado ou, pelo menos, desonram os ideais pelos quais dizem lutar. Parece-me uma atitude gravíssima, a do PCP.

Para mim, o direito à liberdade -- liberdade a todos os títulos, liberdade de escolher como se quer viver, liberdade de expressão, liberdade de opção, liberdade em geral -- é inalienável, indiscutível. E o direito à autoderminaçao dos povos também. E o direito à vida e o direito à paz são sagrados. Inalienáveis, indiscutíveis, inegociáveis.

Não consigo encontrar atenuantes ou desculpas para um país invadir outro, destrui-lo, matar a sua população. Não encontro. Não encontro porque não existem, não existem desculpas ou atenuantes.

Se um país, um estado soberano, quer manter a sua independência, se quer ser europeu, se quer aderir à União Europeia, se quer estar defendido pela Nato, não há justificação para que um outro país se intrometa nessas decisões e, da forma mais brutal e atroz, invada esse país.

Poderíamos ser nós. Somos e queremos ser portugueses, queremos ser europeus, queremos pertencer à União Europeia, sentimo-nos seguros com a protecção da Nato -- e era o que faltava que alguém achasse bem que a Rússia nos invadisse, arrasasse as nossas casas, bombardeasse as nossas ruas, os nossos hospitais, teatros, escolas, cidades inteiras, nos torturasse, violasse e matasse ou obrigasse a fugir deixando para trás uma vida, nos esmagasse até que os poucos sobreviventes aceitassem ceder parte do território e aceitassem ser governados pelos russos. 

Contudo, o PCP acha isto bem. Pode não dizê-lo por estas exactas palavras. Mas a hipocrisia dos seus argumentos é ainda mais constrangedora. Sinto vergonha por eles.

O PCP está agonizante e vai acabar mal, sem honra, colado a um psicopata, a um criminoso bárbaro.

Sergey Lagovskiv, 26, mourns over the body of his friend Igor Lytvynenko, who according to residents was killed by Russian Soldiers, after they found him beside a building's basement in Bucha, Ukraine April 5, 2022. REUTERS/Zohra Bensemra

______________________

A todos aqueles a quem apelei lá em cima, peço que vejam o vídeo abaixo. Uma vez mais, não tem legendas. Mas as imagens falam por si. Vejam-no, por favor. A mim esta tragédia faz-me chorar, não apenas pela dor destas pessoas mas também pela impotência que sinto ao ver como isto acontece debaixo dos nossos olhos sem que consigamos impedir tamanha desgraça.

Ukraine War: 84-year-old woman tells Sky News 'I just want to die in peace'


____________________________________________________________________

As fotografias podem ser vistas em Ukraine's civilians caught in the crossfire of war, no site da Reuters

__________________________________________________________

Desejo-vos um dia tão bom quanto possível
Saúde. Paz.

13 comentários:

Anónimo disse...

Você é burra, histérica ou come merda?

aamgvieira disse...

Esses "animais" são fruto dos cunhais desta vida, filhos do dito estado novo, e das cassetes enquistadas nos respetivos "cérebros" (?)

A.Vieira

Anónimo disse...

Cada vez você está mais perto do Mário Machado, o André está muito à esquerda.
Quando "eles" lhe baterem à porta é que abrirá os olhos.

Anónimo disse...

https://aventar.eu/2022/04/07/resolucao-onu-2016/

Um Jeito Manso disse...

Não publico todos os comentários mas apenas alguns. E faço-o para que se veja o nível de quem defende Putin e/ou o PCP.

ccastanho disse...

Há anos que ando a dizer, que esta gente do PCP, do pós- Abril,( e que nada têm a ver, com os verdadeiros revolucionários antifascistas combatentes pela liberdade na ditadura) são uma classe politica de reacionários!, que estão sempre ao lado da direita contra o único partido de esquerda, ou seja, o Partido Socialista.
Esta gente "dita" comunistas, são os principais responsáveis pelo atraso económico do Alentejo desde que o tomaram de assalto depois da Revolução, e que o Povo Alentejano, definitivamente, os expulsou da maioria de poder autárquico.

Mas não estão sozinhos. O BE, são outros idiotas uteis da direita. Adoram a ela se aliar, para derrotando o PS , a levar ao altar do poder como aconteceu com a chegada da troika.

Os Portugueses resolveram derrotar as suas canalhices politicas.

Janita disse...

Estou consigo UJM... 👍 Vá publicando algumas alarvidades desses anónimos cobardes, que todos sabemos quem são!

José Duarte disse...


Olá, UJM. Apoio totalmente o que tem escrito sobre os crimes da Rússia de Putin na Ucrânia. Vem tudo na continuidade de outros horrores cometidos pela mesma quadrilha de bandidos na Chechénia e na Síria.

Quanto ao Partido Comunista Português, nunca tive ilusões acerca deles ou sobre os seus apregoados sentimentos "democráticos".
Perante este genocídio na Ucrânia, funcionam, em puro reflexo condicionado, como os cachorros de Pavlov, que salivavam, na expectativa de farto manjar, sempre que ele fazia tocar a sineta.

Os do PCP, e seus aparentados, salivam e segregam ódios antigos assim que pressentem nas imediações a presença de americanos. O tremular da The Stars and Stripes é a sineta a que reagem sempre da mesma maneira, nem que isso os faça colocarem-se ao lado de genocidas como Putin. Ou, até, ao lado do maluco da Coreia do Norte...

Havia quem "amolecesse" diante da bonomia aparente do velho Jerónimo de Sousa - o homem simpático e sorridente dos bailinhos de Pirescoxe. Desiludam-se, aquilo é apenas o "sorriso do crocodilo"...

Havia também quem depositasse esperanças na geração nova do PCP, como João Oliveira, Bernardino Soares ou João Ferreira. O que todos eles têm dito acerca do crime na Ucrânia deve ter dissipado as ilusões de muitos incautos.

São todos do mesmo calibre e comungam todos do mesmo ódio. Jamais perdoarão aos USA o terem feito desmoronar como um castelo de cartas, há cerca de três décadas, o bastião das suas ilusões revolucionárias - a sua estremecida, mas infame, União Soviética. A partir daí, transformaram-se politicamente na tal cachorrada de Pavlov e ficaram condicionados para todas as eternidades. Nem que isso os torne cúmplices despudorados de criminosos...

Tenha um bom dia. E continue sempre assim!

João Lisboa disse...

"faço-o para que se veja o nível de quem defende Putin e/ou o PCP"

Não vale o esforço. O mais provável é que o PCP siga o caminho do CDS. Mui merecidamente.

Janita disse...

Acabei de deixar uma chamada de atenção para o seu post, neste blog.


http://devaneiosaoriente.blogspot.com/2022/04/lideranca.html#comments

Penso que não se importará.
Obrigada.

Anónimo disse...

" ... O PZP PCP, na sua hipocrisia e cinismo, invoca constantemente o cumprimento da Acta Final de Helsínquia, aquela que reconhece o direitos dos Estados a integrarem ou não tratados e alianças, coisa que o PZP PCP e Putin negam à Ucrânia...."

https://derterrorist.blogs.sapo.pt/adeus-lenine-4974929

Um Jeito Manso disse...

Caros Leitores simpáticos ou, pelo menos, normais,

Muito obrigada a todos.

Janita: claro que pode partilhar à vontade. Obrigada.

Uma boa sexta-feira.

Um Jeito Manso disse...

Nada Caros Leitores antipáticos, mal educados ou malucos,

Em vez de virem aqui deixar o vosso lixo e a prova da vossa indigente educação, não quererão antes ir ver se chove?

NB: Isto dirige-se aos autores de comentários parvos, quer os que aqui publiquei quer aos que não foram contemplados com a minha generosidade.