Por muito que a comunicação venha fazendo a divulgação a verdade é que, socialmente -- em especial, em ambiente profissional --, os hábitos ainda não começaram a alterar-se. Continua a ser frequente que, ao chegarmos ao pé de pessoas com quem vamos ter reuniões, se dirijam a nós para os beijinhos ou apertos de mão da ordem. E, por vezes, fica quase impossível evitá-lo sem que pareçamos indelicados ou paranóicos.
O melhor que há a fazer é, por antecipação, tomarmos a iniciativa de dizer: 'Como estamos em período de distanciamento social, cumprimentamo-nos de longe'. E acenamos com a cabeça ou fazemos um gesto circular de meio-adeus, tudo com um sorriso de simpatia ou de cumplicidade.
Continua também a não ser vulgar, ao chegarmos ao nosso local de trabalho, em especial quando isso implica já ter mexido em botões de elevador, em maçanetas de portas, etc, irmos lavar as mãos. E falo em lavar pois, com os desinfectantes praticamente esgotados, talvez não os tenhamos à disposição, e uma boa lavagem de mãos, de 20 segundos, será suficiente. Mas isso ainda não é vulgar. E é bom que entre nos nossos hábitos.
Divulgo o vídeo abaixo apesar de haver muita gente que desvaloriza este vírus. Mas não deve ser desvalorizado pois é muito contagiante e não apenas não há vacina nem tratamento como se desconhece muito do seu comportamento. Sobretudo, a estatística revela taxas de mortalidade muito elevadas em alguns grupos.
Tomara que consigamos conter o COVID-19 pois a verdade é que, estando ainda numa fase mais do que incipiente, o funcionamento das organizações já está a ser muito afectado. E falo, agora, em concreto, das empresas. E tomáramos todos que o tecido económico das empresas não venha a ser afectado de forma acentuada. Penso que todos desejamos que não haja falências, despedimentos, etc. Por isso, por nós e por todos, acho que é bom que levemos a prevenção a sério.
Peço, pois, a vossa atenção para este vídeo com Sarah Boseley, a editora de saúde do Guardian. Tenho pena que não seja em português mas, para quem percebe inglês, é claro e objectivo.
Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
ResponderEliminarNoticias das Loterias