Al ĉiuj kiuj povas koncerni :
Mi , eksa membro de la SLN kaj la stroller estraro de iuj kvindek kompanioj, kaj nome de ĉiuj Portugala - kvankam in absentia el ili ( kio estas malmultaj subtenantoj de politika putrado kaj nit , ĉiam chatearem mian kapon pro iuj malgrandaj faktaj preterlasoj ), ĉiuj malpli ol mia estro , la granda kuniklo kapo - jen mi sendas miajn pardonpetojn diplomatiaj :
- esti irinta kun la maŭroj,
- esti irinta kun la kastiliaj,
- cxar ni havas ĉirkaŭ de kontinento al kontinento, kaj, plie, ĉar ni iris en la liton de nigraj, la kurbakrura , la Indioj , la ĉina, la nimfoj kaj ankaŭ , ŝajnas , ĉiuj muta kaj jupoj,
- ni volas la pufinoj nur por ni,
- ni ankoraŭ ne vendis la tutan landon kaj la prezo ekvilibro.
- Ni ne bonvenigis la franca, ni estis akra al la hispanoj , ankoraŭ ne parolas kun brazila akcento aŭ Angolo, kiu almenaŭ devus jam estis parolanta creole,
- kaj eĉ la herbo pardonpetas pro devi aŭskulti tiom da grandoladas .
- Rigardu : ni bedaŭras ĉiuj, kion ajn vi volas.
Kiel pruvo, ke mi estas sincera , jen mi kalsonojn malsupren kaj katoj . Kaj ĝis nun , por vidi, kiel ni prenas ĉi grave, la sperta komando de tiuj aĵoj ( kiuj iras per la nomo de poia matura ), la vestita kodo de ĉiuj Portugala tuj estos la sama: kalsonojn malsupren.
Kaj estos trankvila , ne kion vi volas ni ne plori .
Kaj dankon denove pro via atento . Dispozicio.
( Ĉu Esperanton por esti komprenita de ĉiuj, inkluzive de ĉiuj , kiu estas hundo kaj kato).
*
Cá estou eu de novo para vos ajudar - tal como já vos ajudei no post abaixo com a mensagem em chinês - desta vez a traduzir o esperanto para português.
Para todos que possam interessar:
Eu, um ex- membro da SLN e do conselho carrinho de cerca de cinquenta empresas, e em nome de todo o Português - embora à revelia deles ( que fica a poucos defensores da podridão política e nit , sempre chatearem a cabeça para algumas pequenas omissões factuais ), todos menos do que o meu chefe, o grande cabeça de coelho - eis que envio minhas desculpas diplomático :
- ter ido com os mouros ,
- ter ido com os castelhanos ,
- porque nós temos cerca de um continente para outro , e , além disso, porque estávamos na cama do negro, o mulato , os indianos, os chineses, as ninfas e, também, ao que parece, tudo muda e saias ,
- queremos que os shearwaters só para nós ,
- Nós ainda não vendeu o terreno eo equilíbrio de preços.
E o que mais devo pedir desculpas ? , Vamos ver .
- Nós não acolher o francês,
- que eram afiados para os espanhóis ,
- ainda não falam com sotaque brasileiro ou Angola , que , pelo menos, deveria ter falado crioulo,
- e até mesmo a grama desculpas por ter de ouvir tantas grandoladas .
Eu sei ... lá.
- Olha, pedimos desculpa tudo, o que quiser.
Como prova de que eu sou um sincero , aqui estou calcinha e gatos. E até agora, para ver como nós levar isso a sério , o comando expert destas coisas (que atende pelo nome de Poia maduro) , o código de vestimenta de todo o Português será o mesmo : calcinha para baixo .
E ficar quieto , não nos querem para não chorar.
E obrigado novamente pela atenção. Disposição .
(Faça Esperanto para ser entendido por todos, incluindo todos os que são cão e gato).
**
Era até escusado mas a César o que é de César: as imagens provêm do blogue We Have Kaos in the Garden
***** ** *** ** *****
Tal como no post abaixo (a do texto em chinês transmitida pelo Dr. Catroga relativamente à reacção dos seus patrões da The Three Gorges), também agora aqui vos mostro a versão original, em português (antes da tradução para esperanto) do pedido de desculpas diplomático que tão bem deixou ficar Portugal. Um País orgulhoso da sua história e da sua dignidade é assim mesmo. E quem disser o contrário gosta é de assassinar ministros, ora, ora.
Título original da Mensagem:
Subserviente pedido de desculpas diplomáticas de Sua Excelência, o Conselheiro Acácio do regime passista, a toda a gente a quem possa interessar
Texto original da Mensagem:
A todos a quem possa interessar:
Eu, ex-sócio da SLN e passeante pelo board de umas cinquenta empresas, e em nome de todos os portugueses - embora à revelia deles (que são uns adeptos da podridão política e uns picuinhas, sempre a chatearem-me a cabeça por causa de umas insignificantes omissões factuais), de todos menos do meu chefe, o grande cabeça de coelho - daqui vos envio as minhas desculpas diplomáticas:
• por termos corrido com os mouros,
• por termos corrido com os castelhanos,
• por termos ido por aí de continente em continente e, ainda por cima, por nos termos ido enfiar na cama das pretas, das mulatas, das indias, das chinesas, das ninfas e também, ao que parece, de todas as burras com saias,
• de querermos as cagarras só para nós,
• de ainda não termos vendido o país inteiro a retalho e a preço de saldo.
E de que mais hei-de pedir desculpa?, deixa cá ver.
• De não termos recebido bem os franceses, de termos sido antipáticos com os espanhóis, de ainda não falarmos com sotaque brasileiro ou angolano, que, no mínimo já devíamos era falar crioulo,
• e até peço desculpa ao relvas por ter tido que ouvir tantas grandoladas.
...Sei lá.
• Olhem: pedimos desculpa de tudo, de tudo o que quiserem.
Como prova de que sou sincero, aqui estou de calcinhas para baixo e de gatas. E até agora, para verem como levamos isto a sério, a mando do expert destas coisas (um que dá pelo nome de poia madura), o dress code de todos portugueses vai passar a ser este mesmo: calcinhas para baixo.
E estejam à vontade, façam o que quiserem que a gente nem geme.
(Vai em esperanto para poder ser entendido por toda a gente, incluindo tudo o que é cão e gato).
E obrigadinho pela vossa atenção. Disponham.
E obrigadinho pela vossa atenção. Disponham.
Rui Machete, o homem de quem se fala |
**** **** ****
E por aqui me fico. O google a traduzir é do melhor que há, absolutamente fidedigno, como puderam constatar... Já agora: não se esqueçam de descer até ao post abaixo para saberem sobre a reacção dos chineses em relação à taxa que Paulo Portas anunciou (ui, ui).
||||||||||
Muito gostaria ainda de vos convidar a visitarem-me no meu Ginjal e Lisboa. Armando Silva Carvalho apareceu por lá com um dos seus belos poemas e, por causa dele, sentei-me no cima de uma escada, junto a uma buganvília florida, com cores de outono - e fiquei à espera do meu amor. A música que se lhe segue é outra vez Kate Aldrich, desta vez interpretando a Carmen de Bizet.
*
Desejo-vos, meus Caros Leitores, uma quarta feira cheia de alegria
(tristezas não pagam dívidas, certo?, e nós, os masoquistas, estamos cá todos para pagar a insustentável dívida, não é? Ora bem.)
Quando se julgava que já nada ou pouco mais havia a esperar deste governo, eis senão que nos surge esta criatura. De algum modo, é a imagem do grotesco, patético, venal, corrupto, amoral, que este governo é. E o Soba de Luanda a rir-se, lá no seu trono angolano. Hoje tem os seus ex-colonos a beijar-lhes os pés. “Amor com amor se paga”, lá dizia uma carunchosa tia que Deus “Lá” tem. Enquanto Cristo lavava os pés dos pecadores, como exemplo de humildade perante o Pai, este beijam os pés do Soba de Luanda, colocam-lhes as meias, calçam-nos e ainda lhes engraxam os sapatos - de marca - numa titude de subserviencia. E rastejam até à porta de saída, no caso, a do cavalo. Não vá o Soba querer montar nas costados deles, por brincadeira. Enquanto a filha do dito Soba investe, aqui na Aldeia Lusitana, o espólio que o Soba conseguiu à custa do sangue dos seus súbditos.
ResponderEliminarPortugal aos poucos vai descredibilizando a sua soberania. Primeiro a Troika, agora Angola, de permeio a China e depois sei lá quem mais!
P.
séries online - http://www.seriesvideobb.com/ e Dexter 8.º e última temporada - http://www.seriesvideobb.com/2013/06/assistir-dexter-8-temporada-online.html
ResponderEliminarBom site para o inverno-))
Olá jeitinho,
ResponderEliminarAdorei as cores de Outono.
Beijinhos Ana
Fico à espera de um poste, agora, em linguagem gestual. Estou certo de que será igualmente implacável.
ResponderEliminarL.G._ LÍNGUA gestual, caríssimos.
ResponderEliminarSe quiserem começar, eis um link
http://www.spreadthesign.com/pt/
mais informações, para a LGP (LÍNGUA gestual portuguesa), por exemplo, aqui:
ResponderEliminarhttp://porsinal.pt/index.php?ps=directorio&cat=1&iddir=28
para os estrangeiros que visitam este site,sou do tempo em que não havia esta informação - https://sites.google.com/site/leximigratoria/
ResponderEliminar