quarta-feira, setembro 07, 2011

Descubra o seu estilo pessoal (com a ajuda do Harper's Bazaar Fashion)

Aqui estou no meu último dia destas curtíssimas mas saborosas férias e, como sempre, vim com livros que não tenho tempo de ler. Mas, enfim, com a idade vou criando juizo e desta vez trouxe apenas dois a mais.

Mas vou falar-vos de dois bem interessantes, Harper's Bazaar Fashion, Your Guide to Personal Style, aqui neste post, e A Primeira Pessoa e outras histórias de Ali Smith, no post acima.


A fotografia não faz justiça ao encanto do livrinho da Harper's Bazaar. Tem capa (muito) rija e é todo dourado, gírissimo, um livrinho cheio de glamour.

Tem um grafismo moderno e apelativo, é amplamente ilustrado, tem conselhos muito úteis - mas tem um senão, o inglês não é dos mais acessíveis.

Os capítulos cobrem tudo o que há a saber: What is personal style?; How to find your look; The art of shopping; A wardrobe that works; Off-duty chic; Evening glamour; Essential extras; The getaway; the beauty factor; Building a foudation.

Não se pense que tudo remete para peças caras ou de marca embora, claro, também apareçam (a carteira Hermès Birkin, o relógio Cartier, claro) mas é aparição fugaz. A Zara, por exemplo, é referida como uma boa fornecedora de peças que, bem conjugadas, vão lindamente - porque estilo não é sinónimo de 'andar à moda', de usar marcas caras ou coisa do género.


A book with a view


Vejamos algumas citações que extraí do livro (em tradução minha):


"O estilo pessoal vem de dentro. É quando a mulher - a sua individualidade e espírito - se solta. Usa a roupa para expressar quem é e o que pensa", Donna Karen

"Estilo é personalidade. É ter a capacidade de olhar as coisas para além da moda e a auto-confiança para tranformar até a coida mais simples nalguma coisa especial. É uma qualidade natural que não se aprende e não há regras a seguir.", Domenico Dolce & Stefano Gabbana

"Para mim, o estilo pessoal tem a ver com composição louca. É do que eu gosto na moda. Um pouco arrapazada mas um pouco sensual, um pouco 'rua' mas também um pouco alta costura. Tem tudo a ver com um deliberado ar blasé", Vera Wang

"Penso que o estilo pessoal começa a partir de dentro porque é uma filosofia e uma atitude. Se você for honesta e verdadeira consigo própria, perceberá qual o seu estilo pessoal. Se tentar ser outra pessoa, nunca vai funcionar porque é sempre muito óbvio quando alguém está a imitar outra pessoa. Menos é mais no estilo pessoal. Limite-se a ser você mesma, aprenda o que funciona consigo e seja naturalmente confiante ao expressar-se", Stella Mccartney.

Neste verdadeiro manual poderá encontrar conselhos sobre o tipo de roupa que funciona melhor com a sua silhueta, sobre adereços, sobre cintos (relançadíssimos desde que Michele Obama apareceu, usando-os em cima de tudo), sobre écharpes (sim, sobre écharpes, a minha tara, o mais útil, maravilhoso e versátil adereço), sobre carteiras (ou malas, como as tias dizem), sobre sapatos, sobre as peças essenciais, sobre vestuário em férias, na praia, no aeroporto, sobre penteados, sobre maquilhagem, sobre lingerie, etc, etc.

Kate Moss, sexy girl, passeia-se por esta bela terra alentejana

Kate Moss, mulher que muito admiro no mundo da moda, aparece repetidas vezes ao longo do livro, ilustrando vários aspectos. O estilo nonchalant, em que, apesar das belas peças que possa usar, dá ideia de que há ali qualquer coisa de mal arranjado, é um estilo muito Kate Moss. Mesmo quando usa apenas uns jeans e uma tshirt, há um à vontade, um ar de provocação que lhe estilo.

Mas poderemos ver dezenas ou centenas de outras figuras conhecidas que ilustram as mais diversas situações.

Gostei de ler e acho que, de vez em quado, lhe irei dar uma espreitadela.

Sem comentários:

Enviar um comentário