segunda-feira, setembro 23, 2024

Lambível...?

 

Já aqui contei que, uma vez em Bilbau, no Guggenheim, ao subirmos umas escadas, fomos dar a uma sala em que num canto estava um monte, encostado à parede, de rebuçados amarelos clarinhos embrulhados em papel celofane. Os meus filhos que, na altura, teriam uns dez, doze anos, por aí, não sei bem, precipitaram-se a tirar um rebuçado para comerem. Fomos atrás deles e, quando vimos uma placa com o nome da obra e o do autor, ficámos para morrer. Quando lhes dissemos para reporem imediatamente a parte da obra de arte que tinham retirado, uma funcionário disse que era mesmo assim, para comer, era uma obra de arte comestível. Todos os dias a obra era refeita.

Nesse dia também vimos num canto um balde com uma esfregona e também admitimos que fosse uma obra de arte. Mas, afinal, não era. Vá lá.

A arte é uma coisa muito sui generis e o que faz sentido para uma pessoa pode ser um disparate para outra. Nada a fazer, é o que é.

Ainda não fui visitar o novo CAM mas vi, com alguma perplexidade, a entrevista a Leonor Antunes cuja obra está exposta na inauguração. E, do que vi, é daquelas obras de arte em que fico meia beige, sem saber bem o que pensar. Assim, pela televisão, não me pareceu ter graça ou beleza ou quelque chose. E, no entanto, há quem certamente pense o contrário.

O vídeo abaixo mostra escultura feita em açúcar e em que no processo há intervenção digital e uma certa tecnicidade. Parecem-me peças interessantes. Aparentemente não são, à partida, obras eternas pois, do que ouvi, podem deteriorar-se ao fim de algum tempo. 

Mas o engraçado, e engraçado para o próprio autor, Joseph Marr, que se mostra espantado, é a reacção de muitas pessoas que, ao saberem que as esculturas são feitas com açúcar, as lambem. Diz ele, admirado, que as pessoas não sabem quem lambeu antes aquelas peças... De facto, que coisa bizarra... 

Would You Lick This Art?

Berlin-based artist Joseph Marr doesn't make sculptures from bronze, marble and clay instead he uses sugar! His sugary and edible exhibitions have gained him a lot of attention and even though he never expected this, everyone licks his artwork. 

This is how to make incredible art out of sugar...


Sem comentários:

Enviar um comentário