A perspetiva de poderem ser governo no curto prazo fez a direita perder as poucas estribeiras que tinha e revelar a incapacidade que os seus quadros têm para ser governo e a enorme concupiscência que existe entre a economia e os dirigentes da direita portuguesa. Partilho da opinião do António Costa de que os quadros do PS dão dez a zero aos quadros da direita. Vejamos:
- Relativamente à IL e ao seu inqualificável presidente pouco tenho a dizer. Ainda não lhe ouvi uma única ideia, revela a mais profunda impreparação para ocupar qualquer cargo politico, nem perfil tem para ser eleito para uma Junta de Freguesia. Não consigo compreender como pode ter sido eleito para dirigir a IL. É, provavelmente, revelador da falta de maturidade dos jovens militantes da IL (parece que os estudos de opinião revelam que a juventude agora é de direita) e da falta de qualidade da oposição interna.
- O André Ventura é levado ao colo pela comunicação social e por isso bota sempre faladura sobre todo e qualquer acontecimento, não acrescenta nada mas como está sempre presente angaria votos com enorme colaboração dos media. Na realidade nunca diz nada de jeito, só sabe dizer mal e alimenta-se das enormidades cometidas pela Justiça, pelo PR e por alguns políticos. Não consegue suportar os sound bites em factos. Vi uns minuto da entrevista que deu à CNN, não atinava com os números, nem dava respostas minimamente honestas. É suportado pela direita mais reacionária e xenófoba e, aproveita-se das piores características dos portugueses para ganhar votos. É um perigo para a nossa democracia.
- O Montenegro, que estava a um passo de ser corrido, foi "insuflado" pelo comunicado da PGR. Não lhe valeu de nada. Logo no congresso do PSD tentou enganar os pensionistas e saiu-lhe o tiro pela culatra. Teve que andar meio PSD a explicar que o que ele disse não era o que queria dizer. Muito mau. Esta semana revelou a sua "enorme" capacidade de decisão e o seu "distanciamento" do poder económico ao criar uma comissão interna para criticar o estudo da CTI sobre o novo aeroporto. A comissão criada pelo Luís terá tido a ver com o loby de Santarém ou com a proximidade ao José Luís Arnaut (presidente da Vinci) ou com a incapacidade que tem para honrar os compromissos (tinha aceite a CTI) ou com não conseguir tomar decisões?
A Presidente da CTI disse hoje em duas entrevistas que a localização do novo aeroporto está condicionada pela decisão da Vinci. O contrato celebrado no tempo do Passos Coelho é de tal forma desequilibrado, que uma decisão de capital importância para o País está nas mãos de uma empresa estrangeira que está cá apenas para tirar o maior lucro possível da operação e que conseguiu colocar o Aeroporto de Lisboa como o 4º pior Aeroporto num estudo que foi recentemente efetuado. Será que é porque quer dar continuidade ao que foi feito pelo Passos Coelho, contratos desastrosos para os portugueses, que o Luís se apressou a dizer que a localização do novo Aeroporto é uma decisão politica e que se está nas tintas para o relatório da CTI? É mau demais para ser verdade. Os portugueses saberão analisar estes casos.
- Depois temos o Prof. Aníbal. Então agora a "cena" das contas certas é uma treta? O Prof. Aníbal já tinha ao longo do tempo dado provas de uma enorme falta de ética e de esquecimento seletivo. Por exemplo, esqueceu-se do BPN, do Dias Loureiro, ..... . Estes três flic flacs à retaguarda sobre as contas certas dizem bem da verdadeira natureza do Prof. Aníbal. Como é possível? Nem a idade lhe deu um certo pudor? Que falta de categoria!
- Para finalizar, temos o Prof. Marcelo. Sobre ele já escrevi várias vezes. Já referi que é um dos principais causadores da instabilidade em Portugal e dos problemas que enfrentamos e que vai sair mal do cargo. A questão das gémeas atingiu aspetos éticos e morais que revelam a verdadeira personagem do Prof. Marcelo. Deve mais uma vez ser recordada a entrevista do insuspeito Paulo Portas ao Herman José, sobre a história da vichyssoise em que o Paulo Portas afirmou que o Marcelo é mentiroso. Então Prof. Marcelo depois do que disse sobre o João Galamba, ao menos não demite ninguém da Casa Civil? Dá seguimento às cunhas do Dr. Nuno e critica outros empenhos?
Segundo a TVI, uma das referências do CV do Dr. Nuno é ser filho do PR. O Prof. Marcelo ainda não teve tempo para telefonar ao Dr. Nuno e perguntar-lhe sobre o que tem andado a fazer e pedir-lhe que retire do CV a menção de que é filho de PR?
E o que dizer das ameaças feitas com idas a tribunal de quem mencionasse o seu nome neste caso?
É absolutamente chocante este comportamento de quem sempre se tentou afirmar como o Presidente dos afetos e protetor dos menos afortunados e nunca criticou as infâmias que apareceram nos órgãos de comunicação social sobre políticos de diversos quadrantes.
Não sei se Portugal aguentaria uma crise na Presidência. Mas que, depois disto e do exemplo dado pelo António Costa, o Prof. Marcelo não tem condições para se manter na Presidência, de facto não tem.
Resta referir que o Prof. Marcelo acabou de fazer mais um favor ao André Ventura.
Caro Esposo da UJM
ResponderEliminarMuito bem!
Pergunto: nesta Prosa, qual a cor do "paspatur" na moldura?!
Cumprimentos
Subscrevo!!!
ResponderEliminarA situação em que estamos é o resultado de 22 em 28 anos de governo do PS, sempre com as mesmas pessoas, mesmo que vão mudando os chefes e a JS vá criando novos membros que alimentam o polvo institucional.
ResponderEliminarO corolário lógico é que a primeira coisa que as eleições devem resolver é o afastamento do PS do poder.
A.Vieira
O corolário de a direita não ter qualidade é votar nela? Coisa esperta.
Eliminaraamgvieira
ResponderEliminarSei onde fazer bonecos de barro.
Em Estremoz há os célebres bonecos.
No Redondo está o "Chico Tarefa".
Em São Pedro do Corval ,a caminho do bom borrego assado em Monsaraz, também .
E há sempre a loiça das Caldas entre outras, para todos os gostos. Estou a falar de bonecos evidentemente.
Abraço, Companheiro reacionário.
Um Post cujo texto que subscrevo - sem qualquer dificuldade.
ResponderEliminarQuanto à malta nova (digamos dos vintes aos quarentas) ser de Direita, diria que é, sobretudo, aquela que vive nas principais cidades (Lisboa, Porto, Cascais/Estoril - enfim esta, Cascais, é Vila - Aveiro, Braga, Coimbra talvez, etc) , não sendo tão claro nas cidades do Interior, ou de menor dimensão, pelo contrário.
Relativamente ao Tio Celo, bem, muita gente do PS (a hierarquia do PS, por exemplo, a par de simpatizantes do PS) também votou nele e, ele (Marcelo), agora, como bom escorpião, morde neles.
Marcelo, com a AR dissolvida, pode descansar, pois, qualquer - eventual - acusação e consequente pedido de constituição de arguido (tráfico de influências?), teria de esperar pelo novo figurino do parlamento, para se pronunciar por uma autorização nesse sentido, a ser votada em plenário da AR. Não acredito que alguma vez tal venha suceder (mas quem sabe!).
Entretanto, olhando para a Oposição, de facto, a escolha é fraca, como refere. A Direita não tem um líder capaz e credível, é uma constatação. Montenegro, Rocha, Ventura não são soluções para coisa nenhuma. E o panorama à Esquerda do PS também não é mesmo nada melhor. Todavia, se o PS se decidir por J.L. Carneiro, a Direita pode ganhar fôlego, bem como os Partidos à sua Esquerda. Com isto não estou a defender a solução PNS, mas afigura-se-me que “o bom pai de família”, o dito Carneiro, só enterraria, ou esvaziaria, o PS (predispor-se a fazer fretes à Direita é um tiro no pé).
Por fim, uma observação dirigida ao comentador aamgvieira. A Direita tem muito o hábito de atirar com os tais 22 anos de 28 do PS, mas esquece-se que, na Madeira...já lá vão 49 anos, seguidos de Governos do PSD, completando-se 50 para o ano. Esta aberração eleitoral não incomoda a Direita, mas os 22 anos de 28 do PS já incomoda, curiosamente. Revelador.
Bom Post, este, sem dúvida. Nestas coisas, sobretudo em Política, há que reconhecer quando alguém diz coisas acertadas, sobretudo nos tempos conturbados (e exacerbados) que se vivem actualmente.
a) P.Rufino
Caros Todos,
ResponderEliminarEm nome do meu marido, agradeço os comentários.
Em meu nome, digo que não precisam de se aborrecer uns com os outros. A vida é curta demais para ser desperdiçada com irritações desnecessárias.
Ainda em meu nome, digo ao P. Rufino que gostei de vê-lo por aqui. Bom saber de si.
A Todos, saúde e um bom domingo.