segunda-feira, novembro 13, 2023

Ainda a comunicação de António Costa ao País e a reacção dos jornalistas-comentadores. E uma pergunta a propósito do passado de Paulo Portas. --
Uma vez mais, a palavra ao meu marido

 

Muito obrigado pelos V. comentários. São sempre pertinentes.

Após da comunicação de ontem de António Costa, a malta do costume, para não variar, encarniçou-se contra o PM. Esta coisa de alguém expor as suas razões e explicar minimamente o que é governar, contrariando o discurso televisivo que entende que governar é estar quieto e não fazer nada,  deixa-os loucos.  

O MP dá cabo da vida do pessoal -- qual é o problema? 

Os jornais utilizando informação em segredo de justiça, criteriosamente selecionada, enxovalham o pessoal que é politico ou tem notoriedade -- qual é o problema? 

Na opinião deles é comer e calar. Vir a público contrariar a verdade jornalística é um sacrilégio. A realidade tem que corresponder àquilo que os jornais escrevem e as televisões dizem. Quem contraria este estado de coisas tem que ser frito em lume mais ou menos brando. 

Para além do discurso dos jornalistas-comentadores encartados promovendo interesses, a impreparação de muitos jornalistas é notória. Estou convencido que quando, por exemplo,  se refere que o processo politico não pode ser criminalizado, a maioria dos jovens jornalistas não fazem ideia do que isto significa. 

No entanto, nas intervenções que fazem, não se coíbem, trocando alhos por bugalhos, de fazer afirmações definitivas sobre coisas que desconhecem. Bom seria dar também uma enorme varridela na comunicação e passarmos a dispor de órgãos de comunicação idóneos e imparciais. A liberdade de informação é um pilar indispensável da democracia mas tem que ser um pilar saudável, bem estruturado, consistente. Um pilar feito de areia colada com cuspo é pior que nada.

Para terminar: vi hoje o Paulo Portas na TVI e achei uma certa piada. Este senhor andou nas bocas do mundo por causa do caso dos submarinos e de outros casos também muito pouco edificantes mas nunca foi incomodado pelo MP nem pelos jornalistas. Porque será?

7 comentários:

  1. depois do tiro ao alvo em Centeno, pelos comentadeiros da direita, o expresso, acaba de publicar uma realidade diferente da intoxicação comentadeira:

    - " A cada dia que passa surge um novo detalhe sobre o convite a Mário Centeno para liderar um governo em substituição de António Costa. Depois de o primeiro-ministro ter dito no sábado que fez contactos “com o conhecimento” do Presidente da República, este domingo, em declarações ao jornal “Financial Times”, Mário Centeno vai mais longe e revela que o contacto para “refletir” sobre a possibilidade partiu não só do primeiro-ministro demissionário como do próprio Presidente da República.

    “Recebi um convite do presidente e do primeiro-ministro para refletir e considerar a possibilidade de liderar o governo”, disse ao jornal, na véspera de enfrentar o Comissão de Ética do Banco de Portugal. Mário Centeno acrescenta ainda que "estava muito longe de tomar uma decisão". Centeno tinha várias condições a colocar, nomeadamente qual a garantia de apoio da maioria parlamentar, mas não chegou a dar uma resposta positiva .

    Pois é.

    ResponderEliminar
  2. Já agora, parece que o candidato Carneiro à liderança do PS, já deu o primeiro tiro no pé.
    " Carneiro: contra o Chega, o PS até pode viabilizar um Governo do PSD.

    Quer dizer: este candidato (que não vai ganhar), está mais preocupado em salvar a pele do PSD com o afilhado do Passos Coelho que é o Chega, que o PS seja governo.

    -Olha, Carneiro, já foste.

    ResponderEliminar
  3. Quem está a "ir" é o Sr.Castanho mais o seu esquerdismo caviar.....

    A.Vieira

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde

    Em ralação ao comentário sobre Israel e de gostar de ler historiadores, deparei-me com isto que acho que vai gostar de ler.

    http://domedioorienteeafins.blogspot.com/2023/11/jerusalem-1913.html

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Caro Companheiro de Blog A.Vieira.

    Com a minha provecta idade a caminho dos setenta , meu caro, já não vou a lado nenhum, serei levado um dia que espero, muito lá prá frente.

    Portanto, esse "ir", é para o candidato Carneiro, que no fundo, é levar á pratica a intenção politica de "Seguro" que se propunha ser a cereja no topo do bolo de Passos Coelho, levando o PS a ser muleta da direita na sustentação de um governo de direita.

    Quanto ao "caviar" é retorica mais nada. Nem gosto de caviar se quer que lhe diga, gosto mais de uma "açorda com bacalhau" com um bom vinho. Esquerdismo? Já fui desde os meus 15 anos ainda na ditadura e deixei de o ser quando comecei a pagar as fraldas do meus filhos, provavelmente o Caro A. Vieira, ainda andava nos tomates do seu pai nessa altura com todo o respeito naturalmente falando.

    ResponderEliminar
  6. Você é um jovem.....

    Nascido as 18 Novembro de 1943 AAMGV !

    ResponderEliminar
  7. Entretanto as coisas complicam-se para Centeno (e para Costa?).
    É só ler a comunicação/desmentido de Marcelo no site da Presidência.

    "O Presidente da República desmente que tenha convidado quem quer que seja, nomeadamente o Governador do Banco de Portugal, para chefiar o Governo..."...Mais desmente que tenha autorizado quem quer que seja a contactar seja quem for para tal efeito, incluindo o Governador do Banco de Portugal".
    E agora?!

    ResponderEliminar