Usar a assinatura de uma pessoa sem que a pessoa saiba é legal? É legítimo? É ético? É bem educado? Não é grave? Melhor: gravíssimo?
E os senhores jornalistas que andam a dar palco ao justiceiro Rui Rio não sabem perguntar-lhe isto? Não sabem perguntar-lhe se ele sabia? E não é caso para Ferro Rodrigues chamar Fernando Negrão à Assembleia da República para ele se justificar? E se o acto de usar assinaturas sem que os próprios tenham autorizado for crime não seria caso de mandar uma participação ao Ministério Público?
Transcrevo:
Casa do Douro. Deputados do PSD dizem não ter autorizado assinaturas e pedem explicações a Fernando Negrão
(...) Em causa está um documento sobre a lei que altera o estatuto de associação pública da Casa do Douro.
De acordo com a TSF, o CDS, com 18 deputados, precisava de 23 assinaturas para avançar com este pedido tendo, por isso, pedido ajuda ao PSD. O documento contém mais 20 assinaturas de deputados do PSD (e não apenas mais cinco, como as que seriam necessárias para avançar), totalizando 38 assinaturas. Desta forma, CDS e PSD conseguiram entregar o pedido ao Tribunal Constitucional, uma vez que cumpriam com o requisito do número de assinaturas.
No entanto, há deputados do PSD que dizem não terem dado autorização para que a sua assinatura fosse digitalizada e utilizada neste documento. Foi o caso da deputada Andreia Neto que, contactada pelo Observador, garantiu não ter tido conhecimento da entrada do pedido: “Não assinei, nem dei consentimento para tal. Não conhecia o documento, porque só mo enviaram há pouco”, diz.(,,,)Grave. Gravíssimo.
E Rui Rio não diz nada? No PSD andam a fazer destas coisas e ele não diz nada?!
E, recebido o documento, o Tribunal Constitucional aceitará sem um pestanejo as assinaturas, ou procurará confirmá-las, uma a uma, perantes os 'signatários'?
ResponderEliminarQuando li a notícia fiz exactamente as mesmas perguntas.
ResponderEliminarPor isso é que eu venho diariamente ao UJM!
Olá Eurico Dias,
ResponderEliminarPois não sei que lhe responda. Agora uma coisa eu pergunto: pode confiar-se numa pessoa que faz uma coisa destas?
Se um dia eu soubesse que alguém, sem me pedir autorização, tinha usado a minha assinatura para o que quer que fosse, o mínimo que lhe faria era despejar-lhe um copo de água pela cabeça abaixo. E a seguir tentaria que essa falsa figura deixasse de exercer as funções que exercia para não haver risco de novas habilidades.
Não lhe parece?
Olá Anónimo/a,
ResponderEliminarOlhe, fique contente. Continue a vir que eu tentarei não sair dos eixos. Combinado?
Abraço.