terça-feira, dezembro 03, 2013

'Mais de metade dos CTT vendidos fora do país' - "É um sucesso que nos dá conforto e segurança", rejubilam os Secretários de Estado Manuel Rodrigues e Sérgio Monteiro, ambos de bandeirinha na lapela. Como se poderá classificar esta atitude...? Patriotismo de pernas para o ar? Demência? Governar com os pés?


O que está escrito no título poderia ser uma piada de mau gosto mas é a dura realidade. Estamos a ser governados por quem deita foguetes de contentamento quando vende as jóias da coroa (e os CTT têm sido até agora uma das jóias da coroa, gerando um enorme cash flow, pagando enormes impostos e distribuindo generosos dividendos ao patrão Estado) ao estrangeiro. 

Esta gente critica muito da Constituição mas eu, que nunca a li, pergunto: e não haverá lá nada que proíba esta venda ao retalho e a preço de saldo de empresas estratégicas a entidades estrangeiras?! 

E, se não houver, o que está Cavaco Silva a fazer em Belém que não atende a nenhum dos muitos sinais de alarme que estão a tocar há bastante tempo?

Isto que está a acontecer é um drama. 

Manuel Rodrigues com a bandeira na lapela

Sérgio Monteiro com a bandeira na lapela

Além disso o que agora está a ser vendido representa 70% do capital dos CTT - e mais de 50% já vão voar para fora do País. 

Dentro de meses serão postos à venda os restantes 30% e, nessa altura, o Estado fica sem nada desta preciosa e emblemática empresa e, muito provavelmente, vai quase tudo para fora de Portugal. Uma tristeza. Uma pena. Uma coisa revoltante.



Quase me apetece enfiar-me debaixo duma mesa e pôr-me a chorar de impotência e raiva perante aquilo a que se está a assistir.

É que, além disso, esta venda é pura opção deste desGoverno pois, em termos de troika, os objectivos já estavam até ultrapassados. Isto é mesmo opção desta gente que demencialmente acha que exportar jovens e vender empresas ao estrangeiro é uma coisa boa. 

O Governo de Passos coelho e Paulo Portas estará a querer desertificar o país para depois o venderem às postas? 


Pergunto isto e vejo que eu própria já estou atrasada no meu raciocínio: a quantidade de casas e de propriedades que já estão a ser vendidas a estrangeiros mostra que o próprio país já está a ser estraçalhado a toda a velocidade na boca destes pitbulls.



*

Estou a escrever enquanto ouço Marques Mendes, essa criatura de fraca envergadura (e não me refiro à física), na SIC N, a cantar vitória com o facto da albuquerca ter dado mais um pontapé na dívida, empurrando-a para os próximos anos e aceitando trocar os juros actuais por outros que são quase o dobro, juros agiotas. 


Repito o que disse ontem: não é mau reestruturar a dívida. Mau é fazê-lo de forma incompetente e sem ser por bons propósitos.  Muito mau.


Acho que se combinaram todos erguer uma cortina de conversa fiada e de banha da cobra para continuarem a enganar os incautos. 


Posso eu ser branda ao falar nisto...? Não posso. Brandos face a tudo isto são os que, de três uma: 
  • Ainda estão na ignorância 
  • Ou são cúmplices desta política selvagem e despudorada
  • Ou são cobardes.
Não encaixo em nenhum dos 3 grupos. Temos pena.

*

Esta última imagem provém, como se vê, do blogue We Have Kaos in the Garden.

1 comentário:

  1. O que resta mais vender, de grandes empresas do Estado que dão lucro? Que fará o PS/eguro, em 2015? Continuar esta política, alterar, ou...vender parcelas de território (com um Visa/Diamante)?
    P.Rufino

    ResponderEliminar