A. Strogonoff de carne, lulas e tomate
Então, Ana, a receita de strogonoff de carne e lulas foi assim (e digo que foi porque da próxima vez que a faça é bem capaz de ser feita de maneira diferente; vou inventando à medida que faço; não consigo seguir receitas, muito menos as minhas):
1. Numa caçarola fiz um refogado ligeiro com azeite, um montão de cebola ao qual juntei louro e salsa. Juntei os bifinhos cortados miudamente e um pouco de sal. Juntei uma pinga de vinho, pouca (o álcool evapora pelo que não tem problema para as crianças). Ficou tapado, em lume brando, até que a carne ficasse bem macia. A cebola acaba por se desfazer.
2. Num tacho grande voltei a refogar muito ao de leve (com azeite, sempre com azeite) um bocado de cebola picada fina, juntei 3 tomates bem maduros (embora no fim junte molho de tomate, coloquei já aqui estes para as lulas abrirem o seu sabor em conjunto com o sabor do tomate) e salsa. Juntei as lulas já descongeladas (pois eram das congeladas já limpas, pequenas) e, depois de levantar fervura, baixei a temperatura e tapei o tacho. Não é preciso estarem muito tempo pois, caso contrário, acabam por enrijar. Provei ao fim talvez de uns 20 minutos e já estavam boas. Não coloquei sal. Acho que as lulas e o choco enrijam se forem cozinhadas com sal. Se fossem para comer assim, seria no fim que juntaria o sal. Não foi o caso, não juntei.
3. Numa caçarola funda, fiz novo refogado ligeiro (sempre em azeite) com bastante cebola (gosto de usar cebolas novas, daquelas brancas, saborosas e adocicadas), um montão de tomates bem maduros, um pouco de salsa e um pouco de sal. Ficou a estufar, até que o tomate quase se desfizesse. Então, com a varinha mágica, desfiz tudo muito bem até que ficasse com aspecto super cremoso. Faço sempre o molho de tomate à parte (por exemplo para a bolonhesa ou o que for que precise de um molho de tomate).
4. Juntei então no tachão das lulas, os quadradinhos de carne e o molho de tomate e envolvi tudo. Liguei o fogão só por uns instantes para os sabores se fundirem. Juntei então os coentros frescos migadinhos.
5. Acompanhei com arroz branco.
O almoço de hoje também foi bom. Porque são receitas simples, adaptáveis e saborosas aqui vos deixo também.
B. Salada de massa com várias coisas (a atirar para o peixe)
(Não digo as quantidades pois vocês adaptarão à medida dos comensais)
1. Cozi massa daquela larga enrolada em ninhos. Depois de escorrer, foi colocada na travessa para arrefecer.
2. Cozi ovos. Depois arrefeci-os em água fria (o que facilita o acto de descascar - e além disso precisava deles frios)
3. Tinha do jantar de sexta feita alguns lombos de atum fresco que tinha sido frito em (pouco) azeite com alho e louro e que tinham sobrado (o atum fresco - ou seja, sem ser de conserva - é óptimo, para além de saudável). Costumo comprar fresco mas na sexta feira não encontrei fresco, apenas congelado, e ficou também bastante bom.
4. Cortei (ou melhor, o meu filho cortou) tomate maduro, salmão fumado, os ditos lombos de atum, os ovos cozidos, queijo mozzarella (não apenas do que é em bola grande, cortada aos bocados, mas também do que vem em bolinhas pequenas e que fazem a delícia das crianças).
5. O meu filho fez um molho numa tigela com azeite, ketchup, orégãos, vinagre balsâmico. Bateu com um garfo para formar emulsão.
6. No fim misturaram-se os ingredientes todos e envolveu-se tudo com o molho. Enfeitou-se a travessa com rodelas de figos fresquinhos, que comidos com aquela salada de massa ficam muito bem.
Cá está ela, a massa deliciosa |
C. Frango no forno sobre cama de legumes
(É muito fácil de fazer e é muito saboroso)
Tinha um frango ao qual tinha tirado uns bocados de peito para a sopa do bebé e que, portanto, tinha ainda muito que comer. Usei-o para fazer o prato quente.
1. Numa travessa funda de ir ao forno cobri o fundo com rodelas de cebola, depois cortei batata doce às rodelas, a seguir um pedaço de abobóra aos bocados, uma courgette às rodelas, salsa e mais umas rodelas de cebola. Coloquei umas pedras de sal.
2. Coloquei por cima o frango, lavado, aberto como se fosse para churrasco. Coloquei também umas pedritas de sal, alho lascado, folhas de louro. Depois cortei tiras de bacon e cobri completamente o frango. passei um fio de azeite ao longo do tabuleiro (não é preciso muito).
3. Levei ao forno a 130º durante cerca de 1 hora para os sabores não se adulterarem e para a carne ficar macia. Depois aumentei a temperatura para 180º e deixei ficar até ficar um bocado dourado, levemente tostado. Os sabores misturam-se pois o molho do frango assado e do bacon desce para os legumes que ficam muito saborosos.
**
Bom apetite!
(A ver se ainda cá volto hoje)
Olá jeitinho,
ResponderEliminarMuito obrigada pelas receitas.Vou fazer.
Graças à receita de bifinhos de frango com farinheira,maçã e alecrim da jeitinho, faço sempre um brilharete, toda a gente gosta.
E sempre com azeite como eu.
Obrigada mais uma vez.
Beijinhos Ana
Olá UJM,
ResponderEliminarJá passei as suas receitas e logo que oportuno vou fazê-las. Quanto á receita de "bifinhos de frango com farinheira...da jeitinho" que a Leitora Ana refere, não me recordo em que post está, mas vou tentar localizá-la.
Um beijinho e obrigada pelas partilhas tão saborosas.
Olá Maria Eduardo,
ResponderEliminarA dita receita dos peitos de frango recheados com farinheira e maçã está aqui:
http://umjeitomanso.blogspot.pt/2012/03/peitos-de-frango-recheados-com.html
Espero que goste...
Beijinhos!
Olá UJM,
ResponderEliminarEmbora tardiamente, agradeço-lhe imenso a sua gentileza ao ceder-me a receita do frango recheado. Assim foi muito fácil encontrá-la!... Muitíssimo obrigada! Vou fazê-la.
Um beijinho