sexta-feira, abril 20, 2012

A bigamia de Otelo, os estúpidos do Governo segundo Almeida Santos e o Governo que é péssimo segundo Mário Soares, os desmandos do Álvaro que jura a pés juntos que vai fazer mais do que a troika quer, o moralismo ortodoxo de Vítor Gaspar que diz que Portugal é uma lição e que os portugueses não querem outra coisa senão sacrifícios, os alertas do FMI e de Soros (e de meio mundo) para os perigos trágicos do excesso de austeridade, o pragamatismo de Mario Monti que não quer na Itália tantos suicídios como os da Grécia e uma boa notícia: Irina Shayk está em Portugal ao serviço da Intimissi. E uma má notícia: o melhor dia para o sexo é a quinta feira... e hoje já é sexta feira.

 
Música, por favor... e sai um pot-pourrie!

Where is the Remote Control?


1. Leio que, segundo um estudo da London School of Economics and Political Science, o melhor dia da semana para ter sexo é a quinta feira.

Às quintas feiras a testosterona nos homens e o estrogénio nas mulheres estão no máximo, dizem. Por isso, meus Caros, agora não podem dizer que não sabiam.

Casal por Helmut Newton


2. Otelo Saraiva de Carvalho - e isto, digo eu, não tem nada a ver com o ponto anterior - assumiu publicamente a sua bigamia. De segunda a quinta, vive com a mais recente mulher e, de sexta a domingo, com a primeira. Este homem é, de facto, out of the box. E, se os três estão bem, eu também acho que está tudo bem.

Otelo com Dina e Otelo com Filomena

3. Almeida Santos diz que acha que este governo é um governo de tecnocratas sem experiência e faz uma ressalva: diz que acha o governo não é integralmente constituído por estúpidos. Da forma como fala, percebe-se, contudo, que acha que há por lá muitos. Todos achamos.

Ainda há bocado, na Quadratura do Círculo, não houve uma única voz que fosse capaz de defender o Governo e, aliás, nem o tentaram.

Pacheco Pereira deu-lhes um tareão sem tamanho. Explicou que não é um problema de imagem ou de comunicação (que técnicos para isso abundam no governo) mas que é mesmo um problema de políticas erradas e de falta de conhecimentos e de compreensão. E, agastado, revoltado, desancou em Passos Coelho e Companhia... mas desancou duma maneira...!

Até Lobo Xavier, até aqui tão cuidadoso nas análises, nunca querendo ferir muito os ministros deste Governo, desta vez se lhes atirou forte e feio, dando-lhes também uma valente tareia e fazendo notar que medidas avulsas, desnorteadas, desarticuladas, que matam de morte matada a confiança da população é coisa grave.

António Costa nem precisou de se esforçar muito embora, como sempre, tenha estado acutilante e muito objectivo.

Mas os outros dois, senhores, os outros dois... nem sei se não saíram dali para dar uma tareia ao vivo na troupe governativa.



4. Mário Soares diz que Passos Coelho está a fazer um péssimo trabalho e que este Governo não está a funcionar. São os Massamá Boys e de mais não são capazes.



4. O FMI veio de novo a terreiro pedir que reparem que a austeridade excessiva está a destruir a economia,  a impedir a retoma, e explica para quem não percebe senão quando se é muito explícito, que a austeridade deve ser doseada, abrandada, por forma a dar espaço para as indispensáveis medidas de crescimento e relançamento económico.



5. Mario Monti num discurso surpreendente anunciou que vai retardar a redução do défice para evitar que aconteça a desgraça que está a acontecer na Grécia e referiu os 1.725 suicídios, drama que não quer ver no seu País. Gente responsável age assim.



6. George Soros, uma vez mais, vem alertar para o provável fim da zona euro e para o tremendo descalabro, para a ruína e para o caos que acontecerá se os ortodoxos governantes europeus que defendem a política vigente, nomeadamente os da Alemanha, prosseguirem na senda moralista de austeridade a todo o custo que está a destruir a Europa. Explica que é impossível reduzir a dívida, afundando o crescimento. Claro.



7. Entretanto, por cá, um dos tais de que Almeida Santos fala, o Álvaro, apareceu a dizer que não ficará pedra sobre pedra, que vai dar cabo de tudo, que vai alterar o País de forma estrutural, que vai limpar o País de todos os obstáculos, que vai  fazer tudo para que isso aconteça e que está empenhado em ir além do programa da troika.

O que é que se pode fazer perante tamanha sanha?



8. Ainda por cá, mas falando lá fora, outro dos tais referidos por Almeida Santos, mostrou a abissal diferença entre um aluno inteligente e um insignificante marrãozinho que só quer é estar de dedo no ar a mostrar que já fez o trabalheco de casa.

Sem perceber nada do que se passa em Portugal, com o desemprego a disparar, com a Segurança Social a ressentir-se seriamente por estar a receber muito menos do que devia (o número de pessoas a efectuar descontos é cada vez menor) e por estar a pagar muito mais do que devia (o número de pessoas a receber subsídio de desemprego é cada vez maior), com a economia a soçobrar e com a banca sem dinheiro para emprestar, Vítor Gaspar, num desvario de fanatismo, por aí anda a dizer que os portugueses gostam de ser fustigados, enxovalhados, ameaçados, e que isto é uma lição para os outros. Ou seja, não percebe nada da vida real, não percebe o que vê, nem sequer percebe os avisos que chovem de todos os lados. E eu gostava de perceber quem é que lhe passou procuração para andar por aí a inventar coisas sobre os portugueses.



9. Em paralelo com tudo isto, o Governo, num puro exercício de desnorte e delírio, avança para novas medidas de ataque aos trabalhadores. Depois de terem alcançado um acordo periclitante com a UGT (em que a UGT saíu humilhada por ter assinado tão gravoso acordo), lançam-se, uns dias depois, numa inesperada nova campanha. Agora pretendem tornar ainda mais precária a situação de quem trabalha, preparando-se para criar legislação que permita despejar as pessoas com uma mão à frente e outra atrás.

Isto não é apenas desumano, é, sobretudo, estúpido. Haverá alguém com dois dedos de testa que perceba em que é que medidas destas, que fragilizam e desumanizam ainda mais a relação de trabalho, beneficiam a economia? 

Haverá algum empresário que, numa altura destas, invista mais, crie mais emprego, apenas porque, quando quiser pode pôr os trabalhadores na rua apenas terá que lhes dar um pontapé no rabo?! Claro que não.

Isto já é maldade fortuita, liberalismo desbragado, anti-social, um atentado aos direitos mais básicos, entre os quais o direito à dignidade.



10. Mas não podia acabar no número 9, não é? Nem acabar mal, não é? Então, vamos lá minha gente, que para além das notícias 1 e 2 aqui temos, para rematar, outra fantástica. A putativa nora da D. Dolores Aveiro, a menina Irina Shayk está em Portugal! 


Veio em serviço, pela Intimissi e pelos soutiens Perfect Bra. Grande notícia! Diz que estava sorridente. Nem tudo está perdido, portanto.



Vamos lá todos mas é rir com a menina Irina que é pacifista, amiga dos animais e ri que dá gosto!

Sports Ilustrated  Swimsuit 2012  
para saber qual a moda de praia para este ano

««««««««»»»»»»»»»»


E, por hoje, meus Caros, é isto. As notícias sobre a situação europeia são preocupantes. A evolução da situação em Portugal é preocupante. Mas,

                                                               Venho dizer-vos que não tenho medo
                                                                a verdade é mais forte que as algemas
                                                                Venho dizer-vos que não há degredo
                                                                quando se traz a alma cheia de poemas


(excerto de um poema de Manuel Alegre. No original a palavra usada não é alma mas, sim, arma. Substituí porque não sou da Família Real Espanhola em que se andam a espatifar todos por andarem a brincar com armas, desde o avô ao neto)


E, por falar em poemas, hoje é de dia de gataria no Ginjal e Lisboa. Uma orquestração. As minhas palavras ronronam em volta de um gato com alma de marinheiro de beira de praia, de uma Ode ao Gato e até as Berganzas miam à desgarrada. Coisa digna de ser vista.

«««»»»

Tenha, meus Caros, um belo dia. E, com isto tudo, já é outra vez sexta feira!

8 comentários:

  1. Cara UJM:
    Hoje li este naco de prosa e, a propósito da sua análise, que considero um verdadeiro exercício de lucidez, não resisto a partilhá-lo.

    Andai, ganha-pães, andai; reduzi tudo a cifras, todas as considerações deste mundo a equações de interesse corporal, comprai, vendei, agiotai. No fim de tudo isto, o que lucrou a espécie humana? Que há mais umas poucas dúzias de homens ricos. E eu pergunto aos economistas políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar a miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico?(…) cada homem rico, abastado, custa centos de infelizes, de miseráveis. Almeida Garrett: 'Viagens na minha Terra'

    E que hilariante pot-pourrie, tão ajustado !
    E seguindo a sua dica, aguardo impacientemente pela quinta- feira! Pelo sim pelo não vou dar a ler o London School of Economics and Political Science.

    E tenha dias risonhos e felizes
    Abraço da
    Leanor formosa e segura

    ResponderEliminar
  2. Amiga,
    Vamos por partes:
    1ª A música. Impagável, estupenda.
    2ª Hoje é sexta, mas para a semana, virá uma gloriosa quinta-feira.
    3ª O Otelo assumiu a bigamia? mas alguém ignorava? Problema dele e delas, não temos nada com isso. Acho, é que a 1ª fica prejudicada. Talvez a 2ª, ceda algumas quintas-feiras.
    4ª Mário Soares diz que Passos Coelho está a fazer um péssimo trabalho? Há muitos mais que já deram por isso.
    5ª Acho que se perde muito tempo, a falar, a opinar, a dizer mal, e muito pouco a agir.
    Isto não vai lá com conversas balofas. É preciso trabalhar.
    6ª as medidas do governo são más e não vão resolver nada.
    7ª Quem é a Dona Dolores Aveiro e a menina Irina?
    8ª Falando a sério, tudo o que está a passar cá e no mundo, preocupa-me e causa-me grande tristeza. Que mundo, vamos deixar aos nossos netos?
    9ª"Pode ser uma ilha, uma prisão
    Em qualquer parte estou presente
    Tomo o navio da canção
    E vou direito ao coração de toda a gente." Manuel Alegre.
    10ª Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Mary

    ResponderEliminar
  3. Que Post!
    Comecemos pelo “Remote Control” – que divertido! Com tantos compositores excelentes (fixei alguns, como Mendelssohn, Mozart, Vivaldi, Bach, que ouço com grande deleite!);
    Otelo - conheci um caso semelhante, em tempos. Dizia-nos o simpático bígamo (meio eslavo, meio brasileiro): “eu estou um dia com a nº1 e no seguinte com a nº 2 e assim sucessivamente. Eram amigas, hoje não o são, mas respeitam a minha decisão. Gosto, muito, das duas. Só tenho é que levar a roupa de onde vim, de volta para onde dormi, nenhuma me lavava, ou passava a ferro a roupa proveniente da estadia anterior. E quanto a convite para jantar, já sabem, vou sempre, digam-me o dia e eu vou com aquela com quem estiver nesse dia!”. Um tipo patusco;
    Já o Coronel, ao que vejo, tem encantos – elas que o digam!
    (* Deixo esta interrogação: “um homem, ou uma mulher, não pode casar com mais do que um parceiro/a...todavia, a mesma Sociedade não interfere se viverem em plena comunhão com mais do que um ou mais companheiras/os. Que coisa estranha!”);
    Soares – só foi pena ter, “na abertura”, dito (ao que li na imprensa) que o rapaz de Massamá até era simpático, ou que gostava dele, coisa que o valha. Discordo deste tipo de comentários, a amenizar a coisa. Em Política, ou se criticam Políticas e os Políticos, ou se apoiam. Não se fazem “apartes”. Ou se “lhes dá na cabeçorra, ou não se dá”. Nada de meiguices. Ou então apoia-se;
    Gato Gaspar – o tipo tem uma lábia! Mas quem lhe deu, ou passou procuração, como diz e bem? Eu nunca! Assim como 10 milhões (dizem-me que já somos 11! Será? Ena o Fisco todo contente!)! O rapaz que se cuide, pois isto de espremer a rapaziada um dia pode dar estoiro! E ele ainda vai pelos ares! E eu ia ver ele a subir até ás nuvens!
    Sexo ás 5ªFeiras – nesta vida, está-se sempre a aprender! Tomei a devida nota.
    Quadratura do Círculo – que pena, perdi! Mas, graças à Net e ao You-Tube, vou pesquisar e ver. Para ficar mais bem disposto (até, ao que imagino, poderei, por uma vez, achar graça ao Lobo, não feroz, mas Xavier).
    UGT- a redimir-se? Foram ao confessionário e Deus zarpou neles, está visto! Só pode! E quanto a Feriados afinal em que ficamos? É que gosto de planear as minhas férias e “pontes”, com a devida antecedência!
    Soros – o especulador, de quando em quando, como dizem os brasileiros “bota faladura”. Prefiro um “bica” Nespresso, a ouvi-lo.
    Irina – valha-nos a “piquena”, nem tudo são tristezas! Em tempos idos, os Marajás tinham como “pets” chitas idênticas áquelas que a bela Irina afaga, até terem sido extintas. Parece existir um plano de as reintroduzir, vindas de África. Apoio.
    Ah, falta o Alvaro de Nata – não sei o que dizer! Prefiro o pastel.
    Bom fim de semana!
    P.Rufino
    PS: preocupam-me os suícidios. Não comungo pois da opinião do Sec. Est da Saúde, que acha serem outras as razões.

    ResponderEliminar
  4. sim, pacheco pereira disse coisas certas e directas, a costa tambem.
    dificil desta vez para lx fazer de advogado do diabo.

    sendo parece 5a o melhor dia, felizarda a que tem otelo na 5a, ou vice versa.
    divertido o senhor, aliás, desculpe se me,não vejo porque não poderia a bigamia ser legalizada e regulada, como em tantos paises o é, outras formas de união têm-no sido. um muçulmano não pode legalmente ter 2 mulheres em portugal? porquê?

    uma quadra de combate a de manuel alegre, de resistencia.
    há magnifica poesia de resistencia, em portugal desde já m a. em frança aragon e eluard ("liberté, j'ecris ton nom")p ex, durante a guerra, ocupação alemã.

    pode rei, dizendo como um menino "portei me mal, prometo que não volto a fazer". na verdade as armas parece estarem ao alcance de menores, naquela casa, ou como é?

    amanhã é sábado, que nos deem treguas.

    ResponderEliminar
  5. Olá leanor, formosa, segura e solidária,

    Encontra sempre citações e trechos que acrescentam valor ao que escrevo e este de hoje é relevante, oportuno, adequado. Parece que tudo o que é mau é intrínseco à natureza humana pois encontramos discrepâncias sociais ao longo da história e da geografia.

    Os avanços da ciência e da tecnologia não têm contribuído para o aprimoramento da natureza humana.

    Um àparte risonha Leanor: não é preciso aguardar pelo melhor dia... até porque quinta feira é sempre que um homem e uma mulher querem.

    Um divertido (e animado) fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Boa, Mary! Grande comentário...!

    Adorei! Que disposição fantástica, fui percorrendo o comentário com um sorriso, toda contente com a sua inspiração e animação. Boa!

    Vou apenas focar-me num ou noutro ponto.

    Naquilo do Otelo não podemos saber quem é que fica prejudicada. Só quem vive as situações é que pode pronunciar-se. Pense a Mary na seguinte possibilidade: suponha que o Otelo é um chato, um doido varrido, um maçador da pior espécie. Já pensou que a D. Dina até pode estar desejando que seja dia dele se ir embora para ir chatear a outra...?

    Quanto às quintas feiras terei de lembrar-lhe, Mary, aquilo que lembrei à Leanor: não é forçoso que se tenha que ficar à espera porque isto das quintas feiras é como o Natal, é sempre que a Mary quiser...

    Bem, agora vou portar-me bem e falar a sério: adorei o poema de Manuel Alegre que aqui nos trouxe, mesmo a propósito e tão bonito.

    Tenha um bom fim de semana, Mary, um fim de semana cheio de afectos e alegria!

    Um beijinho e mantenha essa fantástica boa disposição.

    ResponderEliminar
  7. Caro P. Rufino,

    Como eu gostei de ler o seu comentário...! Gostei de saber a sua opinião sobre os diferentes pontos e gostei de constatar, uma vez mais, o seu sentido de humor.

    Vou também apenas (re)comentar um ou outro ponto.

    Quanto à bigamia, estou consigo na sua interrogação. A mim não me choca nada. Acho graça e acho que é preciso um certo 'estofo' mas não me parece mal se todos os 'interessados' estiverem para isso. Imagino que não seja coisa muito fácil de gerir mas, tendo essa capacidade, é capaz de ser uma coisa variada e, até, interessante. Claro que, para poder imaginar a situação, me vejo como a bígama, ou seja, uma mulher com dois maridos. Acho que, em contrapartida, não acharia muita graça a ser uma de duas mulheres. Mas, enfim, parece-me que é tema que apenas diz respeito aos envolvidos pelo que, por mim, não veria qualquer necessidade ou, sequer, sentido em legislação sobre uma matéria que é de foro privado.

    Sobre o Mário Soares: também me pareceu que aquela colher de chá era desnecessária mas, depois, pensando que o Soares é 'macaco de rabo pelado' que não dá ponto sem nós, ocorreu-me que até o pode feito deliberadamente para mostrar que não é por o tipo ter um ar simpático que é competente nas suas funções. É que há muitas pessoas que ainda dizem do Passos Coelho que ele é afável, fala bem com as pessoas - e, tendo essa simpatia, acabam por esquecer os danos gravíssimos que anda a causar ao País.

    Quanto às quintas feiras, para não me repetir muito, permito-me sugerir que veja a observação que fiz ao falar com a Leanor e com a Mary.

    E tenha, Caro P. Rufino, um bom fim de semana com uns belos pastéis de nata, de preferência quentinhos, com canela (e, ao comê-los afaste o pensamento do Álvaro para lhe saberem bem).

    ResponderEliminar
  8. Caro Patrício Branco,

    Ora cá temos mais um defensor da legalização da bigamia e só aqui já somos pelo menos 3 e, se fôssemos uma amostra significativa, poderia mesmo questionar-se: que mal causam à sociedade homens que resolvem ter, não uma mas duas mulheres (coisa que até resolveria o excesso de população do sexo feminino face ao sexo masculino) ou uma mulher com dois homens?

    Eu não vejo mal nenhum nisso.

    Quanto ao Rei de Espanha também achei patético aquele pedido de perdão. Ridículo. Ao que chegámos, um rei apanhado a fazer uma maldade parece a pedir desculpa... E agora na capas das revistas a notícia de que estava com a amante...

    A imprensa espanhola que sempre soube das aventuras do monarca mas, por respeito, silenciava as notícias agora, ao ver o rei a auto-humilhar-se, já vem com essas fofocas para as revistas de corazón. Enfim, coisas patetas e patéticas.

    Gostei que tivesse referido esse tema da poesia de resistência. A ver se um dia destes pego nessa sua ideia. Obrigada pelas dicas que sempre estão implícitas nas suas palavras.

    Um bom sábado!

    ResponderEliminar