terça-feira, novembro 21, 2023

Luís Paixão Martins (LPM) e a famosa 'fonte de Belém'

 

No Questionário de Proust e nas suas múltiplas versões costuma pedir-se que se identifique uma pessoa, da actualidade, que se admire.

Se eu estivesse a responder, para restringir o leque cingir-me-ia às que toda a gente pode facilmente observar para poder comprovar as minhas razões.

E, portanto, aqui estou a afirmar que se há alguém que gosto sempre de ouvir pela inteligência aguda, pela frontalidade e coragem que demonstra, pela concisão e clareza das suas afirmações é ele, o Luís Paixão Martins. Para além disso, mesmo fisicamente é impressionante, não apenas pela compleição como pela magnífica cabeça e pelo penetrante olhar.

A sua intervenção desta 2ª feira à noite na CNN, não sei exactamente a hora, mas de certeza entre as 23:30 e as 24:00, é extraordinária, em especial quando fala da 'fonte de Belém', simétrica de Marcelo Rebelo de Sousa, que fala nos dias em que Marcelo não fala, que veicula as palavras de Marcelo, e que encarna em diversas personagens, geralmente personagens sem rosto quando se trata de imprensa escrita. Mas, diz LPM (aqui são as iniciais do seu nome, não a sua empresa), agora que era preciso usar a televisão, a 'fonte de Belém' encarnou no Lobo Xavier.

Os tais heterónimos...

Mas não se ficou pela hilariante rábula em torno da 'fonte de Belém', o LPM. Quem não viu e tenha como, é pôr a 'coisa' a andar para trás. Não darão o tempo por perdito.

Acrescento a nota de que o meu marido leu o livro 'Porque mentem as sondagens' e gostou bastante. Aqui fica também a dica.

Nos tempos que correm em que grande parte das pessoas parece encarneirada, falando a uma só voz, a voz da maledicência, sem sentido crítico, sem a mínima preocupação em respeitar os mais elementares princípios da Lógica (já para não falar nos sãos princípios que devem enformar a democracia e a liberdade) não há muitas vozes assim. Ele alia a argúcia à ironia e a inteligência de dizer o que pensa (usando uma forma em que é inatacável) ao sentido de humor.

Fez bem a CNN em ir buscá-lo. Entre tantas caras que já falam por falar pois estão a vender comentários há anos e anos e já gastaram o reportório, ou as que falam para cumprir uma agenda encoberta ou os que falam sem terem nada que dizer, eis que há uma voz que apetece ouvir.

__________________________________________________

Para quem não o conheça:

Que país é este 
- entrevista a Luís Paixão Martins conduzida por Miguel Nabinho


___________________________________

6 comentários:

  1. Obrigada Querida Um Jeito Manso,. Farta de ouvir papagaios. Gostei muito da entrevista é bom ouvirmos gente com bom passado e inteligente. Também o vi no Jornal da noite com Ana Sofia Cardoso. Será que ouvi bem quando fala dos partidos e das mudanças de tom e associa Ventura a líder do PSD.? Fui as gravações e juraria que eu sim. Muito curioso 😃.

    ResponderEliminar
  2. Vendo bem e ouvindo melhor foi só impressão minha, peço desculpa (mas como os tenho na mesma linha).

    ResponderEliminar
  3. «Em 1284,[3] a cidade de Hamelin estava a sofrer com uma infestação de ratos.

    Um dia, chega à cidade um homem que reivindica ser um "caçador de ratos" dizendo ter a solução para o problema.

    Prometeram-lhe um bom pagamento em troca dos ratos, uma moeda pela cabeça de cada um. O homem aceitou o acordo, pegou uma flauta e hipnotizou os ratos, afogando-os no Rio Weser.»


    o Tejo serve perfeitamente.......

    A.Vieira

    ResponderEliminar
  4. Aqui está o comentário na CNN:
    https://tviplayer.iol.pt/programa/cnn-prime-time/6193932f0cf2cc58e7d362d6/video/655bf43d0cf25f99538c1ddb.

    Claro que é um regalo ouvir o Mestre da comunicação em Portugal, LPM.

    Luís Paixão Martins desfaz, trucida, humilha, embrulha e deita para o lixo as "fontes de belém", com a maior candura, e de sorriso aberto no olhar de lince. Sofia Cardoso, não escondia o deleite, no recital que o LPM a presenteou.

    Por acaso, um pouco antes na SICN, a "fonte jornaleira" do expresso e televisão, estava a actuar com um reacionário partner. Este partner de meia-tigela está convencido que o mundo gira á sua volta. Pobre coitado do rapazola não se enxerga.

    UJM, hoje apetece-me uma gaitada, e das boas, daquelas que dá para ouvir e ver ARTE, e da boa.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Por lapso não deixei link n, aqui está. Apresento desculpa.

    https://www.youtube.com/watch?v=mpgyTl8yqbw

    ResponderEliminar
  6. Prá sossega:

    https://www.youtube.com/watch?v=og37QV7f8qE

    ResponderEliminar