Case study
Os factos
O Senhor Nelo ligou ao Senhor Xico e disse-lhe que alguém tinha fanado um computador com informação sensível. Estava preocupado e obviamente tinha razões para isso. Trocaram impressões sobre quais as entidades a contactar e foi referido que, naturalmente, o Serviço de Informações deveria ser informado.
O Senhor Nelo, na sequência do telefonema, informou a Senhora Nita que o Serviço de Informações deveria ser avisado.
A senhora Nita informou o Senhor Nelo que já o tinha feito.
_________________________________
1ª conclusão
É verdade que a iniciativa da Senhora Nita não resultou do telefonema entre o Senhor Nelo e o Senhor Xico.
__________________________________
2ª conclusão
É verdade que o Senhor Nelo não mentiu ao dizer que falou com o Senhor Xico e que este referiu a importância de ser contactado o Serviços de Informações.
__________________
Conclusão final
- Tudo isto é claro, cristalino, não oferece dúvidas a ninguém.
- Ninguém mentiu e está tudo certo.
- Para além disso, fizeram o que deveria ser feito
[A única coisa errada neste episódio é aquilo em que ninguém parece estar interessado: um ex, já não pertencente ao filme, entrou nas instalações e apropriou-se de um computador que não era seu e que continha informação sensível. E isso é grave. Para tal, aparentemente agrediu a Senhora Nita e outras ex-colegas. E isso também é grave. Levou o computador para casa e não se sabe se copiou ou apagou informação. E isso pode ser deveras grave.]
__________________________________________
Quanto ao SIS
Se o Serviço de Informações, depois de ser informado, agiu, isso é da sua responsabilidade e não da responsabilidade do Senhor Nelo, do Senhor Xico ou da Senhora Nita.
Portanto, por aqui também tudo claro
_______________________________
Dúvida
Sendo tudo tão claro e óbvio, porque é que umas avantesmas, espalhadas por todo o lado onde existam microfones ou câmaras, não param de se mostrar baralhadas, não param de grasnar e de cacarejar, aparentemente baralhadas com o que é claro como água?
E porque é que tudo o que é chornaleca e comentadeira vai atrás dos patos, dos burros e de tudo o que é avantesma e, em conjunto, não param de armar confusão no espaço público?
Não deveria haver multas para quem polui o espaço público?
_____________________________________
Dúvida em 2ª derivada
Porque é que o Presidente Marcelo, que fala tanto a propósito de tudo e que gosta tanto de ser professor, não explica este case study, não desmonta a intriga e não esvazia a bagunça que o enxame de marabuntas por aí anda a fazer, erodindo a democracia, enlameando a reputação de gente digna e lançando a confusão junto de toda a gente que tem miolo mole?
NB: Não se desvalorize a mole informe de gente de miolo mole pois, sendo criaturas que não percebem nada de nada, vão atrás de toda a baboseira e infectam o ambiente, papagueando toda e qualquer alarvidade que é lançada para o ar.
"Os cães quando ladram não mentem"
ResponderEliminarA.Vieira
Um jeito manso, e uma palavra para o facto do SIS sem funções de polícia ir a casa de alguém durante a noite, nem uma palavra, acho que quando o assunto é o PS leva a democracia pouco a sério.
ResponderEliminarAnónimo
ResponderEliminarNão comentei porque não tenho nem como nem porque comentar.
Quem tinha o dever de reportar fê-lo.
Quem tinha o dever de agir em conformidade, fê-lo
Portanto, está tudo certo.
Como é que o SIS agiu não sei. Presumo que continue a agir pois não sei se não há mais matéria para averiguação. Se calhar há.
Agora uma coisa é certa. Os partidos não devem -- ou melhor: em democracia, não podem! - interferir com o desempenho da Justiça.
Portanto, o que os tribunais ou as diferentes instâncias da Justiça fazem situa-se num patamar diferente, não estão dependentes de partidos (ou, pelo menos, não devem estar).
Ou o/a meu/minha Caro/a acha que, qual república das bananas, os partidos devem condicionar o desempenho dos diferentes canais da justiça? É que, se for assim, talvez tenha, de facto alguma dificuldade em perceber o funcionamento dos regimes democráticos.
UJM
ResponderEliminarA seu exemplo está imaculado.
Agora, a UJM acha que toda a cambada da informação não sabe desta realidade? Claro que sabe. Só estão a fazer um favor á direita na especulação vil contra o governo.
O Nuno Santos ontem deu uma banhada na oposição. Hoje a oposição, ainda anda a apanhar gambuzinos.
"os sapatos" da esquerda caviar!!!!
ResponderEliminarA.Vieira
aamgvieira,
ResponderEliminarQuer explicar melhor? Os seus comentários estão muito encriptados...
Gostaria de perceber onde quer chegar...
Pode ser?
Desculpe que lhe diga, mas a Senhora é muito precipitada e poco objectiva e racional quando se trata de Costa e sus muchachos...
ResponderEliminarSe bem me lembro, quando foi do Sócrates era mais cautelosa ( pendendo para o Sócrates e vilipendiando quem o queria "crucificar" precipitadamente )...
Não percebe que há a hipótese ( ainda não desmentida pelos factos ) de terem sugerido ao SIS que queraim o computador urgentemnte ?
E que as chefias do SIS ( como normalmente acontece com gente incompetente e sem independência ) quiseram tanto, mas tanto, "agradar de imediato ao Chefe" e puseram-se no terreno ás tantas da noite, abordando o cidadão qual meliante ?
Sabia a Senhora que, nos termos da Constituição e da lei Processual penal que nos rege, mesmo as buscas domiciliárias ou outras, ordenadas por um Juiz não podem fazer-se à noite ?
Não percebe a Senhora que ainda ninguém, mesmo NINGUÉM - incluindo os dois mosqueteiros e moços de recado do PS que estão no Conselho de fiscalização do SIS - conseguiu ainda fundamentar qual a norma legal que permite que um qualquer Operacinal do SIS, a mando de um qualquer superior hierárquico, aborde um cidadão durante a noite para lhe "apreender2 um computador ?
Disclaimer :
Para prevenir insultos gratuitos e absolutamente despropositados ( de que já fui alvo aqui nos comentário), desde já digo que não sou PSD, Nem Chega, Nem PCP, Nem Bloco, Nem IL....
ResponderEliminarBoa noite,
Acho que disse tudo e da melhor maneira.
Quando hoje vi i Miguel Morgado a espumar pela boca à simples menção do nome do P N S, acho que depois dele depor na CPI vai precisar de ser exorcisado. E a ideia peregrina de encarregar o MP a investigar o SI, não lembra nem ao careca. E quanto á qualidae dos nossos jornalistas e dos comentadores televisivos ( mas onde é que os vão buscar ?) estamos conversados.
Bom feriado, e publique o seu livro logo que possa. Como diz o Borges, quem não publica arrisca-se a coleccionar rascunhos.
Obrigada Moraisalex,
ResponderEliminarTenho escrito como se não houvesse amanhã. Não sei de onde vem tanta gente e tantas histórias. Tenho esperança que um dia isto há-de ver a luz do dia. Não tenho vocação para escrever para a gaveta.
Muito obrigada pelo incentivo!
Dias felizes.
UJM, você pirou da cabeça! De tão fanática do PS perdeu a lucidez e objetividade. AFCM tem razão.
ResponderEliminara) Jorge Abreu
A escritora deste blog, está a ser "mais Papista que o Papa"!
ResponderEliminarConcordo com Jorge Abreu.
A.Vieira