domingo, agosto 07, 2022

Uma casinha no campo

 

A cottage de Sienna MiIller tem alguns aspectos que me fazem lembrar a nossa casa in heaven. Por exemplo, também a nossa tem algumas divisões com zonas esconsas, com janelinhas baixas entre paredes espessas, alguns tectos baixos. 

Nessas zonas, em que os tectos são de madeira assente em vigas de madeira, fazia-me um bocado impressão pois o ambiente estava naturalmente escurecido. O ano passado tudo foi pintado de branco e essa zona da casa ganhou outra dimensão e luminosidade. Mesmo na outra zona da casa, mais ampla e com tectos altos, as portas e rodapés são agora brancos. Os caixilhos das janelas que eram de madeira escura, original, são agora de pvc branco. Lutei muito comigo mesma para dar este passo mas estou agradada. Não apenas a casa está muito mais bonita como o conforto térmico não tem comparação.

Também a nossa tem uma parte antiga, com séculos, depois tem uma parte mais recente, não sei bem mas diria que com cerca de cinquenta anos e depois uma adaptação recente do espaço que era uma garagem grande que funcionava como zona de arrumos num estúdio com cozinha, casa de banho, sala grande e quarto. Tal como a casa de Sienna Miller em que um zona de arrecadação foi reestruturada num espaço para hóspedes também este nosso estúdio é agora usado por quem lá vai ficar (filhos e netos, por exemplo) e não por nós próprios.

Os vendedores também lá deixaram ficar a mobília e também nós aproveitámos quase tudo embora mudando de sítio, estofando de novo e, mais recentemente, pintando móveis escuros. Aproveitámos também móveis e bibelots que herdámos. Claro que arranjámos canalizações e a parte eléctrica e fizemos uma cozinha nova, embora respeitando muito a traça original.

Uma diferença significativa em relação à casa dela é que, na dela, há uma certa aglomeração de móveis, sofás, objectos. Imagino que ganhe pó e que seja demorado e difícil limpar tudo bem limpo. Eu tenho sempre a preocupação de que as casas sejam fáceis de limpar e, portanto, reduzo as estantes abertas ao mínimo. Prefiro estantes com portas, ou de madeira ou de vidro. Grande parte das minhas coisas não estão à vista. Por isso, a casa limpa-se facilmente. 

Como gosto de arquitectura e decoração, vídeos assim despertam sempre o meu interesse, em especial quando se vê que são casas com alguma história, com algumas memórias e, sobretudo, com bom gosto.

Tenho pena que o vídeo não seja legendado mas, dado tratar-se sobretudo de arquitectura e decoração, penso que as imagens falam por si.

Inside Sienna Miller's Secluded Country Cottage | Open Door | Architectural Digest

Today Architectural Digest is welcomed to the idyllic English countryside by actor Sienna Miller to visit the centuries-old cottage she's made her home. When she first saw the property in Buckinghamshire, England, she fell for it hard. “It was a time when there was a lot of press attention on me, and I wanted somewhere to escape.” Sienna enlisted her close friend, director Gaby Dellal, to assist in breathing new life into the 16th-century thatched-roof cottage. “The house offers a sanctuary,” says Miller. “It has a nurturing feeling; it is a home with a heart.” 


Sem comentários:

Enviar um comentário