sábado, fevereiro 03, 2018

O regime que sigo e que me traz tão linda*





Por mail, uma Leitora fala na minha 'dieta', outra pergunta-me como ando de dietas e a uma outra ando há séculos a dever uma resposta sobre o meu 'regime'.

Portanto, aqui vai.

Começo por dizer que a minha dieta se destina não apenas a ver se não engordo (porque não devo gastar as calorias necessárias já que, com qualquer doce do tamanho de uma bolota, aumento de peso como se tivesse comido uma abóbora recheada de açúcar -- mais ou menos, claro) mas também para evitar inflamações (tendinites, por exemplo, que ultimamente me maçaram um bocado). Acresce que a nutrionista me falou nas calcificações (nas veias?) que resultam das inflamações e que são causadoras de AVC's. Penso que não deve ser bem como estou a dizer mas agora já não me lembro bem da explicação científica que ela me deu -- mas a ideia é mais ou menos esta. Com o historial de AVCs na minha família (a minha avó paterna, o irmão dela, o meu pai), prefiro acautelar.
Cortei com tudo o que é produto lácteo: deixei de beber leite, comer queijo ou iogurtes. Claro que, em dias santos, não resisto ao queijo ou a um iogurte mas, enfim, é só quando o rei faz anos.

Deixei de beber vinho. Nunca bebi muito mas bebia um meio copito ao jantar e ao fim de semana. Agora é em menos quantidade e apenas espaçadamente.

Deixei de comer pão ou demais cereais. Só ao fim de semana (e isto, se calhar comer fora ou ter cá gente em casa).


Em jejum, bebo sumo de um limão misturado com um copo de água morna.

Só depois tomo banho. Depois penteio-me, aplico um hidrante no rosto. A seguir, ou seja, cerca de dez a quinze minutos, sigo para o pequeno almoço.

Aí (excepto ao fim de semana, em que como apenas fruta e uma gelatina) é sempre isto: misturo, num prato, um ovo cozido às rodelas, meia beterraba cozida, uma banana, uma outra fruta (dióspiro ou maçã ou kiwi), alface e, de vez em quando, dois espargos em conserva. Rego com um fio de mel e um de azeite. Gosto, sabe-me bem. 

Depois bebo um café.

Quando chego ao escritório, bebo outro café. A meio da manhã bebo um chá, ou verde ou de camomila ou de cidreira ou de outra coisa qualquer.

Ao almoço, como normalmente (carne ou peixe e acompanhamento -- em que os hidratos de carbono não sejam em grande quantidade e contemple sempre também legumes ou salada). Acompanho com água.

A meio ou mais para o fim da tarde, se me dá a fome, como miolos de amêndoa (no máximo 12) e vou bebendo água (mas não muita porque a minha vida de andar parte do tempo em reuniões não me permite andar sempre a caminho da casa de banho).

Ao jantar, como sopa (que tem como base cenoura ou abóbora mais courgette, cebola e nabo ou chuchu e depois ervilhas ou espinafres ou feijão verde), depois peixe ou carne apenas com legumes e salada. Completo com uma peça de fruta.

E nada mais. E não ando com fome. 

Tomo ainda Omega 3 e K2 na dosagem recomendada.


Ao fim de semana, se como no restaurante, abuso: como disse, como um pouco de pão, queijo, bebo um pouco de vinho e não passo sem uma sobremesa. E, volta e meia,  ao fim de semana como um pouco de chocolate preto.

Já estive mais magra (quando nem ao almoço ingeria hidratos de carbono e quando não tocava em sobremesas) mas sinto-me mais feliz com o regime actual e, de resto, a questão é que não consigo ser mais regrada do que sou. Não gosto de me violentar. Este regime é-me agradável. Não sinto que esteja a privar-me de nada. 


* 'linda' é como quem diz, claro está. E uma coisa é certa. Olho para fotografias de quando tinha vinte e tal ou trinta anos e comia tudo o que calhava e tinha uma cinturinha estreita e uma largurinha de corpo que não dá para entender. Agora, com este regime, não estou magra (mas nem pouco mais ou menos -- e, de resto, a minha compleição é mais de carnadura do que de ossadas). Mas, enfim, acho que estou razoável, visto o que quero e sinto-me bem.

...................................................

[E as minhas desculpas: ontem à noite pensava que conseguiria publicar isto mais cedo mas o dia foi bravo e só agora consegui acabar. Caso pretendam mais alguns esclarecimentos, disponham]

..........................

E tinha em mente escrever uma outra coisa mas isto hoje está fora de controlo: adormeço a todo o momento. Tenho que ir dormir, senão daqui a nada caio para o lado.

.........................................................